Rio Music Conference traz a São Paulo nesta quarta e quinta temas que vão de mulheres na música a direitos autorias

Claudia Assef
Por Claudia Assef

Com um histórico de oito anos na bagagem, a Rio Music Conference é parada obrigatória para DJs, produtores, bookers, donos de clube e tantos outros profissionais ligados ao universo da música eletrônica no Brasil. Em sua última edição princial, em janeiro deste ano, a conferência reuniu cerca de 1.300 profissionais que participaram de painéis e workshops realizados entre o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã. no complexo do Porto Maravilha, centro do Rio de Janeiro.

A partir desta quarta (30), é a vez de São Paulo viver com intensidade dois dias cheios de programação da edição América Latina da RMC no Unibes Cultural com painéis, workshops e ambientes para networking. Ainda rola até dia 3 a programação noturna da Club Week, com benefícios especiais aos participantes do RMC em vários clubes da cidade. Para participar de todos os eventos, é preciso pagar uma taxa de inscrição (o segundo lote, que está rolando até as 18h desta quarta custa R$ 110) através do deste link.

rmc3

O jornalista e DJ inglês Jonty Skruff faz uma demonstração na edição principal do RMC 2016

Entre as discussões programadas tem muita coisa interessante, como um painel sobre o festival holandês Dekmantel, um papo sobre gestão de carreiras, a apresentação em primeira mão do projeto Women’s Music Event (em breve voltaremos a falar sobre isso), um painel sobre colaborações e um sobre jornalismo musical, apresentado pelo Music Non Stop e parte de sua equipe de colaboradores.

Abaixo a programação completa. Nos vemos no RMC.

QUARTA, 30, A PARTIR DAS 14h

SALA FUSION

14:00 – 14:45 : Do It Yourself

Fugindo das fórmulas pré-estabelecidas, estes empreendedores da noite optaram por crescer independentes, superando expectativas e criando seu próprio negócio, público e demanda, criando novas oportunidades e até mesmo novos modelos de sucesso.

Eli Iwasa (DJ/Club 88)
Nana Torres (DJ/ Discotech)
Hot Bullet (DJ/ Plus Talent)
Guga Trevisani (Manager/ Entourage)
Mediador: João Anzolin (Hot Content/Subtropikal)

15:00 – 15:45 Dekmantel Festival (Brasil)

Com seus parceiros Thomas Martojo e Casper Tielrooij, Matthijs Theben é dono da produtora de eventos e selo Dekmantel. Em cinco anos, essa potência de Amsterdam se transformou em um dos times mais importantes dentro da cena eletrônica e o Dekmantel Festival seu carro-chefe. Theben Terville é a mente brilhante por trás dessa rápida e notável ascensão e sabe bem combinar uma verdadeira paixão por música com empreendedorismo inteligente.

Matthijs Theben (Dekmantel)
Caio Taborda (Gop Tun)
Mediador: Claudia Assef ( Jornalista)

16:00 – 16:45 Gestão de Carreiras

Assim como novos artista sempre estão buscando espaço, carreiras bem-sucedidas precisam de novidades constantes e um gerenciamento inteligente. Neste painel vamos debater sobre os caminhos para se ter uma carreira sólida e conquistar o seu público.

Rene Jr. (Austro)
Tânia Saraiva (Tune Agency)
Pedro Suchodolski (D.O.C. Records)
Elekfantz (Live)
Mediador: Bruna Calegari (Hot Content/Subtropikal)

17:00 – 17:45 Mercado de oportunidades

rmc2

Claudio da Rocha Miranda, do RMC e do Ultra Brasil, é o mediador do painel Mercado de Oportunidades

Mudanças são sinônimo de oportunidades. Em um mercado que está em constante transformação, novas oportunidades são mais do que alternativas, mas uma forma de gerenciamento inteligente e reinvenção. Entenda quais são os maiores desafios para enfrentar um momento de crise e como encarar novas perspectivas.

