Feira Preta

Super Guia Music Non Stop especial do dia da Consciência Negra: festivais, diálogos e encontros

Por Amanda Sousa

O Super Guia desta semana traz tudo o que você precisa saber para curtir, da melhor forma, o final de semana, com o plus de um especial sobre a Consciência Negra.

São atrações que vão acontecer no Theatro Municipal, em festivais, feiras e lives online. Saiba tudo o que vai acontecer no dia da Consciência Negra no Super Guia Music Non Stop.

Especial Consciência Negra  – Theatro Municipal 

No dia 20 de novembro, o palco do Municipal recebe recitais e peças teatrais para promover a reflexão sobre a luta e história da população negra. A data também trará o grupo de stand-up Risadas Pretas Importam, que tem o comediante Helio De La Peña como curador. A programação tem início no período da manhã, às 11h, na sala de espetáculos, com a obra “Ocupação Maria D’Apparecida – Movimento nº 1”, que tem direção cênica de Luis Fernando Marques. O espetáculo surge a partir da inquietação da dramaturga e atriz Dione Carlos, que, ao se deparar com o apagamento histórico da biografia da personagem Maria D’Apparecida Marques, encena sobre a vida da primeira cantora lírica negra a se apresentar na ópera de Paris.

Serviço
“Ocupação Maria D’Apparecida – Movimento nº 1”
Data: 20/11/2021
Horário: 11h
Ingressos R﹩10 a R﹩40
Classificação Livre
Duração total 60 minutos
Risadas Pretas Importam
Concerto Presencial, aberto ao público
Helio De La Peña, curadoria
Marton Olympio, Direção

Humoristas: Gui Preto; Kedny Silva; Yuri Marçal; Helio De La Peña; Niny Magalhães; Paloma Santos e Zete Brito

Jé Versátil, DJ
Data: 20/11/2021
Horário: 21h30
Ingressos R﹩20
Classificação 16 anos
Duração total 90 minutos
Para assistir a este espetáculo é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador, que incluem, a partir de 11 de novembro, a apresentação do comprovante de vacinação.

Maria D’Apparecida | Foto: Divulgação


Especial Consciência Negra  – Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura, programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, estão com uma programação dedicada às comemorações do mês da Consciência Negra, com destaque para a produção cultural de mulheres negras. Todas as atividades são gratuitas e ocorrerão de forma on-line. A música é um dos destaques na programação com o show Entre Águas, com Samantha Rebelles, transmitido no YouTube das Fábricas de Cultura no dia 20 de novembro, às 18h.
No dia 27 de novembro, o teatro da Fábrica de Cultura Brasilândia recebe o show presencial Brasilidade – Muito Prazer, as Iyálódes, organizado pela produtora cultural e musical Djembe Produções e Entretenimentos. A partir das 16h, as cantoras Natália Ribeiro, Patrícia Toledo e Priscila Benedito irão apresentar o poder feminino da mulher negra dentro do cenário musical através das músicas de compositoras negras e/ou que fizeram sucesso nas vozes de cantoras negras.
Na atividade Empreendedorismo, mãe solo e seus corres, a facilitadora e produtora cultural Michelle Serra conversa com o público sobre sua experiência no empreendedorismo em comércios e serviços, sendo mãe solo. A atividade será realizada no dia 17 de novembro, às 17h, no Instagram das Fábricas de Cultura.
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
URUCUNGO (BERIMBAU)
20/11 – Sábado – 16h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube
Fábrica de Cultura Diadema
COMO CUIDAR DA PELE NEGRA NOS TEMPOS DE HOJE?!
20/11 – Sábado – 20h30
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube
Fábrica de Cultura Jaçanã
TRANÇANDO HISTÓRIAS
25/11 – Quinta-feira – 19h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube
MOSTRA DE CURTAS METRAGENS ENCONTROS: “CONGADO” – UM FILME DE ÉRICA DOS ANJOS
24/11 – Quarta-feira – 16h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube
BRASILIDADE – MUITO PRAZER, AS IYÁLÓDES
27/11 – Sábado – 16h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Atividade Presencial.
Local: Teatro da Fábrica de Cultura Brasilândia. Para participar, basta ir até a unidade no horário do evento.
Lotação: 50 pessoas (máx.)

