Racionais MC Racionais MC’s – foto: divulgação

Racionais MC’s são ovacionados, durante aula de antropologia da UNICAMP. Assista vídeo completo

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Grupo foi convidado para a aula aberta “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, e teve recepção emocionante

Expressão máxima do rap brasileiro, e donos de algumas das melhores letras da música brasileira, o grupo paulistano Racionais MC’s foi tema de uma aula especial do curso de Ciências Sociais da UNICAMP.

A aula foi ministrada pela professora convidada Jaqueline Silva, e o grupo (com exceção de Eddy Rock), compareceu para palestrar aos alunos.

A Boogie Nights, produtora do grupo, publicou nas redes sociais vídeo com o momento em que Mano Browl, KL Jay e Ice Blue entraram no Centro de Convenções, lotado, da UNICAMP e foram aplaudidos de pé pelos alunos. A imagem é de arrepiar.

O grupo não escondeu sua emoção com a recepção dos acadêmicos. Mano Brown se emocionou várias vezes durante a aula. Em dado momento, um aluno afirmou que a música dos Racionais o ajudou a permanecer tentando entrar na universidade, campo ainda majoritariamente branco.

“Não podemos dizer o jogo tá ganho, a favela venceu. Estamos em trâmite, mas estou muito contente com o que tenho visto” – disse Mano Brown.

O grupo ainda falou do movimento racial e da ascensão da extrema-direita no Brasil. “A extrema-direita sempre existiu. O Bolsonaro deu esse aval. Imagina, o presidente dá aval. Todo mundo fica louco. Quem nunca gostou de preto, de pobre, etc. teve o aval do presidente. Isso piorou. Isso revelou muita gente. A luta é constante” – disse KL Jay.

O grupo, por quase três horas, falou sobre o poder da música, as lutas da pefiferia e também sobre as novas gerações: “O Racionais desdobrou. É Emicida, é Djonga, é um monte. Eu me sinto representado lá, já faz tempo. O legado do Racionais tá na rua, tá espalhado. Vocês (estudantes) são Racionais também. Uns mais, outros menos”, disse Brown.

Desde 2020, o álbum Sobrevivendo no Inferno, quarto dos Racionais MC’s é leitura obrigatória para o vestibular.

 

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.