
Vinil de novo single de banda emo vem com cinzas do pai do vocalista
The Ataris homenageiam William Roe, que foi um grande apoiador do grupo; venda, no entanto, foi proibida em oito estados dos EUA
Ultimamente, artistas vêm colocando de tudo no meio da matéria prima do disco de vinil, com a intenção de tornar seus lançamentos mais raros e colecionáveis. Café (Sabrina Carpenter), pó branco (calma, ninguém sabe dizer que matérial é aquele no meio do vinil da Charlie xcx) e até mesmo sangue dos integrantes (The Flaming Lips) já puderam ser adquiridos em versões exclusivas de discos. Pensando nisso, os integrantes da banda emo The Ataris resolveram adicionar um quê de homenagem artística: misturaram, junto à matéria prima do vinil, as cinzas do pai do vocalista Kris Roe, grande apoiador do grupo, falecido em 2014. Uma parte dos lucros da venda do disco será dedicada a uma organização de apoio aos adictos — a Shatterproof —, já que William Roe, o pai, morreu em consequência do alcoolismo.

O que os integrantes do The Ataris não contavam, no entanto, é que a venda dos discos iria esbarrar em um problema legal nos Estados Unidos. Em oito estados do país, é proibida a comercialização de qualquer produto que contenha restos mortais de humanos. A regra é válida para evitar que alguém coloque, por exemplo, um crânio no eBay, ou viole cemitérios em buscas dos ossos de algum famoso. E no caso da legislação dos estados da Flórida, Geórgia, Massachusetts, Missouri, New Hampshire, Carolina do Sul, Texas e Virgínia, as cinzas contam como restos mortais. Nos demais 42 estados do país, no entanto, a compra do disco pôde ser feita normalmente.
Para resolver a situação logística, o site da Hellomerch, responsável pela distribuição, cancelou os pedidos cujo endereço de entrega vinha dos estados proibidos. Além disso, uma mensagem na página do disco (Car Song, o primeiro single da banda em 15 anos) avisava que as compras não seriam processadas se viessem de tais endereços. Ainda assim, a ideia foi um sucesso, e todas as cópias do vinil de Car Song com as cinzas de William Roe foram vendidas.