Oscar 2021: Dois documentários indicados para assistir gratuitamente no Youtube

Avatar
Por Yasmine Evaristo

Faltando menos de um mês para a cerimônia do grande prêmio alguns títulos que estão indicados nas variadas categorias do Oscar não se encontram disponíveis. Entretanto outros desses filmes estão mais perto do que pensamos.

Assim sendo, dois dos filmes que concorrem na categoria de Melhor Documentário em Curta Metragem estão hospedados no Youtube. Similarmente os dois foram produzidos por importantes jornais norte-americanos, de reconhecimento mundial. Conheça um pouco mais sobre eles e assista-os em seguida.

Website oficial do Oscar 2021.

 

Colette: The french resistance fighter confronting facism

Este curta acompanha Colette Marin-Catherine, de 90 anos, que confronta seu passado. A sobrevivente do nazismo visita o campo de concentração no qual seu irmão foi morto, às vésperas de mais um aniversário do início dos julgamentos de Nuremberg. 

Quando jovem, ela havia sido membro da resistência francesa e sempre se recusou a colocar os pés na Alemanha. Entretanto isso muda quando Colette conhece Lucie,  uma jovem estudante de história. Dessa maneira, ao reabrir velhas feridas revisitando os terrores da época, Marin-Catherine oferece importantes lições.

Ademais os cineastas Anthony Giacchino e Alice Doyard explicam como descobriram a história de Colette e por que decidiram fazer um documentário sobre ela. Este documentário em curta metragem foi produzido pelo jornal The Guardian.

 

A Concerto Is a Conversation

Produzido pelo The New York Times o documentário americano foi dirigido por Ben Proudfoot e Kris Bowers . O filme tem duração de 13 minutos e centra em conversas de Bowers com seu avô. 

Abordando tanto aspectos históricos quanto pessoais e familiares, Horace Bowers rememora as dificuldades enfrentadas por ele nos anos 1940, vivendo no sul dos Estados Unidos, portanto, submetido a situações racistas. Ava DuVernay, cineasta conhecida pelo documentário 13ª Emenda, é a produtora executiva deste filme.

 

 

× Curta Music Non Stop no Facebook