Blur - Blustin + Dronin

Prepare sua carteira! Selecionamos 15 lançamentos em vinil exclusivos do Record Store Day 2022, comemorado hoje

Por Claudio Dirani

Em sua 16ª edição, a data criada para preservar a vida das lojas independentes apresenta raridades em vinil e CD simplesmente irresistíveis

Pregavam as más línguas do reino digital que o disco deve padecer para sempre, dando lugar apenas ao streaming. O que os inimigos do vinil e seus derivados esféricos não contavam mesmo era com a resistência do Record Store Day, que permanece intacto em prol das lojas independentes anualmente desde 2007.

Na edição deste ano, marcada para acontecer em 23 de abril, os aficionados pela música em seu estado mais puro voltarão a ser brindados com uma série de lançamentos que só podem ser adquiridos no ambiente físico dos participantes do RSD.

Para abrir o apetite, o Music Non Stop relacionou vinis especiais que chegam para manter acesa a chama dos colecionadores.

Então, posicione o braço de seu toca-discos no groove da bolacha e boa diversão!

 

 

BLUR

Bustin’ + Dronin’

Blur - Blustin + Dronin

Eis a chance de colocar as mãos na versão em vinil duplo de uma compilação originalmente lançada apenas no Japão, com pouquíssimas cópias disponíveis em CD no Reino Unido e Estados Unidos.

Bustin’ + Dronin’ traz no recheio remixes incríveis de Blur, o quinto trabalho da banda inglesa, produzido em 1997.

Destaque para o remix de “Beetlebum” preparado por Moby e “On Your Own” (Crouch End Broadway Mix). Apenas 6 mil unidades do álbum foram prensadas para este Record Store Day.

 

DAVID BOWIE

The Brilliant Adventure EP 

David Bowie - Brilliant Live Adventures
Se nunca será possível matar a saudade do Camaleão, então a saída é mergulhar fundo em seu legado. 

The Brilliant Adventure EP é o destaque entre os dois lançamentos exclusivos da Record Store Day 2022, que chega tanto em vinil como em CD.

Quem girar os disquinhos irão ouvir a versão original de “I’m Afraid Of Americans”, gravada durante as sessões de 1.Outside (antecessor de Earthling), com participação de Brian Eno, além de um mix alternativo de “I Have Not Been To Oxford Town”, da mesma safra.

Completam o EP, as performances ao vivo de “A Small Plot of Land” e “My Death”, ambas do New York Shakespeare Festival (setembro 1995).

  

FOO FIGHTERS

Making a Fire

 

Certamente, nenhuma alma ainda assimilou a partida de Taylor Hawkins. A única forma de sacramentar sua imortalidade é permanecer fiel ao som que ele amava fazer e viver o luto, ainda que seja em um single especial em vinil que traz remontagens de faixas lançadas no mais recente disco do FF, Medicine at Midnight.

“Making a Fire” aparece aqui com produção do mago inglês, Mark Ronson, enquanto o lado B – “Chasing Birds” – foi revisitado pela Preservation Jazz Band, de Nova Orleans.

RAMONES

The Sire Albums (1981-1989)

Ramones Sire Years

Além da chance de contar 1 – 2 – 3- -4 e apanhar de uma só vez em vinil de alta qualidade os LPs Pleasant Dreams, Subterranean Jungle, Too Tough To Die, Animal Boy, Halfway To Sanity e Brain Drain, os discípulos da banda do Queens ainda ganham como bônus em um disco extra uma coleção de raridades (por enquanto, mantidas em segredo).

 

DEVO

Oh, No! It’s Devo (40th Anniversary Edition)

devo oh no! it's devo

Lançada em 1982, esta produção de Roy Thomas Baker (Famoso mundialmente por suas parcerias com o Queen) revolucionou o som da banda americana com as texturas mais eletrônicas dos singles “That’s Good” e “Peek-a-Boo”, acionando o boom da New Wave no cenário norte-americano.

A edição de 40 anos do álbum chega em vinil picture e apenas 4 mil unidades prensadas, exclusivamente para o RSD 2022.

 

NOEL GALLAGHER’S HIGH FLYING BIRDS

Magic Secrets 2022

Noel Galagher High Flying Birds

Enquanto Noel prepara seu quarto disco solo em seu recém-construído estúdio em Londres, o eterno guitarrista-compositor do Oasis oferece a oportunidade de adquirir um single com duas demos inéditas em qualquer formato físico. 

São elas, duas canções liberadas apenas digitalmente em canais de streaming nos reveillons de 2021 e 2022, respectivamente: “We’re Gonna Get There In The End” e “Trying To Find A World That’s Been And Gone: Part 1”. 

 

KIRK HAMETT

Portals

kirk hammet portals

Quatro décadas de serviço a um dos maiores grupos de metal de todos os tempos é tempo suficiente para justificar o primeiro solo de Kirk Hamett. 