Em novembro, Fábrica de Cultura Brasilândia receberá o show “Brasilidade – Muito Prazer, as Iyálódes”. Foto: Polarizada/Crioulla Oliveira


Especial Consciência Negra  – Feira Preta

Há 20 anos a Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América, vem sendo construída a muitas mãos, em conjunto com pessoas e instituições privadas e públicas que ajudam a contar essa história e chegar a cada vez mais pessoas. Com o tema ‘Existe um futuro preto e ele não se constrói sozinho’, a edição deste ano será co-realizada com o Facebook, de 20/11 a 10/12, e terão 20 dias intensos de programação com atrações nacionais e internacionais, entre shows, workshops, espetáculos, intervenções artísticas e painéis. O evento conta, ainda, com milhares de produtos de empreendedores de todo o país que estarão à venda nos marketplaces dos parceiros e da Feira Preta.

Serviço

Festival Feira Preta 2021 – Existe um futuro preto e ele não se constrói sozinho
Data: de 20/11 a 10/12
Formato: online – Via redes sociais da Feira Preta – @feirapretaoficial
Ingressos: Gratuito
Programação: site oficial
20 DE NOVEMBRO
10h – Fashion Film – Celebrando o corre
17h – Preta Sonora – Show Emicida
19h – Vídeo mapping com Coletivo Coletores no Theatro Municipal
21 DE NOVEMBRO
10h – Experiências Pretas na moda
17h – Preta Sonora – SP Perifas Grajaú recebe Pagode da 27
19h – Preta Sonora – Show Tasha & Tracie
22 DE NOVEMBRO
17h – PretatecTalks: As Minas da Tecnologia
19h – Preta Talk: O poder da Coletividade na Criatividade Preta
23 DE NOVEMBRO
10h – Preta se cuida – Conheça pontos da auriculoterapia e aplique no seu dia a dia
15h – Preta se Cuida – Cíclicas & Cri-Ativas

19h – Preta Talk: Representatividade e Empreendedorismo Negro

24 DE NOVEMBRO
17h – Pretatalk: Por Uma Outra Relação com o dinheiro
25 DE NOVEMBRO
17h – Preta Talk: O que é o amor? Com a atriz Taís Araújo e o filósofo Renato Noguera
19h – Preta Sonora – Show Walmir Borges

Feira Preta 2019. Foto Monica Silva


Especial Consciência Negra – Feira de Arte Transvestigênere

Após participarem da SP – Arte com suas obras deste ano, as artistas Bruna Kury e Mogli Saura, mulheres trans e negras, produzem a Feira de Arte Transvestigênere no sábado, 20 de novembro de 2021, Dia da Consciência Negra, das 12 às 17h30 na Casa do Povo (Rua Três Rios 252, Bairro Bom Retiro, São Paulo, SP). Na feira haverá artesanato, fotografia, pintura, xilogravura, zine, fitoterápicos, body piercing, entre outros, feitos por artistas trans @raofreitas , @artebruta__mv , @aua___art , @fitosazonal @rudaaarte , @puriyaguarete , @g.pyrata , @pequenomarginal , @macramexias, @armrore , @abugabu_ , Jane Alves e mais. Além da feira, haverá o lançamento do livro de Mogli Saura e Bruna Kury e a exibição dos filmes Gentrificação dos Afetos, de autoria de Bruna, e Comida de Cachorro, de autoria de Vanessa Black. Após a exibição do filme Bruna e Mogli fazem um bate papo com a escritora Abigail Campos Leal.

Serviço
Feira de Arte Transvestigênere na Casa do Povo
Sábado, 20 de novembro de 2021
Das 12 às 17h30
Entrada gratuita
Casa do Povo – Rua Três Rios 252, Bairro Bom Retiro, São Paulo, SP)
Atendimento ao público: 11 95309-4766

Especial Consciência Negra – Festival Mix Brasil

A 29ª edição do “Festival Mix Brasil”, considerado um dos maiores eventos culturais de celebração à diversidade e à comunidade LGBTQIA+ na América Latina, está com uma programação poderosa nos formatos online e presencial. O evento acontece entre os dias 10 e 21 de novembro totalmente gratuito. A programação online está aqui  e as atividades presenciais acontecem no CineSesc, no Centro Cultural São Paulo, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, no Teatro Paulo Eiró e no Centro Cultural da Diversidade. É possível conferir diversos filmes nas plataformas Sesc DigitalSpcine Play e Innsaei.

