music non stop

Show performático de Zé Ed homenageia a obra de Torquato Neto em São Paulo. Gratuito

Torquato Neto

Torquato Neto - foto: reprodução Youtube

O cantor e compositor paulistano Zé Ed cria show performático em homenagem a Torquato Neto

VIR VER OU VIR – TORQU4TO – 50 anos de morte e 78 de nascimento! é um show performático criado pelo cantor e compositor paulista Zé Ed a partir das canções e textos do poeta tropicalista Torquato Neto, que vai ser apresentado no sábado e domingo, 26 e 27 de novembro de 2022, às 19 horas, no Auditório Rubens Borba de Moraes – Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo. Entrada gratuita!

VIR VER OU VIR TORQU4TO é um show performático criado e atuado por Zé Ed, em cena com Clara Bastos e Luiz Gayotto, dado vozes a textos, músicas e idéias, os artistas atuam a partir do título da performance “VIR VER OU VIR”, derivado das palavras cenário de Torquato, um jogo cênico é criado com as palavras soltas em random em vídeo (aleatório) onde a poesia deve seguir ao escolher entre as sentenças VIR VER OU VIR, e partir dessa escolha um fragmento da obra do artista é revelado. A performance traz um Anjo Torto (como Torquato foi apelidado” ambíguo, dual, doce, irônico como é a obra de Torquato e entre as poesias, textos da coluna Geleia Geral, filmes, imagens e canções, a performance propõe a experimentação da obra do artista em imagem e poesia, através de clássicos da canção brasileira como “Pra dizer Adeus”, “Mamãe Coragem” e “Go Back”.

O show parte da escolha aleatória das palavras VIR VER OU VIR, onde o público tenta junto com os artistas adivinhar que caminho a poesia seguirá. Cada palavra revela um fragmento da obra de Torquato Neto, os performers se deslocam dentro de um enorme número 4 pintado no chão. Cada parte do número uma estação, uma palavra que revela muitas outras onde arte visual, música, cinema e teatro se misturam em cena. A paisagem sonora com direção de Luiz Gayotto, instala polifonias com aberturas pra improvisação que acontecem ao vivo.

Zé Ed – foto: Jennifer Glass

Zé Ed

Artista paulistano do Jardim João XXIII, lançou em 2017 seu primeiro álbum solo com título homônimo, no qual contou com a produção musical de Luiz Gayotto, Estevan Sincovitz e Guilherme Kastrup. O disco recebeu boa repercussão de crítica e público e teve sua estreia no Centro Cultural Rio Verde em 2018.

Zé Ed começou a estudar canto aos 16 anos de idade, é frontman de um dos principais blocos no carnaval paulistano, o Tarado Ni Você, cantando todos os anos para mais de 100 mil pessoas, sendo que durante a Virada Cultural de 2018 cantou ao lado de Caetano Veloso. É também vocalista do Grupo Batakerê desde 2003, grupo esse que trabalha com a pesquisa do cruzamento entre dança e música nos ritmos da cultura popular brasileira. Com Batakerê circulou no circuito Sesc e CEUS.

Em 2019, Zé Ed encarou o desafio em sua multifacetada carreira, interpretando o personagem Capeta na peça Roda Viva de Zé Celso Martinez, na qual desde 2018 canta e dança para apresentações sempre lotadas.

Serviço:

VIR VER OU VIR – TORQU4TO

Dias 26 e 27 de novembro

Horário: 19h

Gratuito

Biblioteca Mário de Andrade – Auditório Rubens Borba de Moraes

Endereço: Rua da Consolação, 94 – República – 1° andar

Sair da versão mobile