Oitavo prêmio da União Brasileira dos Compositores homenageia dois artistas ao mesmo tempo pela primeira vez
Mesmo depois de ter partido para as estrelas, Rita Lee segue papando prêmios. A artista especializada em romper barreiras na música por quatro décadas foi anunciada, ao lado do apaixonado marido Roberto de Carvalho, como vencedora do Prêmio UBC em 2024. É a primeira vez que a premiação criada em 2017 contempla um artista que ja faleceu.
UBC é a sigla para a União Brasileira dos Compositores, uma associação que cuida da representação dos artistas na arrecadação de direitos autorais. Não é a única, mas uma das maiores do país. O prêmio foi criado para homenagear grandes artistas brasileiros. Já levaram o troféu Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença e Caetano Veloso.
Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC, justifica: “A edição especial do Prêmio UBC, em seu oitavo ano, sai da Casa UBC pela primeira vez para aterrissar em São Paulo e reconhecer a gigantesca transcendência da obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Uma dupla rara de compositores cujo trabalho conjunto faz parte da vida de todos os brasileiros e influencia o rock e a MPB de maneira definitiva e particular. É uma honra para a UBC, sua Diretoria e mais de 70 mil titulares de todo o Brasil anunciar esta justa homenagem”.
Carvalho e Lee representam a perfeita conexão entre o amor e a música. O casal se manteve junto, distribuindo ao público diversos episódios deliciosamente românticos, até o final da vida de Rita, em maio de 2023. A relação dos dois não ficou só no grude. Formaram uma bela parceria de compositores, donos de clássicos como Mania de Você, Flagra, Papai Me Empresta o Carro, Lança Perfume, Chega Mais, Cor de Rosa Choque e Desculpe o Auê.
A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá dia 04 de dezembro, no teatro paulistano B32. A primeira vez, como contou Castello Branco, fora da cidade em que foi criada, o Rio de Janeiro. A UBC também aproveitou o anúncio para lançar seu canal no YouTube, onde é possível conferir como foram as edições anteriores.