Teyana Taylor Teyana Taylor em “Uma Batalha Após a Outra”. Imagem: Reprodução

‘Melhor Atriz Coadjuvante’ do Globo de Ouro é grande nome do R&B

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Premiada por Uma Batalha Após a Outra, Teyana Taylor tem invejável carreira musical e concorre a Grammy com seu último álbum

No último domingo (11), Teyana Taylor levou o Globo de Ouro como “Melhor Atriz Coadjuvante” por seu papel no filme Uma Batalha Após a Outra. A nova-iorquina de 35 anos já arrastou o troféu para casa em sua primeira indicação, mas não vai ter muito tempo para comemorar. Em duas semanas, dia 1º de fevereiro, vai ter de botar seu melhor vestido novamente para colar na cerimônia do Grammy, onde está concorrendo a “Melhor Álbum de R&B” por Escape Room, seu quarto disco de estúdio.

Um feito único: participar de duas das maiores premiações do cinema e da música no mesmo período. Lady Gaga e Billie Eilish também frequentaram duas cerimônias em seguida, mas concorrendo através de suas canções, e não como atrizes.

Praticar vários “esportes” não é novidade para Teyana. Além de atriz premiada e cantora, também é diretora de videoclipes, dançarina e coreógrafa muito, mas muito bem-sucedida. A ponto de ter sido convidada, com apenas 15 anos de idade, por Beyoncé para integrar seu time nos passinhos. Foi Taylor quem coreografou Ring the Alarm, em 2006. Uma loucura.

O talento em várias frentes permitiu que Taylor circulasse nas altas rodas do mainstream pop desde molecota. Após chamar atenção na coreografia de Beyoncé, emendou trabalhos para Rihanna, Usher e Kanye West. Enquanto desenhava os passos de dança das celebridades, contou a Pharrell Williams que também se aventurava no mundo da música. “Vem comigo”, avisou Williams, que a contratou para seu selo, o Star Trak, por onde lançou o single Google Me, em 2008. Apenas dois anos depois, a estrela em ascenção foi “roubada” de Pharrell.

Kanye, com quem já havia trabalhado como coreógrafa, a chamou para seu estúdio, no momento em que gravava o álbum My Beautiful Dark Twisted Fantasy. Papo vem, papo vai, e Taylor acabou participando de última hora de duas músicas do disco, Dark Fantasy e Hell of a Life.

A parceria não parou por aí. West ofereceu à garota um contrato em sua gravadora, a GOOD Music, um braço da lendária Def Jam. Com o rapper como novo patrão, lançou seu primeiro álbum, VII, o primeiro dos quatro que já colocou nas prateleiras digitais. E é graças ao mais recente, Escape Room, de 2025, que Teyana Taylor chega ao Grammy para fazer história.

O mais louco é que a workaholic aprontou tudo isso no mundo da música sem deixar de lado sua carreira no cinema, iniciada em 2010. Uma Batalha Após a Outra já é seu décimo filme, sem contar as participações em produtos para a TV e até mesmo reality shows, como o Sweet Little Sixteen, da MTV.

Wagner Moura e Sua Mãe
Você também vai gostar de ler Gótico e brega-rock: o lado B de Wagner Moura

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.