
Lojas do Reino Unido lideram reciclagem de discos de vinil e CDs
Inspirada por World Recycling Day e Record Store Day, ONG britânica fechou campanha com lojas independentes de discos
Um novo movimento sustentável liderado por lojas de discos no Reino Unido promete puxar uma carroça importante na indústria da música: a reciclagem de vinil e CDs. Inspirada pelas datas de conscientização World Recycling Day (18 de março) e Record Store Day (12 de abril), a ONG Key Production Recycling fechou uma campanha com várias lojas independentes, entre elas a icônica Rough Trade, para passar a recolher discos de vinil e CDs em qualquer condição de uso, bem como suas embalagens. A ideia que é a ação inspire a reciclagem em lojas do mundo todo.

Discos e CDs usam materiais plásticos diferentes, mas ambos podem ser reutilizados. Para a campanha britânica, a Key divulgou que o material recolhido será usado em produtos como cones de trânsito, pisos ecológicos e móveis para jardim. Além de ajudar no descarte de plásticos, a campanha também é um incentivo para fazer aquela visitinha básica à sua loja de discos prediletas e garimpar uma nova bolacha para sua coleção.
Lawrence Montgomery, presidente da Rough Trade, afirmou que a campanha “não é somente sustentável, mas também provocar um impacto positivo no ciclo de vida de um produto que é super importante”. A chamada economia circular é um tema que vem ganhando bastante espaço na indústria com um conceito que olha não só para o produto, mas também ao direcionamento de suas embalagens e peças, após seu ciclo de vida concluído.
No Brasil, ainda não há um programa parecido para esses materiais. Ainda assim, há vários produtos artesanais usados com discos de vinil e CDs, desde relógio de paredes a porta-copos. Claro que é uma iniciativa capaz de aproveitar um mínimo de resíduo causado por estes produtos, mas passa o recado de que gostamos, sim, de reciclar. Hora das lojas brasileiras aderirem à campanha.
