Roteirista, diretor e elenco falam sobre começar a produção da sequência de Os Goonies, 40 anos depois do lançamento do filme original
Indiscutivelmente, Os Goonies (1985), dirigido por Richard Donner, é um dos filmes mais bem guardados no coração da geração que cresceu na década de 80, com respingo em várias outras, que assistiram às reprises da película nos anos posteriores. Seu roteiro, grande responsável pelo seu grande sucesso, envolve a amizade indestrutível de um grupo de amigos de bairro, namoricos adolescentes e muita aventura. A trama se passa em uma cidade costeira do Oregon, cujas casas serão vendidas para dar lugar a um empreendimento imobiliário. A turma de amigos encontra um mapa do tesouro pirata, que os leva a uma jornada cheia de armadilhas, esqueletos e enigmas para encontrar o ouro e as joias que poderiam salvar seu bairro. Soma-se a isso personagens divertidos entregues a atores totalmente carismáticos, e temos um dos grandes clássicos infanto-juvenis dos anos 80.
O sucesso de Os Goonies serviu também para catapultar a carreira de seus atores mirins. Sean Astin, o chefinho da turma, (o irresistível Mickey Walsh), mais tarde, viria a interpretar o hobbit Samwise Gangee, na trilogia O Senhor Dos Anéis. O adolescente bonitão e irmão mais velho mala ficou a cargo de Josh Brolin, agora é galã de filmes da Marvel. O asiático nerd que divertia a todos com suas invenções malucas é ninguém menos do que Ke Huy Quan, vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel no filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Finalmente, Corey Feldman gabaritou filmes juvenis nos anos 80 e 90. Fez parte do elenco de Gremlins (1984), Conta Comigo (1986) e Os Garotos Perdidos (1987).
Agora se liga na notícia: o jornal The Sun divulgou que a produtora Warner, o roteirista Chris Columbus e o diretor Richard Donner estão discutindo formato e datas para o início da produção da sequência de Goonies, 40 anos após o lançamento original. A data prevista para o filme chegar aos cinemas é entre 2026 e 2027. Para deixar os saudosistas ainda mais ansiosos, Columbus ainda afirmou que a maioria dos atores envolvidos na produção original topariam participar do remake!
Isso significa que diretor, roteirista e os grandes personagens da turma dos Goonies pode voltar 40 anos mais velhos. Um tremendo desafio para os produtores do filme que, bem executado, pode levar novamente multidões aos cinemas.
Steven Spielberg, que participou da produção executiva do filme original ao lado de Kathleen Kennedy e
Frank Marshall, vem sendo um pouco mais cauteloso, no entanto. Em entrevista à NME em 2020, o diretor comentou sobre o assunto:
“Chris, Dick (Richard Donner) e eu temos conversado bastante sobre isso. A cada par de anos nós voltamos a falar sobre esse ideia, mas não conseguimos seguir em frente. O problema tem a ver com uma evolução do gênero. Eu não acho que conseguiríamos, com sucesso, encontrar uma caminho que seja melhor do que o Goonies que fizemos juntos nos anos 80”.
A nós, resta torcer para que a empolgação de Chris Columbus, Richard Donner e o elenco do filme vençam a relutância de Spielberg. Tudo indica que sim!