Com quatro anos de banda, turnês ao redor do Brasil e da Europa, e muitas lisergias sonoras, a BIKE começou a lançar, em quatro etapas, seu quarto disco da carreira, que sai pelo selo candango Quadrado Mágico.
“Deixando a chama de suas velas comemorativas queimarem em grande estilo, o grupo de rock psicodélico que conquistou um público fiel (inclusive internacionalmente), ávido por suas camadas etéreas e levadas hipnóticas, revela os dois primeiros singles de seu próximo disco de inéditas, Quarto Templo”, afirma texto de divulgação da banda.
Fracionado em quatro EPs, ou quatro quartos, o projeto foi produzido pelos produtor Apollo 9 (Planet Hemp, Otto e Rita Lee) e Renato Cohen, lendário DJ/produtor paulista, responsável pela faixa Pontapé, primeiro hit de techno brasileiro tocado nas pistas de todo o mundo.
O disco foi gravado no estúdio A9, em São Paulo, construído pelo engenheiro Roy Cicala (John Lennon, Jimi Hendrix, David Bowie e Lou Reed). Feito aos moldes do icônico estúdio Record Plant, em NY, o espaço possui uma série de equipamentos modificados pelo próprio Roy, que dão uma sonoridade única às canções que saem de suas salas.
A primeira parte de Quarto Templo já se encontra no YouTube, com vídeo arte da artista Juli Ribeiro, apresentando as faixas Divinorum – a única que sairá em todas as plataformas digitais, na sexta-feira, 6 de Setembro – e O Fogo Anda Comigo. No novo projeto, a BIKE se apropria de uma sonoridade mais pesada, com ares de krautrock e um uso intensificado de fuzz e distorções.
“Com a oportunidade trazida pelo Quadrado Mágico de unir o DJ Renato Cohen ao produtor Apollo 9, conseguimos uma sonoridade vintage aliada à uma sonoridade eletrônica”, revela Julito Cavalcante (voz, guitarras e violões), que completa o grupo ao lado de Diego Xavier (voz, guitarra, baixo e violões) e Daniel Fumega (bateria). “Essa mistura dá o tom de Quarto Templo”, aponta o músico.
Serão oito faixas divididas em quatro lançamentos: cada parte com seu próprio vinil de 7 polegadas, com lados A e B. “A ideia de dividir em 4 partes veio por ser o quarto álbum da banda, mas pode ser interpretado como os 4 elementos da natureza, 4 estações, os 4 cantos, ¼ de ácido, ou qualquer outra coisa que você quiser fracionar”, afirma Julito.
Além do Quadrado Mágico, participam deste projeto os selos Burger Records Latam (América Latina) e Major Tom Records (Can/USA). A arte gráfica do projeto é assinada pela artista Juli Ribeiro, que colabora com a BIKE há três discos seguidos.
Ficha técnica
“Parte 1” (“Divinorum” e “O fogo anda comigo”)
Produzido por Renato Cohen & Apollo 9
Gravado no Estúdio A9 em São Paulo entre Fevereiro e Março de 2019
Mixado por Renato Cohen e Jeff Berg no Estúdio A9 e Diego Xavier no Estúdio Wasabi
Masterizado por Cassio Zambotto
Engenheiros: Jeff Berg e Pedro Serápicos no Estúdio A9
Produção Executiva: Miguel Galvão aka Ogunda-O Arte e vídeo: Juli Ribeiro
Selo: Quadrado Mágico
BIKE
Julito Cavalcante: voz, guitarra e violões
Diego Xavier: voz, guitarra, baixo e violões
Daniel Fumega: bateria
Apollo 9: Arp 2600, Lowrey Organ, Roland TB 303, Mellotron, MiniMoog e Moog Taurus
Bandcamp: https://bikeoficial.bandcamp.com/
Facebook: https://www.facebook.com/BIKEoficial/
Instagram: @bikeoficial
Twitter: https://twitter.com/bikeoficial
Youtube: https://www.youtube.com/BIKE1943
QUADRADO MÁGICO
De Brasília (DF), o selo Quadrado Mágico tem como mote o registro de sonoridades com brisas psicodélicas e levadas nada óbvias. Criado pelo agitador cultural Miguel Galvão e pelo produtor musical Gustavo Halfeld, o projeto inclui em seu catálogo bandas de amigos e parceiros ligados ao networking dos fundadores, como Gipsydelica (UK), BIKE (SP), That Gum U Like (DF), Catavento (RS), YPU (DF), Mescalines (SP), Aiure (DF) e Joe Silhueta (DF). O selo também está por trás de um dos eventos mais importantes da cena independente nacional, o PicniK Festival. Conheça o Quadrado Mágico