Primal Scream ressurge com melhor música em anos com participação de Sky Ferreira

Fábio Bridges
Por Fábio Bridges

primal-scream-1986-900

No final dos anos 80 o Primal Scream era só mais uma entre tantas bandas indie inglesas prestando tributo ao rock dos anos 60. Mas acontece que o final dos anos 80 não foi uma época qualquer para o mundo da música, especialmente para os ingleses.

Por toda a terra da Rainha a explosão das raves e tudo o que vinha nesse pacote sacudiu a sociedade britânica. A eletrônica quebrou as barreiras dos riffs e muitos roqueiros que estavam no meio desse furacão foram levados pelo shoom das balinhas e pelos beats da dance music. Entre eles estava Bobby Gillespie, vocalista do PS.

Foto de Bobby Gillespie e sua mãe, tirada pelo DJ Andrew Wheatherall, produtor do álbum Screamadelica, durante tour do disco, em 91

Foto de Bobby Gillespie e sua mãe, tirada por Weatherall, produtor do Screamadelica, durante tour do disco, em 91

Quando conheceu o DJ Andrew Weatherall numa rave em 1990, Bobby lhe pediu um remix para a música I’m Losing More Than I’ll Ever Have e o resultado, a chapada Loaded, foi o ponto de partida para a gravação de Screamadelica, disco que saiu em 91 e captou como poucos o espírito hedonista da época, mesclando rock, acid house, dub e muito derretimento.

Loaded – Primal Scream

Dali em diante o namoro do Primal Scream com a música eletrônica se tornou um relacionamento sério, e mesmo com os altos e baixos típicos de um casamento tão longo, continua rendendo ótimos frutos. Prova disso é o novo vídeo lançado pelo grupo, Where The Light Gets In, primeiro single do novo álbum – chamado Chaosmosis -, com a participação da fofa Sky Ferreira.

img-1036258-primal-scream-e-sky-ferreira

Tanto o vídeo como a música são totalmente retrôs, uma viagem às pistas oitentistas (se você reparar, bem no começo, Bobby e Sky fuçam em caixas de discos e logo de cara há uma bolacha do New Order, influência gritante aqui). Assista o clipe e comece a dançar.


Where The Light Gets In – Primal Scream feat. Sky Ferreira

Sky, que é descendente de brasileiros, disse numa entrevista há algum tempo que o mais bacana de trabalhar com o Primal Scream é que com eles não há pressão, é apenas sentar, escrever e tocar, sem cobranças por parte da banda ou de sua gravadora.

O clipe foi dirigido por Douglas Hart, mais conhecido por ser ex-baixista do Jesus and Mary Chain, que por coincidência – ou não – teve como baterista Bobby Gillespie, antes dele sair para formar sua própria banda. E talvez também seja coincidência a semelhança entre esse vídeo e o de Some Velvet Morning, de 2001, onde Gillespie também divide os vocais com uma bonita (no caso a modelo-junkie-qualquer-coisa-divina Kate Moss).

chaosmosis

Chaosmosis, o novo álbum do Primal Scream, chega às lojas em 18 de março e com certeza você vai ouvir falar bastante dele por aqui 🙂