Os irmãos Steven e Martyn Young do Colourbox

Perdemos Steven Young, um dos gênios da dance music. Ele deixou muito mais que Pump Up The Volume. Conheça

Bia Pattoli
Por Bia Pattoli

Steven Young, dos projetos Colourbox e M|A|R|R|S, morreu na última quarta-feira (13). O músico, junto com seu irmão Martyn, ficou conhecido por ter sido um dos pioneiros no uso de sampling na música eletrônica. Foi com esse tipo de técnica de produção musical que, junto com AR Kane, eles construíram um dos hinos da dance music, Pump up The Volume, único – porém enorme – hit do M|A|R|R|S, lançado em 1987.

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Mas a verdade é que Steven foi o tipo de músico que colecionou muito mais que apenas um sucesso em sua carreira. Ele também ajudou a moldar alguns estilos de produção musical que são sucesso até hoje.

m-a-r-r-s-pump-up-the-volume-jpg A colagem musical Pump up The Volume deu as caras em mais de 190 compilações de dance music, e inclusive foi trilha do clássico da Sessão da Tarde Minha Noiva é Uma Extraterrestre e também do filme Nova York – Uma Cidade em Delírio, estrelado por Michael J. Fox. Mas mais que ter sido trilha de cinema, a música, de origem britânica, fez parte da história da Chicago house e aparece em coletâneas como The History of The House Sound of Chicago.

 

Já com Colourbox, Steven e Martyn se empolgaram tanto com o estilo de colagens de trechos musicais que se viram obrigados a acabar com a banda em 1987, ao cabo de cinco anos. Sim, é que com o sucesso, o Colourbox acabou enfrentando uma série de processos por conta do uso indevido de samplings. Uma pena, já que foi justamente essa vibe do-it-yourself que deu o estilo-sem-estilo da dupla. O Colourbox ia do gótico ao dub e deu um pulo até no experimental.

Em algumas faixas, como o début Tarantula, a vibe gótica rolava solta. Dá até pra imaginar como a pistinha do Madame Satã deve ter fervido com o som, ouça.

Já com Baby I Love You So a pegada é completamente outra, nem parece a mesma banda! A faixa já dava os ares do que viria a ser a fusão do dance com o dub. Mais atual impossível.

A dupla era tão “sem medo de ser feliz” em suas produções que até se arriscou a fazer um tema alternativo para a Copa de 1986. E, mais uma vez, a produção nada lembra suas outras faixas. Aqui Steven e Martyn brincaram de instrumental, e a farra deu certo.

Se não bastasse, a dupla ainda revirou suas referências e regravou um clássico das Supremes, You Keep Me Haning’ On. A faixa ficou com cara de clássicos da house e deve ter sido perfeita para as famigeradas aulas de aeróbica, sucesso dos anos 80.

O mais bacana da trajetória do Steven é que ele nunca se prendeu a um só estilo, o que ajudou a confirmar seu dom para a produção musical. Essa colagem de recortes musicais, tão presente na sua discografia, é uma prática que produtores e DJs de diversas épocas e lugares adotaram para criar uma assinatura musical. Essa prática DIY é superpresente atualmente, vide produtores como a Grimes. Ou seja, apesar de ter iniciado há mais de 30 anos, o estilo de Steven nunca esteve tão atual.

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