Alexandre Wesley (T4F)
Mauricio Soares (Plus Talent)
Renan Maciel (Ambev/Fusion)
Renato Ratier (Ratier/D-Edge)
Marcelo Beraldo (Grupo Vegas)
Mediador: Claudio da Rocha Miranda Filho (RMC)

18:00 – 18:45 Women’s Music Event

wme

Claudia Assef (esq.) e Monique Dardenne irão falar da plataforma de música, negócios e tecnologia WME

Com o intuito de ser tornar o eixo central em torno dos eventos focados no universo musical feminino que surgem a cada dia no Brasil, o Women’s Music Event (WME) é uma plataforma de música, negócios e tecnologia vista por uma perspectiva feminina. Suas criadoras, Claudia Assef e Monique Dardenne, contam em primeira mão no RMC SP quais os planos e o contexto em que o WME se desenvolverá.

Claudia Assef (WME/Music Non Stop)
Monique Dardenne (WME/MD/Agency)
Mediador: Bruna Calegari (Hot Content/Subtropikal)

19:00 – 19:45 Studio Sessions

Criar música é sempre um processo complexo e muita das vezes produtores passam horas dentro do seus estúdios procurando a batida perfeita. Fique por dentro dos métodos, equipamentos e decisões que este time de peso tem a compartilhar sobre seu estilo de vida como músicos.

Gabe (Produtor/Sublime)
Dashdot (DJ/Popart)
Rodrigo Ferrrari (DJ/Produtor)
Andre Torquato (DJ/Nomumbah)
Mediador: Dudu Marote (Ganzá)

20:00 – 20:45 DJ Ban apresenta: Batendo Prato

Big boss Ban Schiavon

Ban Schiavon é apresentador do Batendo Prato, programa de entrevistas que vai rolar no RMC SP

Batendo Prato é um programa da Ban TV onde a pauta é a música. Cada convidado participa com suas faixas preferidas, no âmbito pessoal ou profissional, num bate papo bem descontraído.

Luisa Viscardi (Jambox)
Nedu Lopes (DJ/RedBull 3 Style)
Murphy (DJ)
Felicio Marmo (DJ/MTX)
Julio Torres (DJ/Vinil Sessions)
Mediador: Ban Schiavon (BAN EMC)

SALA SKOL BEATS

14:00 – Mixagem performática

Com tantos DJs disputando espaço, ter uma técnica arrojada e marcante pode ser seu diferencial. Nesse workshop você receberá varias dicas de como tirar o maximo proveito do equipamento (CDjs e mixer) com criatividade, grande impacto e resultado na pista de dança com o perito em efeitos e discotecagem performática da AIMEC Brasil, Mateus B.

Instrutor: Mateus B (AIMEC)

15:00 – Mixagem para pistas de dança

O processo de masterização continua sendo a etapa final e “mística” da produção de uma música, mas alguns produtores se esquecem que o sucesso da qualidade de áudio nasce durante o processo de mixagem. Quando a música é feita para ser tocada em pistas de dança, esse processo tem ainda mais detalhes. Participe desse workshop e descubra técnicas importantes para ter sua faixa soando bem em qualquer club.

Instrutor: André Salata

16:00 – Turbine suas produções com os plug-ins da Native Instruments.

A empresa alemã Native Instruments é reconhecida mundialmente pela qualidade de seus softwares e hardwares tanto para o mercado de produção quanto o mercado de DJs. Nesse workshop mostraremos o poder dos softwares de produção da Native Instruments e como essas ferramentas podem elevar suas produções ao próximo nível.

Instrutor: Mateus Basso (AIMEC)

 

17:00 – Pioneer DJ presents – TORAIZ SP-16

Sample, Sequence, and Perform with the first and only stand-alone music technology product in the market today. Come witness how Pioneer DJ TORAIZ SP-16 is changing the game.

Instrutor: DJ GKD (BAN EMC)

 

18:00 – ROLI Seaboard RISE – O futuro dos teclados.

A ROLI realmente é uma marca revolucionária com muita tecnologia inovadora no mundo da música, quebrando vários paradigmas na concepção de teclados. Construído com uma superfície de silicone macio, no Seaboard RISE você forma o som intuitivamente através do toque. O RISE oferece cinco dimensões de Touch – Strike, Press, Glide, Slide e Lift – que abrem uma abordagem totalmente nova para se expressar em um teclado.

Instrutor: Alonso Figueroa (AIMEC)

19:00 – Pioneer DJ NXS2

A tecnologia não para, e você precisa acompanhar todo esse turbilhão de informações para se manter atualizado no mercado. Nesse workshop você terá a oportunidade de conhecer os recursos e a potencialidade dos novos CDJs e mixer NXS2 que serão, em muito breve, o equipamento padrão nos palcos e cabines de som.

