Sampleamos o som da bateria eletrônica E-mu Drumulator, de clássicas do Depeche Mode, pra você baixar aqui de graça

Daniel Chalfon
Por Daniel Chalfon

E-mu Drumulator

Início dos anos 80. Synthpop bombando em todo lugar, e uma bateria eletrônica era fundamental para o novo som que surgia.

Mais precisamente em 1983, você comprava nos EUA uma drum machine analógica como a Roland TR 808 por uns US$ 1.100. Mas na época o povo achava que ela tinha uns sons muito artificiais. Quem diria que hoje a 808 é um clássico e vale pelo menos três vezes mais que isso.

Poderia também encarar uma Linn Drum LM1, bateria baseada em samples e considerada realista. Só que aí você deixava uns US$ 5 mil na mesa.

Drumulator foi lançada pela E-mu para mudar tudo isso.

Com 995 doletas você saía por aí fazendo seus beats, com sons bem mais próximos de uma bateria real.

São apenas 12 sons, disparados por 4 botões, sequencer, memória, interface de dados que gravava os loops em fita cassete. Tudo processado em gloriosos 12 bits e com componentes de primeira, como os transistores de germânio e as 8 saídas independentes.

Longe da notoriedade e valor alcançados pelas baterias da Linn, a Roland TR 909 e mesmo sua irmã mais nova, a E-mu SP12, que caiu nas graças da galera pioneira do hip hop, a Drumulator também teve seus momentos de fama.

Você encontra ela, quase sempre cheia dos reverbs exagerados da época, em faixas clássicas dos anos 80, como Everything Counts e Never Let Me Down do Depeche ModeMy Love is Chemical do Lou Reed e outras.

Depeche Mode – Everything Counts

Uma curiosidade da Drumulator: a música Shout do Tears for Fears também foi gravada com ela. Mas com uma versão modificada pela DigiDrums, uma empresa que vendia um kit para alterar os sons originais. A DigiDrums, mais tarde mudou de nome para Digidesign e lançou o ProTools, software que mudaria a gravação musical para sempre.

Ao todo foram produzidos cerca de 10 mil exemplares da Drumulator. Mas para todo mundo poder tocar com os sons clássicos dela, resolvi samplear a minha e publicar aqui no Music Non Stop, de grátis 🙂

A Drumulator foi captada no AudioArena, com um pré-amp Neve 1073LB, desenhado pelo lendário Rupert Neve. Tudo convertido para digital em um conversor Avid HD I/O em 48khz e 24 bits.

drumulator_light

Para terminar: a Drumulator teve vida curta de produção, apenas dois anos. Na sequência vieram a SP12 e a SP1200, bem mais completas e caras. A E-mu partiu para revolucionar o mercado de samplers com os Emax, lançou módulos memoráveis como o Proteus e uma linha meio non-sense que tentava reeditar sons clássicos de dance music.

Acabou sendo comprada pela coreana Creative Labs, fabricante das placas de som Soundblaster, populares nos PCs montados pela galera dos games. Mas aí a história é outra.

Divirtam-se.

Download: drumulator samples

 

Daniel Chalfon

Sócio do estúdio AudioArena e da agência LDC, toca baixo e synths no Jules.