Meme Foto: Reprodução

CCBB São Paulo recebe primeira grande exposição sobre memes

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Itinerante, a mostra MEME: no Br@sil da memeficação ainda passa por Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Memes não são só piadas. Eles são ferramentas políticas, culturais e afetivas. São como o Brasil elabora, disputa e negocia suas diferenças — sociais, raciais, de gênero, estéticas — em tempo real. A exposição parte do humor e provoca reflexões sobre como estamos diariamente refazendo o país por meio de suas imagens mais debochadas e, claro, críticas”, explica Clarissa Diniz, que, ao lado de Ismael Monticelli, acaba de entregar aquele que provavelmente foi o trabalho mais divertido de sua carreira como curadora: a exposição MEME: no Br@sil da memeficaçãoem cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB São Paulo) entre os dias 27 de agosto e 03 de novembro — depois, ainda passa por Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Além da divertida exibição — a primeira de grandes proporções no mundo, segundo o release de imprensa — com os maiores clássicos do humor digital produzidos por criativos brasileiros anônimos, a mostra se aprofunda nos motivos pelos quais o Brasil é o maior consumidor de memes do planeta. MEME se divide em seis “percursos temáticos” para incentivar o público a refletir sobre a profundidade social por trás da avalanche de zoeiras que nos alegram na tela de um smartfone. E, claro, estende-se para o ambiente digital. Perfis parceiros do projeto farão com que as “obras” expostas se espalhem por todo o ambiente da internet.

“É uma mostra que olha para o presente com inteligência e humor, revelando como o Brasil se narra e se reinventa a partir da criatividade coletiva”, destaca Cláudio Mattos, Gerente Geral do CCBB São Paulo. A exposição é gratuita, basta retirar o ingresso na bilheteria do CCBB.

Serviço

Exposição MEME: no Br@sil da memeficação

Datas: De 27 de agosto a 03 de novembro de 2025
Horários: Todos os dias (exceto às terças), das 09h às 20h
Local
: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo/SP
Ingressos: Gratuitos na bilheteria e no site do CCBB

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.