Composto em parceria com Wycleaf Jean, single vendeu dois milhões de downloads para celulares
O ano era o de 2006. Artistas e gravadoras buscavam compreender como é que iriam repor as perdas financeiras, já que o mercado de CDs ia à bancarrota, graças ao formato MP3. No lugar de mídias físicas, os consumidores agora baixavam os arquivos digitais para ouvirem em seus computadores e tocadores portáteis, como o iPod. A internet de banda larga já era uma realidade nas residências, e os celulares evoluíam a passos largos.
Shakira estava pronta para trazer seu novo single, Hips Don’t Lie, escrito e gravado ao lado de Wycleaf Jean (ex-Fugees). A canção seria o segundo aperitivo servido ao público de seu sétimo álbum, Oral Fixation, Vol. 2, lançado em novembro do ano anterior. A artista, então, teve a ideia de adicionar um tempero extra: ser a pioneira em uma nova forma de vender downloads, para servir como ringtones de celular.
A estratégia foi um sucesso. A partir de 19 de março de 2006, mais de duas milhões de pessoas pagaram para ter, em seu toque de chamada no telefone, a nova música da cantora. A boa receptividade não veio só desta plataforma. As vendas de download para tocadores como o iPod bateram quatro milhões rapidamente, e o single atingiu recordes de aceitação nas rádios americanas, tocando por quase dez mil vezes em apenas uma semana.
A colombiana mostrou aos seus colegas que havia uma nova forma de fazer uma grana com a música — pelo menos, aos nomes mais famosos. Tudo estava meio nebuloso na época. Ninguém sabia como e quanto as pessoas estavam dispostas a pagar por uma faixa com aquela nova realidade digital. Era um momento de experimentação.
No ano seguinte, o Radiohead lançou seu álbum In Rainbows exclusivamente através de um website especial, onde os fãs definiam o preço que queriam pagar por ele, a partir de uma libra. A estratégia foi um sucesso. A imensa maioria decidiu pagar muito mais do que o mínimo, e a banda criou uma relação de cumplicidade com seu público, arrecadando milhões, sem intermediários.
Mas voltando à Shakira, sua estratégia inovadora jogou Hips Don’t Lie em um círculo virtuoso de sucesso. Os ringtones espalhados por milhões de celulares promoveram ainda mais a canção, que tocou mais em rádios, viralizou no YouTube e vendeu mais downloads.
Ninguém sabia, até então, que os serviços de streaming chegariam logo logo aos telefones e computadores de todas as pessoas, matando no berço o mercado de downloads, a partir de 2010, nos Estados Unidos.
A estrela pop saiu na frente, e ganhou uma bela grana com isso. Hips Don’t Lie ficou em primeiro lugar nos charts do Reino Unido e dos Estados Unidos. No Brasil, alcançou a oitava posição!