O Super Guia Music Non Stop dessa semana começa trazendo um compilado de atrações online e presenciais que celebram o Mês do Orgulho LGBTQIA+.
Tem parada virtual, ação do Facebbok colorindo muro no Minhocão, o Festival Sem Censura e Lenine, Luê e Mateo, MC Carol, Marsha no Casa Natura Musical. Aproveite o final de semana!
Parada do Orgulho LGBT de SP virtual no final de semana
Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo realiza mais uma edição inteiramente virtual! Intitulada #ParadaAoVivo, ela acontece no domingo, dia 6 de junho, no Youtube, a partir das 14h.
Para dar início às suas celebrações do mês do orgulho LGBTIQ+, o Facebook vai colorir São Paulo com um mural que será pintado em um dos endereços mais icônicos da cidade, o Minhocão. A via, que é aberta para pedestres todas as noites e aos finais de semana, terá a fachada de um dos prédios vizinhos tingida com as cores da bandeira do movimento LGBTIQ+. A bandeira será pintada aos poucos, faixa por faixa, e estará conectada com uma Live que será transmitida na Página do próprio Facebook no dia 5 de junho, a partir das 16h.
A Live terá a apresentação de Vitor diCastro , criador do canal Deboche Astral, e o line-up dos shows fica por conta das estrelas Gloria Groove , Majur e Pabllo Vittar . A transmissão também terá a participação de influenciadores, como Gabriela Loran e o ex-BBB 21 João Pedrosa, que se reunirão com administradores dos Grupos do Facebook para falar sobre a importância dessas comunidades como ferramentas de apoio e celebração da diversidade.
Além disso, de 5 a 28 de Junho, dia em que é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTIQ+, a parede colorida durante a Live estampará, por meio de uma projeção, depoimentos de membros de Grupos do Facebook como o ” Filhos do Arco Íris “, ” Estudos Queer ” e “Orgulhe-se (LGBTQI +)”. Toda noite, serão apresentadas histórias como as de casais que celebram o direito à sua união, pessoas que se conheceram em Grupos do Facebook e manifestações de aliados que apoiam e valorizam o espírito do orgulho LGBTIQ+ durante todo o ano.
Festival ‘São Paulo Sem Censura’
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove em junho a segunda edição do Festival ‘São Paulo Sem Censura’ (em janeiro de 2020, o evento foi intitulado ‘Verão Sem Censura’) . A nova programação ocorre entre os dias 3 e 6 de junho, contempla intervenções artísticas híbridas e debates com grandes personalidades do meio cultural, e faz um convite à população para refletir sobre a importância da cultura para a defesa da democracia e do pleno exercício da cidadania.
O evento terá atividades sediadas por equipamentos culturais da cidade, como o Theatro Municipal, o Centro Cultural São Paulo (CCSP), o Centro Cultural da Juventude (CCJ), além de ações em ruas e avenidas, da Paulista até Itaquera.
Confira a programação completa no site da Secretaria Municipal de Cultura
O Futuro É Coletivo • Lenine, Luê e Mateo, MC Carol, Marsha!
Em junho, o mês do Orgulho LGBTQIA+. a Casa Natura Musical propõe uma reflexão em cima do tema O Futuro é Coletivo, pensando sobre o que podemos aprender com a potência dos movimentos negro e LGBTQIA+ e os seus modelos de organização em quilombos urbanos e digitais de resistência. Por meio da série #Afetos, o rolê convida você a pensar conosco sobre a construção de um Futuro Coletivo, em como podemos criar coletivamente um mundo que queremos viver. A pensarmos sobre a importância de troca de conhecimentos, da criação de redes de contatos e afetos e do desenvolvimento de soluções em comunidade.
Os convidades das lives dialogam sobre futuro coletivo e amor, existências LGBTQIA+, vidas pretes e meio-ambiente em quatro encontros, todos as quintas, às 19h, aqui no nosso Instagram. Os convidades são: Lenine e Neca e Guy Mantovani, do Projeto Tamar, na Semana do Meio Ambiente (03/06); Luê e Mateo, com o projeto Baby no Dia dos Namorades (10/06); Arthur Santoro (Batekoo) e MC Carol, conversando sobre vidas de mulheres e LGBTs pretes (17/06); e Alan (Afrobapho) e Ana Giselle (Marsha), discutindo sobre a força dos coletivos no movimento LGBTQIA+ brasileiro (24/06). Todas as quintas, às 19h, no Instagram.
