Super guia Music Non Stop com muito festival e a volta gradativa dos rolês presenciais
Selo IGUAL
O WME (Women’s Music Event) lançou recentemente o Selo IGUAL, que convida festivais, festas, clubs e casas de shows a ter pelo menos metade de seu staff (entre artístico e produção) composto por mulheres, pessoas não-binárias ou trans. O lançamento oficial do selo já tá rolando desde a quarta-feira na Heavy House, em São Paulo e vai até esta sexta-feira, quando a casa será tomada por um elenco estrelado de mulheres em sua cabine e também nas projeções. O evento, aberto ao público, seguirá todas as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo obrigatório o uso de máscaras e apresentação de comprovante de vacinação.
O selo IGUAL já começa com grandes parceiros da cena musical como Heavy House, Se Rasgum, Coquetel Molotov, Bananada, Sim São Paulo, Sarará e Balaclava. A iniciativa é inspirada na organização Keychange, um selo global que trabalha com a certificação de eventos musicais em 12 países e é responsável por importantes dados, como a porcentagem de mulheres no chart top 100 da Billboard (no qual apenas 20% são mulheres) e que os homens representam 95% da força de trabalho nas maiores orquestras do mundo.
_Sáb :: Djeizza ( @djeizza ) e From House to Disco ( @fromhousetodisco )
_Dom :: Jazzy Sundays com Marilia Tardelli ( @marilia_tardelli ) e DJ Beto Chuquer ( @betuquer ).__ Apoio @heinekenbr
Lançamento Selo Igual – WME na Heavy House
Augusta
20/11: Zumbi Funk – KL Jay e convidados
24/11: Cedo e Sentado – Nina Maia e Chico Bernardes
25/11: Tuyo
26/11: Chico Chico
27/11: Miranda Kassin em I Love Amy
1/12: Cedo e Sentado – Gaê e 2DE1
2/12: Noite Coala
3/12: Tiê part. Valmir Lins
4/12: Otto
8/12: Cedo e Sentado – Marina Melo e Bemti
9/12: Noite Fora do Eixo
10/12: Vang Beats – Vanguart apresenta Beatles
11/12: Del Rey
15/12: Cedo e Sentado – Trevo e Marietta
16/12: Luedji Luna + Zudizilla
17/12: Inocentes 40 Anos
18/12: Heroes – André Frateschi canta David Bowie
22/12: Bixiga 70
Centro Cultural SP
Nos dias 23 e 24 de outubro, a Coletiva Profanas leva ao Centro Cultural São Paulo a ação performativa Ritu.1/ Penetra! Trata-se da primeira ação da série de rituais de trans-i-[ação] que a atriz, diretora, dramaturga e doutoranda da USP Manfrin vem elaborando em paralelo ao seu processo de transição hormonal. A convite do CCSP Manfrin traz nessa retomada das atividades culturais desse importante espaço para a Arte Contemporânea, uma exploração sobre o Tempo em seu processo de transição hormonal através de uma performance de longa duração extremamente visceral.
O grupo de teatro e performance Coletiva Profana foi formado na USP – Universidade São Paulo em 2018 pelos artistas Manfrin, Vinicius de Oliveira e Dimitria a partir de uma residência artística feita no Butantã, zona oeste de São Paulo. A partir daí encenaram fRUtAS&tRANS-GRESSÃO Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos ou PALESTINA LIVRE!, de 2019, FURA! ou Um objeto de penetração, de 2020, Cartas Para(Ti), de 2021 e agora Ritu.1/ Penetra! Sempre com temática autobiográfica. Em julho de 2021, a Coletiva Profanas completou três anos de existência e lançou o site oficial do grupo, o livro Trilogia de solos para Trans-i-(acionar!) pela Editora Patuá e o longa-metragem da peça fRUtAS – o filme.
Parte 01 de um ritual de trans-i-[ação]!
Duração: 06 horas
Espaços utilizados: Rampa de entrada do primeiro piso das 16 ás 20 horas
Sala de exposições Piso Flávio de Carvalho das 20h30 ás 22
Serviço
Sábado, 23/10 – das 16h às 22h
Domingo, 24/10 – dás 15h às 21h
Gratuito
Planetário
Da Terra Ao Universo
O Planetário segue com o espetáculo Da Terra Ao Universo, uma viagem deslumbrante através do espaço e do tempo que transmite, por meio de imagens e sons, o universo revelado pela ciência. A atração estará em exibição até domingo (24), com múltiplas sessões disponíveis. Além de inundar a cúpula em projeção fulldome, cada sessão tem aproximadamente 35 minutos e é recomendada para público acima de 5 anos. Os ingressos custam entre R﹩ 15,00 e R﹩ 30,00 e podem ser adquiridos pelo site https://www.ibirapueraparque.com.br/ .
