João Gordo no documentário De Rua João Gordo – foto: divulgação

Série de documentários “De Rua” discute a relação entre a moda e a música no Brasil

Music Non Stop
Por Music Non Stop

Erika Palomino, João Gordo, KL Jay e Iggor Cavalera falam sobre a influências das cenas de música eletrônica, o punk, o hip hop e o heavy metal na moda brasileira

A série é uma declaração de amor à cena streetwear, a moda de rua brasileira e a todos os elementos e personagens que fundamentaram a expressão underground mais relevante culturalmente nos dias de hoje.

Dividida em quatro episódios, “De Rua” traz o skate, surf, punk, metal, rap, funk, grafite, cultura clubber, internet e como tudo isso se conecta e se expressa através da moda vinda das ruas.

O objetivo de Chris Caterina, idealizadora do projeto, foi tentar entender questões que compõem o cenário streetwear atual, no Brasil e no mundo e o impacto das redes sociais nos movimentos de rua. “São dois assuntos que eu amo e que estão intimamente ligados à minha trajetória profissional e pessoal. Música, movimentos de subcultura e moda são temas que sempre me interessaram e que ainda hoje me instigam! Ver esse casamento do luxo com o skate, por exemplo, para mim é algo ainda intrigante e apaixonante “, diz Chris Caterina.

A série traz depoimentos de nomes importantes da moda, música e cultura, como João Gordo (apresentador e vocalista do RDP), Erika Palomino (jornalista e curadora MAM Rio), Aori Sauthon, sneakerfreak e empreendedor, Domênica Dias (atriz e diretora criativa da grife Yebo) e o homem por trás das picks ups dos Racionais, KLJay.

 

 

Os diretores Rodrigo Giannetto (Histórias e Rimas, doc sobre rap e hip hop) e Raphael Erichsen (Radical, doc sobre o surfista Dadá Figueiredo) dão a sua visão, assim como a especialista em cultura e tecnologia e fundadora da BRIFW, Olivia Merquior.

Os quatro episódios serão lançados simultaneamente no canal do Youtube da Press Pass no dia 23 de novembro. “Cada episódio conta sua própria história, e a ideia é que juntos eles pintem um grande retrato das diversas facetas do streetwear brasileiro”, conta Luiz Menezes, Head de Conteúdo da Fresh People, o hub criativo da Press Pass que ficou responsável pela produção de todo material.

Para assistir à série no Youtube, clique aqui!

Sinopses:

Episódio 1: Hip Hop, marcas e o pioneirismo preto

Xis e KL Jay

Xis e KL Jay – foto: divulgação

A cena hip hop brasileira dos anos 1990 é tema deste episódio, onde se discute os laços entre cultura, estética e o mercado da moda de rua. Entre rappers, estilistas, sneakerheads e gente que viveu o desenvolvimento dessa cena, pode-se enxergar um roteiro de fatos, inspirações e adaptações até as apropriações dos movimentos nascidos na rua por marcas de luxo, em uma trajetória que vai da periferia aos palcos e de lá para as passarelas. O diretor Rodrigo Giannetto, e os rappers Xis e KL Jay contam o que os atraía a atenção nos vídeos da MTV e como criavam suas versões de streetwear, com roupas largas, a incursão pelo sportswear e, finalmente, a criação de marcas que traziam o viés da realidade periférica brasileira. Domenica Dias, atriz e estilista, traz a bagagem de conhecimento que a fez criar sua própria grife, a Yebo, para falar da presença feminina no streetwear e a importância de tomar espaços. Já Andrea Dias, sneakerhead, analisa a apropriação de signos da cultura preta pelo mainstream, num apagamento constante.

 

Agradecimentos: Andrea Mesquita, Domenica Dias, KL Jay, Rodrigo Giannetto e Xis.

