Arcade Fire - Year of the Snake

Year of the Snake

Arcade Fire

Indie rock | 2025

8.5/10

Jota Wagner
Por Jota Wagner

 

Felizes os que têm o privilégio de ouvir o novo single do Arcade Fire, Year of the Snake, em boas caixas de som ou fones de ouvido. A música é um deleite no que diz respeito à produção musical, capitaneada por Régine Chassagne e seu marido Win Butler, ao lado do produtor Daniel Lanois (U2, Bob Dylan e Peter Gabriel). O single, e também o futuro álbum, Pink Elephant, estão sendo gravados no estúdio que a banda mantém em Nova Orleans.

Tudo no som te faz sentir, se bem escutado, dentro do estúdio. O bumbo da bateria, que soa propositalmente como se estivesse rachado, a saturação do baixo, o efeito da guitarra e a bela dança de vozes do casal Chassagne e Butler. Definitivamente, de se tirar o chapéu.

É isso que a gente espera nos lançamentos de uma banda que já está consolidada no mundo da música: surpresa. Tudo soando estranho, torto, provocando a mente a ponto de propositalmente aguçarmos o ouvido a pegar cada pedacinho de som que voa no mágico triângulo determinado pela cabeça e as duas caixas de som, esquerda e direita, de um bom sistema.

A letra de Year of the Snake não deixa por menos, com referências bíblicas, do zodíaco chinês e do mito da caverna de Platão. Tudo em poucos versos e um crescendo tão típico de banda grande, mas muito bem dominado pelo Arcade Fire nessa baita peça sonora.

Você dormia na neve
Quando a serpente saiu em sua caça
Pelas cidades da planície
Procurando almas pra levar

Mandou muito bem, casal! Pink Elephant será lançado dia 09 de maio.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.