BeBe Zahara, primeira vencedora do RuPaul’s Drag Race, ganha um documentário. Crédito: Divulgação

Especial Consciência Negra – Live Arte Negra

Nesta sexta-feira, 19, a partir das 20h, o Teatro Bradesco é o palco da Live Arte Negra, que reúne artistas consagrados para fazer shows e conversar sobre pautas importantes para o movimento negro. Basta acessar o canal do YouTube do espaço e prestigiar grtuitamente. Zezé Motta e Ailton Graça são os anfitriões da festa e contam com a presença de MahmundiPaula LimaPériclesSeu Jorge e Majur.

Mahmundi – Crédito: Lucas Nogueira

Especial Consciência Negra – AFROPUNK Bahia 

Direto de Salvador, o AFROPUNK Bahia faz a sua estreia fomentando uma celebração à negritude com nomes consagrados da música nacional unidos a expoentes da nova geração. O rapper Mano Brown divide o palco com  Duquesa, aposta do R&B; Tássia Reis se une ao Ilê Aiyê; enquanto a baiana Luedji Luna se apresenta com o Duo Yoún; a carioca Malia  soma ao lado da Margareth Menezes; e, por fim, Urias com  Vírus. No dia 27 de novembro (sábado), a primeira edição do festival internacional no Brasil ecoa a potência musical, política e poética da negritude brasileira no Centro de Convenções Salvador, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube  e também no site do AFROPUNK . Vale lembrar que, neste ano, a participação presencial será feita de forma reduzida e limitada. A plateia dará ainda mais energia à transmissão do evento. Assim, o AFROPUNK Bahia marca um momento de transição para que, em 2022, o evento chegue ao seu formato com 100% de conteúdos presenciais. Para 2021, a parcela de ingressos disponibilizados terão a sua renda totalmente revertida para o projeto cultural Quabales. Acesse o link de vendas aqui.

PROGRAMAÇÃO
Apresentação: Larissa Luz

Shows ao vivo:
Mano Brown & Duquesa
Tássia Reis & Ilê Aiyê
Luedji Luna & Yoún
Malia & Margareth Menezes
Urias & Vírus
Deekapz convida Melly e Cronista do Morro
Batekoo convida Deize Tigrona , Tícia e Afrobapho

Serviço:
Data: 27 de novembro de 2021 (sábado)
Horário: A partir das 17h30
Transmissão: YouTube e site do AFROPUNK.
Ingressos aqui

Mano Brown. Crédito: Jef Delgado

Especial Consciência Negra – Shows

A Secretaria Municipal de Cultura anunciou vários shows gratuitos em diversos espaços de SP para celebrar o dia da Consciência Negra. Vão ser shows de Rincon Sapiência (27/11, às 19h, na Casa de Cultura Ipiranga),  Jéssica Ellen (21/11, às 17h, no Centro de Culturas Negras) e Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene (28/11, às 15h, no Centro de Culturas Negras).

 

Rincon Sapiência. Foto Andreh Santos

Especial Consciência Negra – Frequências do Gueto

Carlinhos Brown, Larissa Luz Criolo reverenciarão a Consciência Negra por meio do show com plateia Encontros Tropicais: Frequências do Gueto em Salvador. Promovido pela Devassa, o evento acontece no dia 26 de novembro, a partir das 19h30, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Os ingressos gratuitos, limitados a 800 pares, podem ser resgatados no site oficial do evento, a partir de 20 de novembro, dividido em três etapas. Produzido pelo DJ baiano Rafa Dias, do grupo Àttøøxxá, em cocriação com Brown e Larissa, o espetáculo celebrará a música negra originária na periferia que se consolidou como a identidade cultural do Brasil.

Serviço
Show Encontros Tropicais: Frequências do Gueto, promovido por Devassa
Data: 26 de novembro (sexta-feira)
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande, Salvador)
Abertura do local: 18h
Horário do show: 19h30 até 21h
Ingressos: 800 pares (total de 1.600 bilhetes) gratuitos e intransferíveis
Acesso para portadores de necessidades especiais: sim
Classificação etária: 18 anos
Reserva dos ingressos
1. 00h00min do dia 20/11/2021 às 14h do dia 24/11/2021| Pré-cadastro geral no site oficial do evento;
2. 14h01min às 17h59min do dia 24/11/2021 | Envio de link no e-mail pré-cadastrado para a reserva dos ingressos;
3. 18h00min do dia 24/11/2021 às 20h00min do dia 25/11/2021| Envio dos ingressos com QR Code por e-mail as 800 primeiras pessoas que cumpriram o item 2.