Sendo assim, o RSD 2022 abre espaço para o vinil exclusivo do EP Portals, que porta quatro músicas inéditas do guitarrista do Metallica:  “Maiden and the Monster”, “The Jinn”, “High Plains Drifter” e “The Incantation”.

 

JOAN JETT & THE BLACKHEARTS

Acoustics

 

Essas meninas são elétricas. Justamente por isso, Acoustics se torna indispensável por trazer Joan Jett & The Blackhearts desplugadas pela primeira vez. A nova bolachinha do RSD 2022 brinda os fãs das rebeldes americanas com oito performances, sendo cinco delas inéditas.

Confira o conteúdo completo do EP:

LADO A:

  1. “You Drive Me Wild”
  2. “You Don’t Know What You’ve Got”
  3. “School Days”
  4. “Good Music”

LADO B:

  1. “Fresh Start”
  2. “I Hate Myself For Loving You”
  3. “Androgynous – Live in Los Angeles”
  4. “Bad Reputation – Live in Los Angeles”

 

JONI MITCHELL

Blue Highlights

joni mitchel blue highlights

Responsável por arrancar suspiros de gerações (incluindo a jovem Emilia Jones, que ganhou elogios de Mitchell por sua versão de “Both Sides Now” no filme vencedor do Oscar 2022), a artista canadense se destaca no RSD com a compilação de outtakes de Blue – álbum seminal que completou 50 anos em 2021.

No tracklist, versões de clássicos como “A Case Of You”, “Hunter” e “Urge For Going”.

 

JESUS JONES

Scratched – Unreleased Rare Tracks & Remixes

Jesus Jones

Nos primeiros anos da MTV no Brasil, os britânicos do Jesus Jones cativaram um público fiel, graças ao megahit “Right Here, Right Now”, extraída do segundo disco, Doubt (1991).

Para quem continuou fã da banda, eis a oportunidade de apostar em um vinil com versões raras e remixes, incluindo versões de “Real Real Real” e de sua própria canção-assinatura, “Right Here, Right Now”.

 

THE LUMINEERS

Bright Side: Bonus Tracks

The Lumineers - Brighside

Para celebrar o 1º lugar nas paradas atingido por seu quarto disco de estúdio, a dupla folk de Denver decidiu presentear os fãs com quatro faixas bônus.  

O vinil de 10 polegadas traz versões acústicas de “A.M”, da faixa-título, além de “Just Like Heaven” (cover do The Cure) e a inédita “Little Sound”.

 

MELANIE C

Northern Star

Melanie C - Northern Star

A ex-Spice Girl escolheu seu álbum de maior sucesso para celebrar a RSD deste ano. Lançado originalmente em 1999, Northern Star atraiu mais de 2.5 milhões de fãs, motivados pelos hits “I Turn To You”, “Northern Star” e “Goin’ Down”.

No vinil duplo, destaque para as faixas extras do Lado C: “Never Be The Same” [Single Mix], “I Turn To You” [Hex Hector Radio Mix] e “Follow Me”, a parceria de Melanie com Bryan Adams.

 

ULTRAVOX

Ultravox! Live at the Rainbow 1977

Ultravox - Live At The Rainbow

Em 2022, este histórico show do Ultravox no Rainbow Theatre completou 45 anos. O presente para os fãs da banda londrina chega no RSD, com o debut em vinil do álbum gravado em fevereiro de 1977.

Além das faixas originais, o Ultravox optou por acrescentar as três músicas da performance que tinham sido cortadas na sala de edição: “I Came Back Here to Meet You”, “T.V. Orphans” e “I Won’t Play Your Game”.

 

SEPULTURA

Revolusongs

Sepultura Revolusongs

Aclamada mais fora do Brasil do que em sua própria casa, o Sepultura está de volta ao Record Store Day com um EP em vinil picture disc contendo sete das oito faixas de Revolusongs. Originalmente lançado em 2002 nos mercados brazuca e japonês, o disco de covers omite Enter Sandman, do Metallica.

LADO A 1. Messiah (Hellhammer) 2. Angel (Massive Attack) 3. Black Steel In The Hour Of Chaos (Public Enemy)

LADO B 1. Mongoloid (Devo) 2. Mountain Song (Jane’s Addiction) 3. Bullet The Blue Sky (U2) 4. Piranha (Exodus)

 

ALICE IN CHAINS

We Die Young

Alice in Chains - We Die Young

Antes de estourar com o incrível Facelift, o Alice In Chains deu seus primeiros passos no território grunge em julho de 1990 com um EP promocional, que agora ganha remasterização das mãos do mestre Bob Ludwig. O destaque de We Die Young é “Killing Yourself”, faixa exclusiva deste lançamento.

 

Claudio Dirani

Claudio D.Dirani é jornalista com mais de 25 anos de palcos e autor de MASTERS: Paul McCartney em discos e canções e Na Rota da BR-U2.

× Curta Music Non Stop no Facebook