Fabiana Ferraa

Programa Diversas, na Rádio USP, chega para enaltecer a cena musical feminina independente brasileira

Amanda Sousa
Por Amanda Sousa

A jornalista e radialista Fabiana Ferraz estreou, no último dia 11 de março, o programa Diversas, na Rádio USP. O programa é dedicado à cena  musical feminina contemporânea brasileira.

O nome Diversas faz referência a quantidade de mulheres e a diversidade. Conversamos com Fabi para saber mais sobre este programa.

Dia 11 de março foi o dia da estreia de um programa muito necessário para a música contemporânea brasileira: o Diversas – pela Rádio USP 93,7FM  e também pelo site. O Diversas foi idealizado e é apresentado pela jornalista e radialista Fabiana Ferraz Mencaroni toda quinta feira às 11h com reprise aos sábados às 16h. 

O programa é dedicado à cena  musical feminina contemporânea brasileira e o nome Diversas faz referência à quantidade de mulheres e à diversidade, incluindo na programação também artistas transexuais. O objetivo é prestar um serviço de divulgação da música brasileira por um viés feminino que fortalece e coloca a mulher como protagonista da cena musical brasileira, incentivando a produção feminina e reverberando lutas políticas e sociais em diversos âmbitos. 

 

Fabi atua na mídia radiofônica desde 1994. Desde sempre foi dedicada à cena musical feminina brasileira e ao longo de sua trajetória produziu e apresentou programas sobre o universo feminino como o Clube das Mulheres da antiga Brasil 2000, Mulher de Lua da ALL TV, o Na Pegada Da Metropolitana FM e mais recentemente o Diversas Podcasts sobre mulheres transformadoras e inspiradoras em diferentes áreas. A jornalista também apresenta o Tarde Cultura da Cultura FM 103,3 de São Paulo da Fundação Padre Anchieta. Além de tudo isso, foi finalista do prêmio Women ‘s Music Event 2018, prêmio dedicado à mulher na Música, na categoria ‘Melhor radialista’. Aí já dá para perceber que o universo feminino sempre esteve presente na trajetória radiofônica da jornalista, não é?

Se você ouve hoje e acompanha grandes nomes da música como  Linn da Quebrada, As Baias, Liniker, Tássia Reis, Bia Ferreira, Francisco El Hombre e Baiana System, você deve isso a Fabi. Ela é a responsável por apresentar e tocar a música desses artistas diariamente nos seus programas.

“A repercussão com os ouvintes foi muito interessante porque essas vozes de resistência na música brasileira de hoje são muito impactantes. Mas até pouco tempo atrás o Brasil não tinha essa narrativa feminina.”

A missão do seu novo programa, o Diversas é, além de entreter o ouvinte com boa música brasileira, é impactar, provocar reflexões e promover desconstruções em quem está ouvindo, utilizando o poder transformador da música. “A cena musical brasileira é riquíssima e me angustia tanta coisa boa não estar sendo divulgada no rádio, só as rádios educativas divulgam. O grande público não tem acesso e continua acreditando que o cenário musical brasileiro é só esse que é mostrado nas rádios comerciais movidas pelas ações de marketing.”

Programa Diversas

Fabi conta que a ideia do programa surgiu do desejo de apresentar esse cenário feminino musical brasileiro riquíssimo, com mulheres potentes, conectadas com o tempo em que estamos vivendo, que estão fazendo músicas que impactam e tem o poder de transformar quem ouve. 

“A partir da minha própria conscientização e desconstrução relacionadas a diversos temas, eu também quero contribuir para que isso possa acontecer com meu ouvinte, principalmente nesses tempos duros que estamos vivendo cheios de retrocessos em várias áreas…onde o autoritarismo se estrutura. Os artistas pagam um preço enorme, isso já está acontecendo no Brasil, o desmonte na área cultural é real e a intenção é ser uma ferramenta de resistência neste momento crítico.”

É preciso enaltecer esse trabalho de resistência e também quem abre espaço para que ações como estas aconteçam cada vez mais nas rádios. Vida longa ao Diversas e não esqueça: o programa vai ao ar toda quinta feira às 11h com reprise aos sábados às 16h. Você pode ouvir sintonizando a Rádio USP 93,7FM  ou também pelo site.

× Curta Music Non Stop no Facebook