George Lucas Star Wars Day

Star Wars Day: conheça 4 obras que influenciaram o diretor George Lucas para a saga de Guerra nas Estrelas

Por Yasmine Evaristo

Conheça algumas obras que foram ponto de partida para George Lucas criar a série de sucesso

Segundo George Lucas, na natureza nada se cria ou se perde, afinal tudo se transforma. A frase na verdade foi dita por Lavoisier, mas poderia ser um argumento desenvolvido pelo criador de Star Wars. Aproveitando que hoje, 04 de maio, é Star Wars Day, deixamos aqui cinco obras para conhecer mais as influências que possibilitaram a criação de uma produção de tanto sucesso.

Cinema e cultura japonesa

George Lucas a fortaleza escondida akira kurosawa

A dinâmica do par de androides, R2DR e C3PO, inspirada nos andarilhos de ‘A Fortaleza Escondida’, de Akira Kurosawa. – imagem: IMDb

Com androides inspirados em personagens de Akira Kurosawa, a série espacial apresenta inúmeras referências à cultura nipônica, como o capacete de Darth Vader e dos stormtroopers. Além disso, o nome Jedi é uma redução do termo Jidaigeki, usado para denominar filmes japoneses de lutas de espada. Por isso os sabres de luz se assemelham às katanas. Encontramos também está influência nos figurinos, por exemplo, a túnica de Obi Wan Kenobi se parece com  um quimono mais sóbrio.

Westerns

George Lucas Han Solo

O personagem de Harrison Ford sofreu muita influência dos protagonistas de faroestes, como Blondie, interpretado por Clint Eastwood, em ‘Três Homens Em Conflito’ – imagem: IMDb

Cidades localizadas em regiões desérticas, duelos, bares que parecen saloons. Se nada disso faz você achar que George Lucas foi influenciado pelos westerns um dos personagens mais carismáticos da franquia irá: Han Solo. O piloto da Millenium Falcon é como os anti-heróis dos faroeste. Caminha sem rumo entre uma cidade e outra e precisa se envolver tanto com os bons, quanto com os maus. Se não fosse assim, não estariamos até hoje defendendo que Han atirou primeiro.

Quadrinhos franceses

Starwarsvalerian1

Semelhanças entre a HQ francesa e os filmes de Star Wars – imagem: wired.com

Segundo um artigo do site wireless.com a série de quadrinhos de Jean-Claude Mézieres e Pierre Christin, Valérian e Laureline, aparentam ter muita coisa em comum com personagens, sequências e elementos da criação de George Lucas. Os quadrinhos são dos anos 1960 e, como mostra a imagem acima, tem muitas semelhanças com Star Wars.

Duna de Jodorowsky

duna de Jodorowsky

O filme de Jodorowsky deixou herança para várias produções de ficção científica feitas posteriormente à sua criação – imagem: IMDb

Este talvez seja um dos maiores dos filmes não feitos na história do cinema. Antes de vermos no cinema a adaptação do romance de Frank Herbert pelo olhar de David Lynch, o filme passou pela mente de Alejandro Jodorowsky. Entretanto vários elementos, como elenco grandioso demais, custo elevado e egos enormes de todos os envolvidos, acabaram levando o filme a não ser concluído. Assim, no documentário Duna de Jodorowsky conhecemos mais sobre o filme não feito e conhecemos ideias originais da produção que foram absorvidas por filmes como, Alien e até mesmo Star Wars.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook