nova technics sl 1210

Technics divulga detalhes de seu mais novo toca-discos, fetiche dos DJs desde a década de 70

Por Bruna Moura

Technics, a fabricante mais querida de toca-discos do mundo, anuncia a SL-1210G. Este novo modelo será lançado em outubro e tem projeto baseado na versão limitada de 2016.

A história da cultura do DJ no mundo acontece simultaneamente à evolução dos equipamentos da marca japonesa Technics. Com mais de 3,5 milhões de unidades vendidas, é sem sombra de dúvidas a queridinha de todo DJ e objeto de desejo de qualquer colecionador de vinil que preza pela qualidade de reprodução dos seus discos.

O primeiro modelo da linha SL foi lançado em 1972 e já fazia sucesso nas festas de garage de casa, mas foi anos mais tarde que desenvolveu um projeto todo pensado para a utilização por DJs, a popular SL-1200MK2. Lançada em 1979, se tornou o padrão básico dos nightclubs da época e permanece até hoje, mantendo a tecnologia pioneira do seu motor Direct Drive dos modelos anteriores e substituiu o pitch rotatório para um fader vertical, facilitando o ajuste mais preciso da velocidade do prato. Tais recursos contribuíram muito ao desenvolvimento do turntablism, o que fez o DJ se tornar a figura central de toda a festa.

Este modelo permaneceu relativamente inalterado, servindo de base para todas as versões posteriores ao seu lançamento até a interrupção de fabricação em 2010. Com o retorno só em 2016 em edição limitada, uma redefinição das famosas MK2 foi desenvolvida do zero, já que as ferramentas originais para a fabricação já não existiam mais. Ainda assim, a SL-1200G seguiu o padrão fidedigno, atingindo a mesma robustez e capacidade elevada de amortecimento de vibrações.

Technics SL-1200G. Ano 2016

Technics SL-1200G. Ano 2016

A próxima geração é a SL-1210G com lançamento previsto para outubro deste ano, herdando peças como o motor de acionamento direto sem núcleo de ferro, braço de alta sensibilidade e a combinação da tecnologia analógica tradicional da Technics com a tecnologia de controle do motor digital avançada, a mesma utilizada em dispositivos Blu-Ray. Tais características fazem com que o toca-discos alcance um alto torque de partida e estabilidade em alta velocidade.

Technics SL-1210G.

Technics SL-1210G.

Diferente do primeiro da linha com tecnologia do motor Coreless o SL-1200Mk7, que mesmo trazendo melhorias e mais configurações personalizáveis ao equipamento teve seu projeto todo revisado e enxugado ao máximo com intenção de fazer um equipamento mais acessível sem perder o alto desempenho, o novo produto da Technics traz características do modelo de vanguarda. Em comparação a este, a nova aposta da marca nipônica ganha novamente alguns quilos, pesando praticamente o dobro com 18kg.

Technics SL-1200MK7

O peso da SL-1210G também será sentido no bolso, ainda mais para o mercado brasileiro. O produto estará disponível na Europa a partir de outubro de 2021 por £ 3.499, preço justificado pela sua alta performance e estabilidade.

 

 

Bruna Moura

Troquei as Barbies por discos e continuei contando histórias, seja com a música ou a caneta. Na pista prefiro dançar a falar, mas se o papo for de outro planeta em embarco facilmente.

× Curta Music Non Stop no Facebook