‘Soul com um toque brasileiro’, diz Marcos Valle, que volta ao boogie

Fabiano Alcântara
Por Fabiano Alcântara

Marcos Valle está de volta ao boogie. Com quase sete minutos de puro groove, Alma é o primeiro single do novo álbum de herói da música brasileira. A música é produzida por Daniel Maunick com co-produção do próprio artista,

A canção é o primeiro single de Sempre. O disco mostra como Valle tem se transformado ao longo de seis décadas de carreira. Ele começou como um dos compositores da segunda geração da bossa, escrevendo o mundialmente famoso “Samba de Verão” (conhecido também como Summer Samba ou So Nice).

Alma atualiza o som da era boogie de Valle, misturando o seu som disco, sambaião e o jazz-funk de fim de noite, que são a essência de músicas como Estrelar (1983) e Bicicleta (1984).

O novo single une o baixista Alex Malheiros (do Azymuth e parceiro de longa data de Valle) e o mestre da percussão Armando Marçal.

Alma tem uma ligação com a minha fase de estudos e gravação sobre a black music, como a que tive no fim dos anos 70 com Leon Ware (parceiro e produtor de Marvin Gaye). Ela tem o soul com um toque brasileiro. Essa faixa reflete o caminho do disco, com o balanço e da dança. O álbum ‘Sempre’ vai ter essa característica”, afirma Valle.

Marcos Valle por Pedro Ladeira

“A letra é sobre um amor que pode acontecer em qualquer no mundo. Num mundo de encontros e desencontros e encontros frívolos, eu quis falar que um desses pode ser algo muito maior, de um grande amor. O encontro é mais do que algo físico, da alma presente no nome da faixa”, completa.

Gravadora inglesa

Desde o início da década de 90, Marcos Valle vem trabalhando com a gravadora Far Out Recordings, com sede em Londres, onde sua abordagem musical permaneceu decididamente aberto a novas influências, possibilidades e tecnologias. Com uma obra cultuada mundialmente e atual desde sempre, Valle já teve suas faixas ressignificadas através de samples de artistas como Jay-Z, Kanye West, Pusha T, Capital Cities e Loyle Carner.

Sempre será o quinto álbum de Marcos Valle para a gravadora inglesa e virá em formato de LP de vinil, CD e digital a partir de 28 de junho. Alma já está disponível nas plataformas de música digital.

× Curta Music Non Stop no Facebook