Instrutor: André Motta (AIMEC)

20:00 – Síntese sonora como ferramenta de criação

Síntese sonora ainda é um mistério para muitos iniciantes na produção, ou até para quem já produz. Conseguir tirar aquele som que você ouviu em alguma música, ou criar sons completamente novos é uma arte.

Instrutor: Adrian Ribeiro (AIMEC)

Lounge de negócios – Speed Coaching das 18h às 19h

Rodrigo Rodriguez – (A&R Austro/Som Livre)
Andreia Batista – (Artist Manager/Braslive Entertainment)
DJ Glen ( DJ/ Produtor)
Mau Angelo (Manager/Electrance)
Guigo Monfrinato ( Consultor de Comunicação especializado no segmento de música eletrônica)
Mauricio Azevedo (MKZ Marketing)

Line-up: Showcase Dimens.Djs

14:00 Innersection Live
15:30 Gian Granito
17:00 Doc Ozzy
18:30 Rafael Onid
20:00 Guilherme VAC

QUINTA-FEIRA, 1/12, A PARTIR DAS 14H

SALA FUSION

14:00 – 14:45 Direitos Autorais

Como receber pela música que você produz? Conheça um pouco mais sobre os mecanismos disponíveis para regulamentar a distribuição de renda dos direitos autorais no Brasil.

rmc4

Renato Cohen (camisa azul) é um dos que retornam ao RMC, desta vez para falar de direitos autorais

Eduardo Ramos (Believe Digital)
Renato Cohen ( DJ/ Produtor)
Ricardo Mello ( Abramus)
Mediador: Joao Anzolin

15:00 – 15:45 Mundo Digital

A forma como nós consumimos música sofreu uma transformação considerável nos últimos anos. Como profissionais do mercado lidam com essa mudança no mundo dos negócios? Qual é a importância da distribuição digital nos canais de promoção e venda?

rmc1

Coy Freitas (centro) vai mediar o papo sobre Mundo Digital

Arthur Fitzgibbon (ONErpm)
Camila Zanetin (Vevo)
Kondzilla ( Diretor de Vídeo)
Zegon (Tropkillaz)
Mediador: Coy Freitas (Skol Music)

16:00 – 16:00 Collab

Muitas artistas hoje trabalham em parceria, para que o resultado do trabalho seja ainda melhor do que se criado individualmente. Mas o processo colaborativo envolve muito jogo de cintura e parceria. Entenda como funciona este trabalho criativo dentro da produção musical, seja bem vindo ao Collab.

lacozta

O duo Lacozta (Daniel Costa e L_cio) vai falar sobre Collabs, papo que terá mediação de Dudu Marote

Ellie Ka (Produtora)
Dakar (DJ/Produtor)
Lacozta (Live)
Fatnotronic (DJs/ Produtores)
Mediador: Dudu Marote (Ganzá)

17:00 – 17:45 Music Non Stop apresenta:Papo Reto sobre Jornalismo Musical

rmc5

Claudia Assef, do Music Non Stop, vai mediar o painel sobre jornalismo musical

A jornalista Claudia Assef irá conduzir um painel com parte de sua equipe de colaboradores do site Music Non Stop, além de Gil Barbara, que fez história no jornalismo musical ao criar o Rraurl, desativado definitivamente há algumas semanas. Na conversa, irão falar sobre como o jornalismo musical pode ser uma ferramenta importantíssima para o crescimento e fomento da cena, especialmente quando feito com qualidade e profundidade.

Camilo Rocha (Jornalista)
Edu Corelli (DJ/Fotografo)
Marco AAndreol (Coluna Senoide)
Gil Barbara (Fundador/Rraurl)
Mediadora: Claudia Assef (Publisher/Music Non Stop)

18:00 – 18:45 – A Noite como Espaço Plural

selvagem

Os meninos da Selvagem vão falar da experiência de fazer sua festa itinerante

As pistas são tradicionais palcos para discussões políticas e sociais desde o surgimento da música eletrônica. Em um momento em que o país passa por uma ampla transformação política, como artistas, público e eventos tem se tornado amplificadores destas mensagens?