O Planetário também terá uma sessão cidadã, neste domingo (24), às 11h, com o espetáculo infantil Projeto Científico, lançado na última semana em comemoração ao Dia das Crianças. A atração tem 35 minutos de duração e, embora seja uma sessão infantil, é livre para todas as idades. A transmissão mostra a história de Neco e Silo, dois personagens pré-adolescentes habitantes do planeta Arconine, que acabam de ganhar um prêmio escolar por um projeto científico sobre o Sistema Solar. A entrada é gratuita, com agendamento pelo mesmo site. Vale ressaltar que os visitantes devem levar agasalho, pois a sala possui ar-condicionado.
Além disso, o Planetário voltará com a atração “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez” neste final de semana. A atração foi inaugurada na reabertura do local e destaca o céu de São Paulo, que há muito não se vê por causa da poluição luminosa e crescimento desenfreado da cidade. As últimas sessões irão ocorrer nesta sexta-feira (22), às 19h, e no sábado (23), no mesmo horário. Os agendamentos são liberados todas às sextas-feiras, no site Ibirapuera Parque , e os ingressos custam R﹩20 (inteira) e R﹩10 (meia-entrada).
Bienal
Para quem deseja conferir a 34ª Bienal de São Paulo : Faz escuro mas eu canto, os horários disponíveis são às terças, quartas, sextas e domingos, das 10h às 19h, e às quintas e sábados, das 10h às 21h. A entrada é gratuita, sendo possível reservar uma data em Agendamento de Visitas .
Itaú Cultural
O centenário da atriz Ruth de Souza (1921-2019) é celebrado na terceira edição do Dona Ruth: festival de teatro negro de São Paulo. O evento tem programação presencial e on-line espalhada por diversos centros culturais, incluindo o Itaú Cultural (IC). De 20 a 31 de outubro, o evento terá programação presencial e on-line espalhada por diversos centros culturais de São Paulo, como Itaú Cultural (IC), unidades do Sesc São Paulo, Museu Afro Brasil, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Teatro João Caetano e Teatro Cacilda Becker.
A programação presente no Palco virtual do IC ocorre de 20 a 24 de outubro, totalmente on-line. A abertura do festival marca também a primeira apresentação artística no palco físico da organização, na Avenida Paulista. Sem público presencial, a programação será transmitida ao vivo no canal no YouTube e no site. A noite conta com performance de Luz Ribeiro em homenagem aos 100 anos de Ruth de Souza e show de Anelis Assumpção.
Dona Ruth: festival de teatro negro de São Paulo
quarta 20 a domingo 24 de outubro de 2021
quarta a sábado 20h e domingo 19h
on-line – YouTube e Sympla/Zoom
Teatro
Entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro, o site e o YouTube do Itaú Cultural apresentam a peça Cabelos arrepiados, da Buia Teatro Company, de Manaus (AM). O musical infantojuvenil conta a história de cinco crianças que não conseguem dormir. Ao mesmo tempo que enfrentam os efeitos da privação de sono e de sonhos, elas refletem sobre temas como a amizade, o diálogo com os pais e os perigos do consumismo e da destruição do meio ambiente.
Cabelos arrepiados [com interpretação em Libras e audiodescrição]
domingo 24 de outubro até quinta 4 de novembro de 2021
on-line – site e YouTube do IC
[duração aproximada: 50 minutos]
Cinema
Pelo quinto ano consecutivo, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo realiza, em parceria com o Itaú Cultural (IC), o Fórum Mostra, um espaço voltado às discussões sobre os aspectos políticos, econômicos e criativos do audiovisual. Em 2021, como no ano passado, o evento acontecerá ainda de forma virtual e será transmitido pelo canal da Mostra no YouTube nos dias 27, 28 e 29, com mesas sendo realizadas em dois horários: às 11h e às 15h. Anote na agenda! Os debates, além de procurar abarcar as novas questões mercadológicas e estéticas que se impuseram ao cinema recentemente, expandem-se para a cultura como um todo.