Larissa Luz. Foto Caio Lírio

Especial Consciência Negra #CulturaEmCasa

Pela plataforma e aplicativo #CulturaEmCasa, o II Festival Negro em Ação será exibido a partir de 20 de novembro. São 60 filmes (33 curtas-metragens, 14 videoclipes e 13 videoartes), todos realizados por artistas e diretores negros. A ação faz parte do projeto Ponte Aérea Cultural, parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a do Rio Grande do Sul. O evento ocorrerá no formato híbrido. Confira mais detalhes pelo aplicativo e pela plataforma #CulturaEmCasa.

Dexter se apresenta pela plataforma #CulturaEmCasa no sábado, dia da Consciência Negra

Especial Consciência Negra – Outras atrações #CulturaemCasa

O Museu na Marquise
20/11
11h-12h30: Apresentação musical com jogos e brincadeiras: Música do Congo (com o educador Wasawulua Daniel)
13h Apresentação do grupo Pequeno Circo do Choro – Tributo a Pixinguinha
15h Banda Performática
Mais informações pelo site
Museu da Imigração
Oficina de pintura
20/11 às 11h
Os artistas plásticos Lavi Kasongo (República Democrática do Congo) e Paulo Chavonga (Angola) ministrarão uma oficina de pintura, na qual compartilharão as suas técnicas e vivências. As crianças deverão estar acompanhadas de um responsável para participarem da atividade, que acontecerá no jardim. Os materiais para acompanhar a ação serão fornecidos pela instituição. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas.

Mais informações pelo site

Biblioteca de São Paulo
Sarau na biblioteca
25/11 às 11h – Especial Dia da Consciência Negra
O Coletivo Casa no Meio do Mundo propõe uma experiência de valorização da identidade cultural da arte preta, periférica e independente por meio da música e da poesia
Intervenção poética: Camélia, onde estão os negros?
20/11 das 12h às 13h e 14h às 15hA intervenção “Camélia – Onde estão os negros?” leva o público a um cenário lúdico sobre a luta preta e os propósitos da Semana de Arte Moderna. A intervenção propõe uma caminhada pela poesia de poetas pretos contemporâneos e camélias.
Mais informações pelo site da BSPBiblioteca Parque Villa-Lobos
Sarau na BVL – Sarau Perifatividade.
20/11 às 14h30
O Sarau Perifatividade propõe que o público se conecte, através de poesias, músicas, dança e artes visuais, ao cotidiano da mulher e homem negro das periferias. A atividade será musicada pelo rap combatente do Pânico Brutal e contará com a experiência do Live Paint Afrofuturista de Felipe 3visão, dando visibilidade à potência artística e cultural do Fundão do Ipiranga.

Intervenção: Poéticas Modernas
20/11 das 11h às 12h e das 13h às 14h
Nesta intervenção, a escritora e poetisa Tawane Theodoro apresenta poesias de autoras e autores negros, construindo diálogos entre o Dia da Consciência Negra e o centenário da Semana de Arte Moderna de 22 e mostrando ao público as alegrias e as dores de ambas épocas. A atividade também faz parte da Agenda Tarsila.
Mais informações pelo site da BVL

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Oficina: Confecção de Turbantes em Fios de Lã19/11 das 14h às 16h O Núcleo de Cultura Afro-brasileira divide seu conhecimento com a confecção de turbantes e divide com o público a importância e representatividade do turbante na cultura afro-brasileira como símbolo de resistência e identidade cultural.Fábrica de Cultura Brasilândia
Mostra de curtas metragens encontros “CONGADO” – Um filme de Érica dos Anjos
24/11, às 16h
Plataforma: Youtube Oficina: Confecção de Turbantes em Fios de Lã

Especial Consciência Negra – Bienal 

Neste sábado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, às 19h, a 34ª Bienal recebe o artista BNegão. MC da lendária banda Planet Hemp (ao lado de Marcelo D2), foi vocalista do grupo BNegão & Seletores de Frequência entre 2003 e 2020. Para a apresentação da Bienal, o rapper preparou um show especial, em que estreia algumas faixas que estarão no seu primeiro disco solo – Metamorfoses, Riddims e Afins, com lançamento programado para março de 2022 – e apresenta uma seleção de músicas que fizeram parte da sua carreira, além de homenagens/versões de mestres da Música Preta Brasileira, como Dorival Caymmi, Jorge Ben e Nelson Cavaquinho.
Show de BNegão
Com BNegão (vocal), Paulão King (vocal), Pedro Selector (trompete e voz), Gilber T (guitarra e voz), Sandro Lustosa (percussão) e DJ Castro (turntables)
20/11, às 19h
Duração aproximada: 1h30
Programação pública da 34ª Bienal de São Paulo
Pavilhão da Bienal: Parque Ibirapuera, portão 3, Vila Mariana, São Paulo – SP
Entrada gratuita
Classificação livre
34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto
de 4 de setembro a 5 de dezembro de 2021
ter, qua, sex, dom e feriados: 10h – 19h (entrada até 18h30)
qui, sáb: 10h – 21h (entrada até 20h30)
entrada gratuita
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque Ibirapuera
34.bienal.org.br