Paulo Tessuto (Carlos Capslock)
Augusto Olivani (Selvagem)
Mario Sergio (Laroc)
Mediador: João Anzolin (Hot Content/Subtropikal)

19:00 – 19:45 Q.A Illusionize

illusionize

2016 foi o ano de Pedro Mendes brilhar no cenário nacional. O goiano é um dos nomes mais requisitados por público e contratantes no Brasil, por isso convidamos esta figura para tirar o chapéu e responder algumas questões sobre sua rotina, sobre o caminho que trilhou até aqui e em especial sobre seu futuro.

Mediador: Leo Janeiro (RMC)

20:00 – 20:45 Festas Itinerantes

Além de clubes e grandes festivais, as boas e velhas festas continuam movimentando grande parte do mercado do entretenimento. Neste painel vamos discutir sobre quais são os diferenciais que tornam este mercado sempre interessante.

Kako Perroy (Café De La Musique)
Gustavo Freitas (Leeds)
Felipe Aversa (Agencia Haute)
Du Serena (Kontrol)
Mediador: Sandro Horta (DJ Com)

Sala Skol Beats

14:00 – Mecanismo de monetização para obras digitais

O volume de obras musicais digitais tem crescido exponencialmente no mundo, artistas vendem suas musicas, são executados em vários territórios e não tem controle sobre o que tem direito a receber. Nesse workshop receberemos a dig dis!, uma das principais distribuidoras do mundo, de origem Alemã, explicando o que voce tem direito e como é o processo correto para monetizar suas obras digitais em todas as formas como youtube, soundcloud, vendas em loja, streaming, compilatório, publishing, entre outros.

Instrutor: Willian Pires (dig dis!)

15:00 – Masterizando passo-a-passo

O que vem primeiro? Compressor ou Equalizador? Limiter ou Maximizador? Neste painel vamos masterizar a música de um participante ao vivo, explicando cada um dos recursos utilizados no processo e qual o motivo de sua utilização. Saiba como chegar na sonoridade e volume final que cada estilo do eletrônico pede.

Instrutor: André Salata

16:00 – Desvendando a dinâmica de um Live PA.

Com a disponibilidade de tanto equipamento e tecnologia, várias formas de se apresentar surgiram. Nesse workshop você conhecerá como é a dinâmica de tocar diversos instrumentos, aplicar efeitos, manter todos sincronizados e construir uma música ao vivo como uma banda.

Instrutor: Bry Ortega (AIMEC/Só Track Boa)

17:00 – Pioneer DJ presents – Rekordbox DJ

Instrutor: DJ GKD (BAN EMC)

18:00 – Native Instruments: Construindo e desconstruindo arquivos STEMs

A Native Instruments inseriu no mercado de DJs uma forma realmente revolucionária para quem toca, e diferente para quem produz, é o arquivo STEM. Grandes lojas já possuem um setor de venda especifico para esses arquivos, e artistas renomados já disponibilizam para venda suas músicas nesse formato. Aprenda utilizar, construir e até desconstruir uma musica nesse formato. Arquivos STEM serão disponibilizados free download nesse workshop.

Instrutor: Mateus Basso (AIMEC)

19:00 – Advanced Music Business for DJs.

O mercado de música se profissionalizou, hoje não há mais espaço para quem não tem os devidos cuidados e estratégias na criação da sua marca. Através de dicas avançada vamos conhecer melhor o que acontece no universo dos negócios dos DJs.

Instrutor: Rafael Araujo (AIMEC)

20:00 – Musicalização para música eletrônica

Música não é feita só de conceitos de áudio. Para qualquer produtor musical, em qualquer gênero, é imprescindível o mínimo domínio dos fundamentos essenciais da música. Nesse workshop você saberá mais sobre esses fundamentos, de forma dinâmica, sem uso de teorias pesadas e diretamente no software de produção, usando recursos de MIDI e seqüenciamento.

Instrutor: Alonso Figueroa (AIMEC)

Lounge de negócios – Speed Coaching das 18h às 19h

Rodrigo Rodriguez – (A&R Austro/Som Livre)
Andreia Batista – (Artist Manager/Braslive Entertainment)
DJ Glen ( DJ/ Produtor)
Mau Angelo (Manager/Electrance)
Guigo Monfrinato ( Consultor de Comunicação especializado no segmento de música eletrônica)
Mauricio Azevedo (MKZ Marketing)

Line-up – Showcase

14:00 Adriano Cortez
15:30 N.A.S.S.I
17:00 Vini Pistori
18:30 André Luchi
20:00 Radiocuts

× Curta Music Non Stop no Facebook