‘Presente que ofereço aos Orixás, guias e entidades’, diz Alessandra Leão sobre ‘Macumbas e Catimbós’

Fabiano Alcântara
Por Fabiano Alcântara

Alessandra Leão, nome fundamental do tabuleiro da nova música brasileira, acaba de divulgar Macumbas e Catimbós, seu novo álbum, em todas as plataformas digitais. Para celebrar, a artista pernambucana faz show de estreia em São Paulo, no Auditório Ibirapuera, no próximo dia 24 de agosto.

Com 15 faixas, projeto tem repertório composto por músicas da artista e pontos tradicionais de Canbomblé, Umbanda e Jurema. Nos arranjos, uma base é formada por um trio de ilús, ferros e abês. O som dos instrumentos e da voz ganharam camadas e texturas que conectam terreiro, palco e estúdio. Ao lado da compositora, cantora e percussionista – juntando os tambores e uma amizade de longos anos – Abuhl Junior e Maurício Badé.

“Esse é, sobretudo, um presente que ofereço aos Orixás, aos guias e entidades que trabalham, dançam, cantam, receitam, orientam e curam. É presente às forças que me guiam. Às que nos protegem e fortalecem, individual e coletivamente, há muito tempo nessas terras”, afirma.

Um agradecimento ao povo de terreiro que veio antes e construiu o caminho em que pisamos hoje. Uma celebração ao sagrado e seus diferentes nomes e formas. Não pretendi, nem pretendo reproduzir uma gira ou um xirê. Esse não é um registro de “música religiosa”, é sobre isso também, mas é um disco de música brasileira. É uma obra a partir desse universo, sonoro e estético, que tanto representa e fundamenta, social e culturalmente, o Brasil”, completa.

 

Abuhl Junior, Alessandra Leão e Maurício Badé, em foto de Bia Varella, autora também da imagem no alto da página

Durante a apresentação de Macumbas e Catimbós, em um manifesto de amor e respeito, participam Mestre Sapopemba, Luiz “Quiguiriçá”, Soliano, Terreiro Recanto Quiguiriçá, Sthe Araujo, Lívia Mattos, Isaar,Manu Maltez e Caê Rolfsen.

SERVIÇO

24 AGO 2019 | 21h Alessandra Leão em show de lançamento do disco Macumbas e Catimbós participação Maurício Badé, Abuhl Junior, Mestre Sapopemba, Luiz “Quiguiriçá”, Soliano, Terreiro Recanto Quiguiriçá, Sthe Araujo, Lívia Mattos, Isaar,Manu Maltez e Caê Rolfsen.

duração: 90 minutos (aproximadamente)

ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia entrada) [livre para todos os públicos]

A apresentação conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

informações: www.auditorioibirapuera.com.br

tel.: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br

× Curta Music Non Stop no Facebook