Canções para despertar
A cantora e compositora Kátya Teixeira finaliza as apresentações de seu espetáculo online Canções pra Despertar neste 4 de junho, às 17 horas, em seu canal do Youtube (https://youtube.com/katyateixeirabr).
No show, a cantora enfatiza o papel essencial da arte em momentos caóticos da humanidade.
O maior tributo a Elton John já realizado no mundo. O show Elton John Tribute é um espetáculo que mostra a trajetória de Sir Elton John no cenário musical com os principais sucessos de sua carreira. Interpretado pelo maestro e cantor Rogério Martins que é o representante oficial do cantor no Brasil. Um espetáculo envolvente, emocionante, divertido, cheio de magia e com muitas surpresas onde a plateia se encanta o tempo todo.
* O Teatro Fernando Torres está respeitando todos os protocolos de segurança e normas de higienização propostos pela Prefeitura de São Paulo.
Rogério Martins em Elton John Tribute. Foto divulgação
Festival Luz Del Fuego
O Festival Luz Del Fuego acontece no dia 6 de junho, com transmissão ao vivo pelo YouTube oficial do evento, das 14h às 19h. A edição online promete muita música e o debate de temáticas relacionadas à presença de mulheres na produção musical e aos processos criativos em meio a pandemia.
Vizinhança é um espetáculo totalmente improvisado que utiliza as janelas de videochamadas para simular janelas de um edifício. Tanto as histórias quanto as personagens são criadas pelos improvisadores no momento, a partir de estímulos do público. Através de softwares, as molduras das janelas são projetadas, sendo que o público escolhe qual será essa janela (colorida ou escura), escolha que definirá o gênero do espetáculo (comédia/sitcom ou terror/suspense). Portanto, a atmosfera que será vivida pelo público depende diretamente da escolha da janela. Terror ou comédia? A escolha é sua.
Data: 06 de junho de 2021, às 19h
Preço: Ingressos gratuitos ou colaborativos até R$30* – (*Apoio para que os artistas continuem produzindo na pandemia)
Investigando há anos o estatuto político do visível e do invisível, o artista Renan Marcondes vem produzindo um trabalho que se desdobra em diferentes mídias, do desenho à dança, e da instalação à performance. A mesma pesquisa também se apresenta em vídeos produzidos em diferentes ocasiões e contextos. Uma amostra dessa produção videográfica poderá ser vista na exposição virtual Ensaio para uma cidadania mundana: vídeos de Renan Marcondes, a partir de 9 de junho no site e YouTube da Casa de Cultura do Parque.
Ensaio para uma cidadania mundana: vídeos de Renan Marcondes
Curadoria: Ruy Luduvice
Abertura: 9 de junho, quarta-feira, às 19h
Período expositivo: 9 de junho a 8 de agosto de 2021
Mesa de abertura: Facebook e YouTube da Casa de Cultura do Parque
Protetor de Proximidade Humana Para Valsa. Foto Renan Marcondes
Arraiá Bell Marques
O cantor Bell Marques e Tintas Iquine, maior indústria de tintas do país com capital 100% nacional, se uniram para a realização de uma live em celebração à festa de São João. O Arraiá Bell Marques acontecerá neste sábado (5), às 20 horas, com transmissão gratuita no canal oficial do músico no Youtube .
Itaú Cultural
O pianista Zé Manoel propõe um passeio por seu repertório (3), o grupo paraibano Seu Pereira e Coletivo 401 apresenta suas canções (4), Dingo Bells toca músicas que marcaram sua trajetória (5) e o Duo Gisbranco apresenta repertório com dois pianos (6). As apresentações acontecem no Palco virtual.
Seu Pereira e Coletivo 401 [com interpretação em Libras] Sexta 4 de junho de 2021 às 20h On-line – plataforma Zoom/Sympla Palco virtual – 270 ingressos[livre para todos os públicos] Atividade gratuita Reserve seu ingresso [sujeito à lotação máxima] Saiba como acessar a transmissão via Sympla
Amanda Sousa é mãe, feminista, tem 30 anos e é formada em Comunicação Social. Natural de São Paulo, atualmente mora em Jundiaí. É apaixonada por música desde que se entende por gente. Vai do punk ao pop, gosta de descobrir sons em todas as vertentes.