V Fórum Mostra
quarta 27 a sexta 29 de outubro de 2020
às 11h e às 15h
on-line – no canal da Mostra Internacional de Cinema no YouTube
quarta 27 de outubro / O audiovisual pós-pandemia
às 11h
Novas telas, novas regras
Com Andressa Pappas (Motion Picture Association), Felipe Lopes (Vitrine Filmes) e Marcelo Bechara (Grupo Globo)
mediação Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra
às 15h
Ainda é tudo cinema?
Com Caco Ciocler (O Melhor Lugar do Mundo É Agora), Andréa Beltrão (Antígona 442 a.C.) e Luís Urbano (Diários de Otsoga)
mediação Guilherme Genestreti, editor-adjunto de cultura da Folha de S.Paulo
quinta 28 de outubro / Os tempos híbridos
às 11h
A realidade animada
Com Ducca Rios (Meu Tio José), César Cabral (Bob Cuspe – nós não gostamos de gente) e Célia Catunda (Kiko Mistrorigo)
mediação Helen Beltramé-Linné, roteirista e consultora de roteiro
às 15h
O online veio para ficar?
Com Fernanda Feitosa (SPArte), Arthur Nestrovski (Osesp) e Renata de Almeida (Mostra)
mediação Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra
sexta 29 de outubro / A cultura e a política
às 11h
Cultura, Estado e burocracia
Com Eduardo Saron (IC), Alfredo Manevy (gestor e pesquisador) e Claudinelli Moreira Ramos (gestora e pesquisadora)
mediação Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra
às 15h
Política audiovisual: impasses e saídas
Com Viviane Ferreira (SPCine), Diane Maia (Dueto Produções) e Carla Francine (Casa de Cinema de Olinda)
mediação Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra
Mostra PLAY!
Uma famosa pista de skate em São Paulo será ressignificada nas noites de 30 e 31 de outubro. Enquanto skatistas convidados pelo projeto Love CT realizam suas manobras na pista do CEU Inácio Monteiro, na Cidade Tiradentes, a mesma se torna a interface da obra de arte digital Pista Pixel: SK8 Mapping na Cidade Tiradentes.
30 e 31 de outubro
Das 18h30 às 23h
Pista de Skate do CEU Inácio Monteiro
Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n – Guaianases, Cidade Tiradentes, São Paulo.
Grátis
Carnaval
O artista baiano Guigga volta a Salvador na próxima quinta feira, 28 de outubro com o bloco Me Leva, a estreia aconteceu no dia 19. O show acontece na Arena Sesc-Senac Pelourinho, a partir das 20h, e irá contar com participações especiais de Ana Paula Albuquerque e Lucas Gerbazi, que irão potencializar a presença dos artistas do interior na capital baiana.
O momento também coincide com o lançamento do videoclipe Xylocaína, sob a direção do artista visual Felipe Bezerra (diretor do clipes “Alfazema” e “Capim Guiné” do Baiana System), marcando a nova fase de Guigga. A canção esteve presente no seu primeiro álbum solo, “Divino e Ateu” – que lhe rendeu o prêmio de Melhor Intérprete Masculino na categoria Show no Prêmio Caymmi de Música – e recentemente ganhou uma remixagem do DJ Mangaio (OQuadro). Assista ao clipe de Xylocaína aqui.
Bloco Me Leva | Guigga convida Ana Paula Albuquerque e Lucas Gerbazi
Data: 28 de outubro de 2021
Horário: 20h
Local: Arena Sesc Senac Pelourinho
Ingressos: R$40,00 / R$20,00*
Vendas: https://www.sympla.com.br/produtor/guigga
*Ingressos limitados respeitando o protocolo de funcionamento das atividades para eventos culturais e artísticos do DECRETO nº 34.424, de 10 de setembro de 2021 e alterações posteriores.
Caos Cub
O caos Club, em Campinas, tem rolê neste sábado a partir das 16h. O local funciona com capacidade reduzida e é obrigatório apresentar cartão de vacinação. Reservas online aqui. Endereço: R. Luís Otávio, 2995 – Parque Taquaral, Campinas – SP.
Club Jerome
Galeria 1212
12:30 às 14:30 – DJ Barata
14:30 às 16:30 – Banda Katracácustica
+ Live Paint – @maicongo
Festival Mix Music
Ballroom Festival
Biel Lima faz show de encerramento do Ballroom Festival
24 de outubro, domingo, às 20h
No Centro Cultural São Paulo
Entrada Gratuita