O Women’s Music Events é um dos maiores orgulhos do QG do Music Non Stop. Criado em 2017 por Claudia Assef (fundadora também do Music Non Stop e de mais uma penca de projetos em prol da música e da noite brasileira) e Monique Dardenne, o WME é um hub criado para unir e valorizar o trabalho das mulheres na indústria musical.
O portal do WME conta, por exemplo, com um banco de profissionais (que também virou app) visando facilitar as conexões entre mulheres do Brasil todo buscando contratações e colaborações. A atividade, entretanto, não para por aí. Hoje a WME Conference e o WME Awards são dois dos mais importantes eventos anuais voltados para esse mercado.
A quarta edição da conferência será realizada dias 18, 19 e 20 de setembro e, assim como tantos outros eventos programados para 2020 (como o Hack Town, Rio Music Conference e a futura SIM São Paulo) passaram para o formato online, batizado pelo WME muito carinhosamente de Remix.
Pois é. a WME Conference foi “remixada” para o formato online, mantendo todas as atrações originais, transmitida ao vivo diretamente da Casa Natura, atenta a todos os protocolos de saúde e segurança determinados para este momento de pandemia.
Mais do que isso. Bateu na Claudia e na Monique a liga de aproveitar o que o mundo virtual pode oferecer de diferente a um evento como esse: a possibilidade de atingir mulheres de locais distantes ou que por qualquer motivo não poderiam participar in loco da conferência.
É certo que nós, neste tempo de quarentena, já demolimos diversos bloqueios que tínhamos em relação ao mundo virtual. Sabe aquele papo de “ah… nada substitui o contato cara a cara” ou “reunião online não rende”… então. Estes conceitos, digamos, já são muito 2019.
Claro que todos sentimos a falta do contato, das apresentações e encontros e, obviamente, das festas de confraternização. Mas também nos ressentíamos em não poder participar daquela conferência em Recife, ou de ver sempre os mesmos rostos em todos os evento. Remixemo-nos, pois.
Aliás, a própria coisa do networking recebeu uma atenção especial da organização. A meta é criar ferramentas e integrações durante o evento e o portal WME para substituir aquele esbarrão na saída do banheiro – “Oi, não é você que produz a Céu? Eu faço shows lá em Manaus!!!” – com encontros, conversas e interações, tanto entre o público quanto com as participantes dos painéis e oficinas.
A madrinha da edição 2020 é a cantora e compositora Daniela Mercury, que agora remixada dará sua entrevista de casa, lá em Salvador, para Claudia Assef na sede da WME Conference deste ano, a Casa Natura.
A WME Conference RMX conta com uma programação de primeiro grau. Serão 15 painéis, 8 oficinas e 8 shows envolvendo quase 70 profissionais da música. As apresentações musicais contam com a autoridade Maria Rita Stumpf, Céu, Tiê, As Bahias e A Cozinha Mineira, Xênia França, Larissa Luz e MC Souto.
O evento deste ano é patrocinado por TNT Energy Drink, Budweiser, Natura Musical, e apoiado por Eqlibri, Facebook, UBC e Ecad. Essas empresas todas se mantiverem junto à organização no momento da decisão pela remixagem da conferência, o que garantiu a manutenção total da programação, além de movimentar o mercado de produção com a remuneração de mais cem profissionais diretamente.
Se liga na programação já confirmada e acompanhe o Music Non Stop, que fará a cobertura diária e intra terrena da WME Conference.
PAINÉIS
– Q & A com a madrinha da WME Conference RMX, Daniela Mercury
-Literatura em alta: como a pandemia aproximou as pessoas dos livros
-Das plataformas para o hipotálamo: como os podcasts podem ajudar a amplificar discursos e projetos com os propósitos mais diversos
-Vidas negras importam: a música é essencialmente preta, mas as oportunidades são iguais?
-Festivais de música como lançadores de tendências e soluções para o momento
-Unidas pela Pista. Como coletivos de festas criam comunidades em torno de códigos, hinos e figurinos
-Projeções para o futuro e a recuperação do mercado da música
-Um universo em expansão: as muitas faces do mercado das lives
-Etarismo e sucesso: profissionais falam sobre como driblar restrições e preconceitos que vêm com a idade
-Fundos, editais e auxílios para trabalhadores da música
OFICINAS
-O show tem que continuar, mas como? Protocolos, EPIs e fases da retomada das atividades culturais
-Dá pra viver de lives de música? Sim e a gente te conta como
-Como resolver a sua live: dicas valiosas sobre áudio e vídeo
-Existem dois tipos de podcasts, os bons e os ruins. Aprenda a fazer o seu com qualidade
-Ganha-ganha: Ideias e soluções de ativações de marcas para enriquecer seu evento online
– Como cadastrar suas obras e fonogramas-
– Yoga Live: Música Eletrônica e Ioga para elevar o corpo e a mente
– Oficina de Acessibilidade na Web
SERVIÇO
WME CONFERENCE RMX
Data: 18, 19 e 20 de setembro
Horários: sexta (18) e sábado (19), das 13h às 21h. Domingo (gratuito), das 16h às
21h.
Show extra Eqlibri: domingo, 11h, com Tiê (gratuito) – exibido nas redes de Eqlibri
Show de encerramento Natura Musical: domingo, 17h às 20h30, com MC Souto,
Xênia França e Céu. Exibido nas redes sociais de Natura Musical.
Ingressos para a conferência: R$ 15 (válido para um dia)
Todos os shows são gratuitos
Link para compra de ingressos