BNegão. Foto divulgação

Arena Multishow

Após um longo período de isolamento social — devido a pandemia de Covid-19 —, a Região Metropolitana de Campinas será presenteada com a inauguração da Arena Multishow, no dia 27 de novembro, com Gal Costa, no novo espetáculo As Várias Pontas de uma Estrela. O local, que é parte conhecida do complexo desportivo do Estádio do Guarani (que é o ginásio), possui excelente localização entre os melhores bairros de Campinas e é cercado de shopping, restaurantes, bares etc.

No show, a cantora, que possui uma das vozes mais consagradas da música brasileira, debruça-se sobre as relações entre o riquíssimo repertório que ela própria apresentou ao Brasil, repleto de hits e obras-primas, e a obra monumental de Milton Nascimento. Estarão presentes, portanto, canções do autor mineiro já gravadas por Gal e clássicos do repertório da cantora compostos por nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Tom Jobim. O roteiro também inclui surpresas, sucessos e lados B da discografia de Gal Costa, iniciada em 1965 com o compacto “Maria da Graça”. A direção do espetáculo é assinada por Marcus Preto.

Serviço

Quando: 27 de novembro às 21h30
Abertura da casa 2h antes do show
Classificação: 18 anos
Onde: Avenida Guarani, 11, Jardim Proença, 13100-453, Campinas (SP)
Vendas no Guichê Web neste link.
Valores: de R$ 50,00 a R$ 120,00
Com o patrocínio de: Icatú Seguro.
Produção: Lapa Produções Artísticas, com o apoio da Lei de incentivo à Cultura
Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria amada Brasil – Governo Federal.

Gal Costa. Imagem divulgação

Studio SP

O Studio SP reabre as portas na clássica e mágica Rua Augusta hoje, com um show de uma das maiores cantoras do Brasil: Céu. A paulistana faz seu primeiro show em 18 meses no palco em que lançou seu primeiro disco, Céu (2005), celebrando os 15 anos de uma trajetória brilhante na música popular brasileira. Já no sábado tem Zumbi Funk – KL Jay e convidados. Para ambos os ingressos já estão esgotados, mas aproveita para conferir o line-up com as próximas atrações até o final do ano. Se programa para não perder!

Os serviços de todos os shows estão neste link e também no site do Studio SP: studiospaugusta.com . Os ingressos já estão disponíveis para compra na plataforma Eventim.

24/11: Cedo e Sentado – Nina Maia e Chico Bernardes
25/11: Tuyo
26/11: Chico Chico
27/11: Miranda Kassin em I Love Amy
1/12: Cedo e Sentado – Gaê e 2DE1
2/12: Noite Coala
3/12: Tiê part. Valmir Lins
4/12: Otto
8/12: Cedo e Sentado – Marina Melo e Bemti
9/12: Noite Fora do Eixo
10/12: Vang Beats – Vanguart apresenta Beatles
11/12: Del Rey
15/12: Cedo e Sentado – Trevo e Marietta
16/12: Luedji Luna + Zudizilla
17/12: Inocentes 40 Anos
18/12: Heroes – André Frateschi canta David Bowie
22/12: Bixiga 70

Otto faz uma apresentação no Studio SP no dia 4 de dezembro

Bullet Bane

A banda paulistana Bullet Bane se prepara para o primeiro show com músicas do ainda inédito quarto disco de estúdio, o Ponto. A apresentação acontece no dia 20 de novembro no Fabrique Club, em São Paulo, levando além das músicas do novo disco, além de outros trabalhos lançados nos últimos meses. Compre o ingresso aqui.

Serviço

Data: 20 de novembro de 2021
Horário: 18h
Local: Fabrique Club
Endereço: Rua Barra Funda, 1071 – Barra Funda/São Paulo
Classificação etária: 16 anos

Ingressos

1ª lote – R$35 (Meia entrada / Estudante / Promocional)
2ª lote – R$40 (Meia entrada / Estudante / Promocional
)
3ª lote – R$50 (Meia entrada / Estudante / Promocional*)

*O ingresso promocional, para não estudantes, requer a doação de 1 kilo de alimento não perecível na entrada do evento.