Idealização: Christine Caterina

Direção, Roteiro e Produção: Luiz Menezes

Direção de fotografia e captação de imagens: Diego Casanova

Captação de imagens: Gabriel Zambon

Edição e Montagem: Pedro Oldi

Artes, motions, finalização: Fernando Dalvi

Produção executiva: Alice Linhares

Direção executiva: Emmanuel Filho

Realização: Fresh People

Episódio 2: Punk, skate e o nascimento da Cavalera

Iggor Cavalera

Iggor Cavalera – foto: divulgação

No episódio sobre a influência do punk e do skate, vemos como a moda de rua se transformou ao longo dos anos. Desde a metade da década de 1980, manifestações que partiram do punk rock e suas ramificações contribuíram para a criação de uma cena streetwear por aqui. Neste capítulo do documentário, conhecemos a forma que frontmen como João Gordo e Clemente encontravam de adaptar roupas cotidianas para compor um estilo punk; vemos como a amizade e conexão de Alberto Hiar, o Turco Loco, e Iggor Cavalera foi determinante na criação de um estilo de streetwear que foi a cara dos anos 1990, através da Cavalera, primeira marca nacional do gênero; e o que foi se ajustando nas peças para contemplar não só a forma de expressão, mas também o conforto do lifestyle.
Participaram deste episódio: João Gordo do Ratos de Porão, o baterista Iggor Cavalera, ex-Sepultura, Clemente, vocalista dos Inocentes, o fotógrafo e skatista Flávio Samelo, Alberto Hiar, dono da Cavalera, o diretor de documentários Raphael Erichsen e Pedro Nicolas, produtor.
Agradecimentos: Alberto Hiar, Clemente Nascimento, Flavio Samelo, Iggor Cavalera, João Gordo, Pedro Nicholas e Raphael Erichsen.
Idealização: Christine Caterina
Direção, Roteiro e Produção: Luiz Menezes
Direção de fotografia e captação de imagens: Diego Casanova
Captação de imagens: Gabriel Zambon
Edição e Montagem: Pedro Oldi
Artes, motions, finalização: Fernando Dalvi
Produção executiva: Alice Linhares
Direção executiva: Emmanuel Filho
Realização: Fresh People

 

Episódio 3: Sneakerheads in Rio: Dos Bailes Funk à Zoeira

Gessica Justino

Gessica Justino – foto: divulgação

“Quem disse que o Rio de Janeiro não tem cena?” No episódio sobre os sneakerheads cariocas, conhecemos pessoas que foram fundamentais na formação da cena dos colecionadores de tênis da cidade: como se interessaram pelos sneakers, como espalharam a palavra, e como transformaram um ato em uma comunidade. Cada modelo traz uma história incidental e adquire uma nomenclatura no dialeto, como os [Nike] Shox nos bailes e os [Mizuno] Tênis de Cria. As festas hip hop e os bailes funk propulsionaram o movimento, narrado aqui por Aori Sauthon, Michelle Andrade, Géssica Justino, Maíra Botelho e Rômulo Manhães.
Agradecimentos: Aori Sauthon, Géssica Justino, Maíra Botelho, Michelle Andrade e Rômulo Manhães.

Idealização: Christine Caterina

Direção, Roteiro e Produção: Luiz Menezes

Direção de fotografia e captação de imagens: Diego Casanova

Captação de imagens: Gabriel Zambon

Captação de imagens: Caio Humb

Edição e Montagem: Pedro Oldi

Artes, motions, finalização: Fernando Dalvi

Produção executiva: Alice Linhares

Direção executiva: Emmanuel Filho

Realização: Fresh People

 

Episódio 4: Os clubbers, a internet e o futuro

União, expressão, pertencimento e moda. A cena clubber é feita desses itens, que são destrinchados nesse episódio de De Rua. A novidade que chegou no Brasil com aberturas econômicas e compreensão de orientações sexuais, quase ao mesmo tempo em que a internet surgia e se popularizava por aqui, conectou uma nova geração de criadores e indicou para as próximas o caminho através de uma nova rua, cada vez mais virtual. De decanas da cena, como Erika Palomino e Camila Yahn, passando pela especialista em tecnologia Olívia Merquior, até o produtor de conteúdo Daniel Kalleb e o jornalista Pedro Diniz, o tecido desta história parte da conectividade mid-90s para lançar um olhar crítico sobre os espaços virtuais, a relação social trazida pela moda e a sustentabilidade.
Agradecimentos: Erika Palomino, Pedro Diniz, Daniel Kalleb, Olivia Merquior e Camila Yahn.
Idealização: Christine Caterina
Direção, Roteiro e Produção: Luiz Menezes
Direção de fotografia e captação de imagens: Diego Casanova
Captação de imagens: Gabriel Zambon
Edição e Montagem: Pedro Oldi
Artes, motions, finalização: Fernando Dalvi
Produção executiva: Alice Linhares
Direção executiva: Emmanuel Filho
Realização: Fresh People

SOBRE A PRESS PASS:

Há mais de 20 anos no mercado, a Press Pass tem em sua essência a relação com a moda e o comportamento jovem. Foi uma das primeiras agências de comunicação a trabalhar com influenciadores ao fundar o espaço de experiência da Adidas. Viabilizou o Clube Melissa, sendo responsável pela vinda da estilista Vivienne Westwood ao Brasil, que lançou sua coleção para a brand brasileira na SPFW, entre outros eventos de grande porte. Conquistando o mercado de comunicação, atualmente a agência fornece os serviços de relações públicas, projetos com creators e influenciadores digitais, collabs, criação de conteúdo, marketing digital, ativações, eventos e produção de moda. A Press Pass atende aos segmentos de moda, gastronomia, hotelaria, institucional, beleza, bebidas e outros setores. Entre seus clientes estão Devassa, Tiger, Minor Hotels, Keune, Crocs, Calvin Klein, Vogue eyewear, Ray Ban.