Um saladão com direito a Nina Hagen, RAYE, Ed Sheeran, Jimmy Fallon e até K-pop
Mesmo em um mundo globalizado, com informação viajando mais do que renas em dia de Natal, algumas tradições do Hemisfério Norte acabam não chegando ao Brasil. Chega a ser impressionante, considerando que até mesmo comemorações bastante estranhas à nossa cultura, como o Halloween, a Black Friday e o Dia de São Patrício, acabaram sendo totalmente abraçadas pelos brasileiros. Mas um hábito que (até agora) não pegou em nosso país é o das músicas natalinas.
Nos Estados Unidos, berço da indústria musical, os discos de natal são comuns desde os anos 60. Desde então, artistas sempre levaram a sério seu planejamento para lançar, em dezembro, um álbum com músicas para ouvir na ceia de Natal e depois serem jogados em uma gaveta e nunca mais ver a luz do dia — com raras exceções, como o clássico A Christmas Gift for You from Phil Spector, considerado o melhor álbum natalino de todos os tempos. O mercado é tão quente que até mesmo artistas de heavy metal, punk e rap lançam, todo ano, canções natalinas para animar a festa de seus fãs.
A falta de opções para variar o cardápio musical natalino brasileiro faz com que os pouquíssimos artistas que tentaram trazer esta tradição para o Brasil sejam ouvidos com urticante repetição, como Então é Natal, de Simone, uma versão brasileira de Merry Xmas (War Is Over), de John Lennon.
Com a vinda do streaming, os lançamentos no formato single foram alcançando tanta importância quanto um álbum inteiro. Mais baratos e rápidos de se produzir (afinal, é uma música só, né, gente?), a cada ano muitos popstars acabam optando por lançar apenas uma canção natalina, e ajudar as famílias a ter um Natal mais diverso, montando uma playlist com diversas músicas temáticas de diferentes artistas e estilos. Em 2024 não foi diferente. Milhares correram para gravar suas músicas de feriado e lançar nas duas últimas semanas canções cujos royalties vão ajudar a comprar os presentes para os seus filhos.
Para animar o seu Natal, o Music Non Stop preparou uma lista (bem maluca) dos dez singles natalinos que você precisa ouvir em sua ceia.