Diretor do Carousel and Home, em Leeds, teve a inusitada ideia depois que vizinhos começaram a reclamar da tagarelice dos frequentadores da casa
“Chupa esse pirulito e cala a boca!” Com um simpático brinde, os proprietários de uma casa noturna em Leeds, na Inglaterra, pretendem escapar do confisco de sua licença. A ideia é que, com pirulitos na boca, os frequentadores de seu clube falem menos, ou pelo menos falem mais baixo.
“Por incrível que pareça, as pessoas tendem a falar mais menos quando estão com algo na boca”, disse David Nejrup, diretor do clube Carousel and Home, sem medo das interpretações de duplo sentido. Mas de onde vem este incômodo com o bate-papo dos amigos enquanto estão em seu estabelecimento? Dos vizinhos.
Apenas um mês após conseguir uma licença para abrir até as 4 da manhã durante a semana e às 5h no sábado e domingo, vizinhos de um prédio de apartamentos próximo começaram a registrar reclamações junto à prefeitura. Mas não em relação ao som alto vindo de seu sistema de som, e sim da tagarelice em alto volume de seus frequentadores.
Conseguir uma licença para abrir de madrugada na Inglaterra é uma tarefa hercúlea. O clube precisa se adaptar a uma série de exigências do governo, que incluem até cuidar da prevenção do uso de drogas em suas dependências. Há câmeras de vigilância interna e sua gravação é fiscalizada pela polícia. Caso as autoridades notem que alguém ficou doidão à vista de um segurança, os donos do clube são chamados na delegacia e responsabilizados. E se a casa estiver incomodando as redondezas, o cancelamento da licença pode vir muito mais rápido do que foi para consegui-la.
É por isso que Nejrup correu para arrumar uma solução logo que as primeira reclamações pintaram. E pensou em algo bastante inusitado. Os pirulitos são oferecidos de presente a todo mundo que estiver no recinto. De onde ele tirou essa “tendência” em falar menos quando se está pirulitando, não se sabe. As ações, no entanto, vieram com companhia. A casa está reformulando seu revestimento acústico e mudou o fumódromo de lugar, área de onde a falação pré-piruliteira incomodou os vizinhos da casa. O cigarro, como concluído, não tem o mesmo efeito aquietador dos pirulitos.
A ação no Carousel and Home começou dia 14 de janeiro. É cedo ainda para sabermos se estratégia vai dar certo. Se tiverem sucesso, casas com fumódromos do mundo todo podem copiar a ideia, e manter seus clientes quietinhos.