Bullet Bane

Bullet Bane no Homeless Bear Home. Foto: Murilo Amancio

Réveillon Origens Trancoso 

Entre os dias 26 de dezembro e 5 de janeiro, o Réveillon Origens Trancoso retoma a tradição dos eventos de final de ano com uma programação para todos os gostos e a poucos minutos do famoso quadrado de Trancoso, o point mais badalado da cidade. No dia 28 de dezembro, a animação da festa Mandacaru fica a cargo dos Gilsons, trio formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil, que recebem Elba Ramalho como convidada. Em seguida, o DJ holandês Bakermat assume o comando das pick-ups. Para finalizar a noite, quem comanda a trilha sonora são os DJs residentes.

Já na noite do dia 31, para comemorar a chegada de 2022, o Réveillon Origens preparou uma grande festa Open Bar e Open Food. No palco, o cantor e compositor Silva apresenta um show cheio de animação. O repertório? Surpresa! Além do músico, sobem ao palco os nomes já confirmados o DJ belga Kolombo e o DJ Fran Bortolossi, deixando o som rolar até o primeiro nascer do sol do ano. Os ingressos avulsos e pacotes estão disponíveis em ticket360.com.br. Mais informações em www.reveillonorigens.com.br. O evento seguirá os protocolos de saúde para evitar a proliferação do covid-19.

Elba Ramalho. Crédito: Lucas Menezes

Festival CONTATO

Desde a primeira edição, o Festival CONTATO propõe formas criativas de relacionamento com o espaço público em São Carlos, promovendo grandes encontros em plataformas de trem, praças e parques. Retomando essa motivação com uma boa dose de otimismo, o CONTATO chega à 12ª edição em formato híbrido, com programação artística presencial e ações de formação online. O evento começa no dia 21 novembro e segue até o próximo domingo, 28. A novidade desta edição é que parte das apresentações presenciais serão em plataformas móveis, que vão transitar pelas ruas e praças da cidade estimulando o encontro do público com a arte e valorizando o movimento.

Durante 8 dias, a cidade de São Carlos receberá atividades como cinema, teatro, exibição de clipes e álbuns visuais rodando em um caminhão truck led e o famoso trenzinho azul são-carlense, que há muitos anos passeia com crianças e famílias, transitará pela cidade nos dias 25 e 26 de novembro com público e DJs! Para fechar a programação, o espaço Oásis Eventos será ativado no dia 27 de novembro com shows musicais gratuitos e feira de economia solidária (inscrições para empreendimentos da feira aqui). Desde a 8ª edição, a curadoria privilegia artistas e produções de mulheres e pessoas LGBTQIA+, e nesta edição traz nomes como Tuyo, trio curitibano de pop/folk, a rapper Bivolt, o baiano Giovani Cidreira, a jovem compositora Bebé, as DJs Anazu e Roze, e filmes como Os Últimos Românticos do Mundo e Baixo Centro. Com um compromisso pela programação cultural gratuita, a 12ª edição do CONTATO promete encontro, integração e movimento, além de muita arte e cultura.

(TUYO | Foto: Vitor Augusto)

Exposição

Galeria Roberto Camasmie apresenta a exposição Pantanal e a Physis – Olhar o presente para ver o futuro, com curadoria de Roberto Bertani, reunindo obras de Alexis Prappas, Bia Doria, Sebastião Salgado e Victor Chahin. A abertura acontece no dia 25 de novembro, quinta-feira entre 17h e 21h.

Serviço

Exposição Pantanal e a Physis – Olhar o presente para ver o futuro
Abertura: 
25 de novembro, quinta-feira das 17h às 21h
Visitação:
 até 20 de janeiro de 2022 (entrada gratuita)
Segunda a Sexta-Feira das 9h30 às 18h30/ Sábado das 10h30 às 14h

Endereço: R. Bela Cintra, 1992 – Jardins

Pantanal, Serra do Amolar. Foto Sebastião Salgado

Amanda Sousa

Amanda Sousa é mãe, feminista, tem 30 anos e é formada em Comunicação Social. Natural de São Paulo, atualmente mora em Jundiaí. É apaixonada por música desde que se entende por gente. Vai do punk ao pop, gosta de descobrir sons em todas as vertentes.

× Curta Music Non Stop no Facebook