music non stop

Portugal. The Man: do gelo do Alasca à 1ª turnê solo no Brasil

Portugal. The Man

Foto: Reprodução

Dez álbuns de estúdio, idiossincrasias e chancela de Bruno Mars: saiba mais sobre a banda indie que vem ao país em maio

Em maio, Portugal. The Man estará em São Paulo, a 13 mil quilômetros da terra onde nasceram, em uma cidade com 1.200 vezes mais habitantes que a pacata e gelada Wasilla, no Alasca. Será a primeira vez que o grupo vem ao Brasil em modo solo, fora de festivais. Dia 09, se apresentam em Curitiba, na Ópera de Arame, e dia 10, em São Paulo, na Audio.

Largar Wasilla, aliás, foi a primeira decisão correta de John Gourley e Zoe Manville, amigos que se apaixonaram na escola (nada difícil, em um lugar em que a população de jovens entre 15 e 19 anos é de 450 minas e manos) e fundaram a banda. Lá pelos idos de 2004, o casal não precisou de muita D.R. para entender que não tinha como viver de música no vilarejo. Fizeram as malas, ergueiram as mãos e “q’u ugha, Wasillaaaaaaa!”. Dias depois, já estavam estabelecidos em Portland, o fervilhante (e mais próximo) polo de música independente do estado de Oregon, nos Estados Unidos.

Vivendo entre seus pares de sonhos e criações, os apaixonados John e Zoe começaram a botar as fitinhas pra fora. Gravaram demos, fizeram shows pela região e chamaram a atenção pela construção única de suas músicas, em um momento em que o indie rock dominava as letras garrafais dos cartazes dos maiores festivais do mundo, destacando nomes como Franz Ferdinand, The Killers, Modest Mouse e Arcade Fire.

Entre 2006 e 2010, o duo se transforou em banda, admitindo mais integrantes e deixando as baterias programadas de lado. No período, foram cinco álbuns na unha. Os dois primeiros por uma pequena gravadora independente chamada Fearless Records, e os três seguintes através do próprio selo que fundaram, Approaching AIRballoons. Trabalhando no esquemão faça-você-mesmo, o grupo rodou por todos os EUA e ainda excursionou pela Europa. Em 2010, chegou a fazer 300 shows!

A persistência e a coragem foram reconhecidas pelo público do cenário independente dos Estados Unidos, a ponto de chamarem atenção da gigante Atlantic Records. Craig Kallman, chefão da gravadora, estava de olho no buchicho em torno do Portugal. The Man, e foi até uma loja de discos para ver um pocket show levando, de companhia, um moleque que havia acabado de assinar com seu selo — um tal de Bruno Mars. “Eles são supercool”, avaliou o futuro gigante da música pop. Já Kallman afirmou, segundo a revista Billboard: “eu senti na hora que eles eram muito originais e não soavam como qualquer outra banda daquela época”.

O tino comercial do barão estava novamente correto. Meteu-lhes num estúdio em Los Angeles e lançou, em outubro de 2011, o sexto álbum do grupo, In the Mountain in the Cloud, que foi bem-recebido pela crítica e pronto para colocar a turma na rota do pop. Mas nada nem próximo do que angariariam cinco anos mais tarde, com o aclamadíssimo Woodstock (disco que tem o maior hit, Feel It Still). Topo das paradas, Grammy no bolso e o passeio pelo circuito de grandes festivais.

Os fundadores do Portugal. The Man jamais se esqueceram de sua terrinha — ou, melhor qualificando, seu gelinho. Stalkeie o seu material visual e as paisagens do Alasca estarão em todos os lugares. John Gourley é mesmo um cara nostálgico. O próprio nome esquisito do projeto é uma homenagem a seu pai, um aventureiro que criou a família em cabanas sem água encanada ou eletricidade, nos pontos mais remotos do estado. Portugal. The Man era o nome do livro que ele pensou em escrever sobre as desventuras do progenitor.

Entre o sucesso de Woodstock até sua apresentação em maio, vieram mais dois álbuns, todos após a pandemia — Chris Black Changed My Life (2023) e Shish (2025), totalizando nada menos do que dez LPs. Estabelecidos e vibrantes, já conhecem o público brasileiro de 2014 e 2019, quando vieram para o Lollapalooza. Um festival que, desde a matriz em Chicago, sempre apostou no grupo.

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Serviço

Portugal. The Man em Curitiba

Data: 09 de maio de 2026 (sábado)
Local: Ópera de Arame – Curitiba/PR
Horários: Abertura da casa: 19h; show: 21h
Ingressos: Via Uhuu

Portugal. The Man em São Paulo

Data: 10 de maio de 2026 (domingo)
Local: Audio – São Paulo/SP
Horários: Abertura da casa: 19h; show: 21h
Ingressos: Via Uhuu
Sair da versão mobile