
Racionais MC’s anunciam primeiro álbum em 11 anos
Segundo Ice Blue, novo disco terá diversas participações especiais e nada menos que 36 músicas — uma para cada ano da existência do grupo
O primeiro a dar a notícia de que os Racionais MC’s estariam preparando um novo álbum para 2025 foi o DJ Cia, em fevereiro deste ano. Em uma postagem nas redes sociais, publicou uma foto do grupo em estúdio ao lado de Criolo e escreveu “vai ter disco novo em 2025”. Uma bomba! A banda mais importante da história do rap brasileiro lançou seu último álbum de inéditas há mais de dez anos. Mais precisamente em 2014, Cores & Valores.

A expectativa ganhou um belo anabolizante graças à live que Ice Blue realizou diretamente de Nova Iorque, no último domingo (27). Durante a transmissão, o Racional entregou que o novo álbum (previsto para 2025 mesmo, mas ainda sem data de lançamento) terá incríveis 36 músicas, uma para cada ano de vida do projeto. Uma monstruosidade sonora digna de um hiato de 11 anos sem novidades para seu público. Alinhado com o “novo jeito de fazer música”, segundo o artista, o lançamento terá um belo time de colaboradores: além de Criolo, o onipresente Seu Jorge, Ed Motta, Djonga, L7nnon, Hariel e Rincon Sapiência, entre vários outros, participarão com o bom e velho feat.
Nos últimos anos, Mano Brown e sua turma vêm experimentando o reconhecimento à sua importância não só para a música brasileira, mas para toda uma geração de jovens vindos das quebradas, que hoje são engenheiros, advogados e cientistas graças aos Racionais MC’s. Em 2022, foram ovacionados em uma aula do departamento de antropologia da Unicamp. Dois anos depois, receberam o título de honoris causa da instituição e tiveram uma exposição realizada em homenagem à sua carreira no Museu Das Favelas. Tudo enquanto cuidam de uma agência para novos talentos, produtora musical e o fantástico projeto paralelo de Brown, a Boogie Naipe.
Formada em 1988 no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, a banda mantém a mesma formação em 36 anos de carreira: Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. O primeiro registro do grupo foi na coletânea Consciência Black, Vol. I, lançado pelo selo Zimbabwe Records. Até hoje, os Racionais já lançaram quatro álbuns, com destaque para Sobrevivendo no Inferno, de 1997, que obteve repercussão gigantesca, estourando a bolha da cena rap brasileira.
