teke teke kala kala

Radar rock: Nancy Wilson, Iceage, psych punk japonês e tudo o que você deveria ter ouvido na semana que passou

Por Letty

Nessa semana o radar rock escava o melhor da cena independente com muito ska-punk e garage nacional, pysch punk japonês com pitadas de noise e indie da Dinamarca. Mas como nem só de lado B se alimenta a roqueira no século XXI, falaremos também sobre o lançamento de uma das maiores guitarristas que já pisou neste planeta.

Radar rock!!! A parte mais divertida de se fazer uma seleção musical imperdível é reunir artistas de diversos portes: dos pequenos – que, em um passado remoto pagavam para tocar em casas de shows vazias – aos ícones mundiais com décadas de estrada e alguns Grammys na estante. É claro que meu foco aqui será nas bandas e artistas independentes, mas há coisas das quais não posso deixar de falar.

Por isso, quem inaugura essa seleta lista de lançamentos é a maravilhosa Nancy Wilson, guitarrista e fundadora da Heart, que lançou seu álbum solo You and Me. Com 12 faixas, o trabalho está recheado de feats e mescla um folk clássico a uma roupagem mais moderna. Aqui, você confere o clipe da faixa-título do álbum.

E falando de mulheres maravilhosas, a banda Parallèles, de São Paulo, explora o que há de mais incrível no garage rock (aquele raiz mesmo!) em seu novo single, Não Tem, lançado pelo selo Maxilar. A produção ficou por conta de Luis Tissot, que fez o registro no Estúdio Caffeine em gravador analógico.

Ainda em terras paulistas, temos o novo EP do The Bombers, grupo de Santos com mais de duas décadas de ska, punk e rock n’ roll. Toda primeira sexta-feira do mês eles lançam um EP exclusivo para o Bandcamp Friday, e este foi o que mais me surpreendeu. Intitulado Você sabia que Rubin Carter era inocente?, o trabalho conta até com um cover de Tracy Chapman.

Ao cruzar o Atlântico, chegamos no novo álbum da banda dinamarquesa Iceage, que já está sendo mencionado como um dos melhores do ano. As 9 canções de Seek Shelter trazem mais elementos experimentais como arranjos de cordas e sopro, mas ainda se ancoram no rock e no noise. A sugestão aqui é a dançante Dear Saint Cecilia.

Para encerrar o radar rock dessa semana teremos uma das bandas que mais me chamou a atenção dos últimos tempos: a TEKE::TEKE. De origem japonesa e sediada em Montreal, os 7 integrantes da TEKE::TEKE fazem um som único e difícil de se explicar. Seu disco de estreia, lançado no dia 7, tem de tudo: fuzz, surf, instrumentação japonesa e até psicodelia brasileira. Aqui, pra dar um gostinho, você confere a canção Kala Kala.

Nancy Wilson -You and Me

Parallèles – Não Tem

 

The Bombers – Mudamento

Iceage – Dear Saint Cecilia

TEKE::TEKE – Kala Kala

 

Nos vemos na segunda-feira que vem com mais fuzz e reverb, porque sozinha a cafeína não dá conta.

Letty

cantora, compositora, guitarrista, entusiasta do faça-você-mesma e das mirabolâncias artísticas inquietas e independentes.

× Curta Music Non Stop no Facebook