O cantor e compositor paulistano Zé Ed cria show performático em homenagem a Torquato Neto
VIR VER OU VIR – TORQU4TO – 50 anos de morte e 78 de nascimento! é um show performático criado pelo cantor e compositor paulista Zé Ed a partir das canções e textos do poeta tropicalista Torquato Neto, que vai ser apresentado no sábado e domingo, 26 e 27 de novembro de 2022, às 19 horas, no Auditório Rubens Borba de Moraes – Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo. Entrada gratuita!
VIR VER OU VIR TORQU4TO é um show performático criado e atuado por Zé Ed, em cena com Clara Bastos e Luiz Gayotto, dado vozes a textos, músicas e idéias, os artistas atuam a partir do título da performance “VIR VER OU VIR”, derivado das palavras cenário de Torquato, um jogo cênico é criado com as palavras soltas em random em vídeo (aleatório) onde a poesia deve seguir ao escolher entre as sentenças VIR VER OU VIR, e partir dessa escolha um fragmento da obra do artista é revelado. A performance traz um Anjo Torto (como Torquato foi apelidado” ambíguo, dual, doce, irônico como é a obra de Torquato e entre as poesias, textos da coluna Geleia Geral, filmes, imagens e canções, a performance propõe a experimentação da obra do artista em imagem e poesia, através de clássicos da canção brasileira como “Pra dizer Adeus”, “Mamãe Coragem” e “Go Back”.
O show parte da escolha aleatória das palavras VIR VER OU VIR, onde o público tenta junto com os artistas adivinhar que caminho a poesia seguirá. Cada palavra revela um fragmento da obra de Torquato Neto, os performers se deslocam dentro de um enorme número 4 pintado no chão. Cada parte do número uma estação, uma palavra que revela muitas outras onde arte visual, música, cinema e teatro se misturam em cena. A paisagem sonora com direção de Luiz Gayotto, instala polifonias com aberturas pra improvisação que acontecem ao vivo.
Zé Ed
Artista paulistano do Jardim João XXIII, lançou em 2017 seu primeiro álbum solo com título homônimo, no qual contou com a produção musical de Luiz Gayotto, Estevan Sincovitz e Guilherme Kastrup. O disco recebeu boa repercussão de crítica e público e teve sua estreia no Centro Cultural Rio Verde em 2018.
Zé Ed começou a estudar canto aos 16 anos de idade, é frontman de um dos principais blocos no carnaval paulistano, o Tarado Ni Você, cantando todos os anos para mais de 100 mil pessoas, sendo que durante a Virada Cultural de 2018 cantou ao lado de Caetano Veloso. É também vocalista do Grupo Batakerê desde 2003, grupo esse que trabalha com a pesquisa do cruzamento entre dança e música nos ritmos da cultura popular brasileira. Com Batakerê circulou no circuito Sesc e CEUS.
Em 2019, Zé Ed encarou o desafio em sua multifacetada carreira, interpretando o personagem Capeta na peça Roda Viva de Zé Celso Martinez, na qual desde 2018 canta e dança para apresentações sempre lotadas.
Serviço:
VIR VER OU VIR – TORQU4TO
Dias 26 e 27 de novembro
Horário: 19h
Gratuito
Biblioteca Mário de Andrade – Auditório Rubens Borba de Moraes
Endereço: Rua da Consolação, 94 – República – 1° andar