super mario olimpíadas

Conheça os maiores games já lançados com os esportes das Olimpíadas e corra atrás da sua medalha

Por Chello Harada

Os jogos olimpícos são temas de games sensacionais desde a época do Atari. Confira os mais bacanas e corra atrás da sua medalha de ouro

As olimpíadas começaram e trouxeram o espirito nostálgico dos video games em sua abertura, repleta de trilhas sonoras clássicas. Jogos olímpicos não são uma novidade no mundo dos games e mesmo em gerações em que os consoles contavam apenas com um botão de ação e um manete direcional, jogos de esportes sempre estiveram presentes no catálogo e na memória dos jogadores em suas respectivas gerações. Seja simulando competições reais, seja em jogos simples que deixavam bolhas nos dedos, destaco alguns títulos que trazem o espírito olímpico e competitivo para o mundo dos jogos digitais. Que tal aproveitar o espirito olímpico para curtir novos ou antigos jogos em comemoração a edição desse ano?

 

Olympic Games Tokyo 2020 – The oficial vídeo game

O jogo oficial das olimpíadas de Tóquio 2020 possui 18 modalidades esportivas. O game desenvolvido pela Sega conta com as tradicionais modalidades do gênero como nado livre, corrida com obstáculos e salto em distância, e impressiona com modalidades bem distintas como escalada esportiva, BMX e boxe. O grande destaque fica para os jogos coletivos como vôlei de praia, e Rúgbi. Cada modalidade possui mecânicas distintas e uma forma diferente de controlar os atletas. O game que deveria ser lançado em 2020 acompanhou o adiamento das olimpíadas e, com mais tempo de desenvolvimento, se beneficiou entregando um jogo no estilo arcade bem polido e divertido.

Doodle Champion Island

Em comemoração aos jogos olímpicos de Tóquio, o Google ofereceu o game Doodle Champion Island Games. Com gráficos que remetem à era dos 16-bits acompanhamos a jornada de Lucky, um gato ninja que se aventura em sete modalidades: Natação artística, tenis de mesa, skate, escalada, rúgbi, tiro com arco e atletismo.
Apesar de ser um mini game para navegadores e mobile, vale a pena conferir pelo sentimento nostálgico e pelas cutscenes em estilo anime. O game salva o progresso conectando uma conta google ao navegador e pode ser acessado através da página inicial do Google clicando no ícone Doodle ilha dos campeões.

Mario & Sonic´at the olympic games

A série Mario & Sonic já virou uma tradição, com os personagens do universo de Mario Bros e Sonic, the Hedgehog se enfrentando em diversas modalidades olímpicas. A série de games teve sua primeira edição lançada em 2008 para os jogos de Beijing e sua mais recente edição foi lançada em 2019, antecedendo a olimpiada que deveriam acontecer em 2020. O título está disponível para Nintendo Switch e é uma excelente opção para jogar tanto sozinho quanto com os amigos, são 20 modalidades esportivas feitas com o carisma e personalidade características das duas franquias.

Track & Field

O clássico game lançado pela Konami em 1983 aproveitou o embalo das Olimpíadas de Los Angeles de 1984 e, apesar de não ser um jogo oficial, fez muito sucesso nos arcades da época. Esse game impactou a indústria de jogos de esporte e ganhou várias sequencias e relançamentos para consoles de gerações futuras.

Decathlon

O famoso quebra controles de Atari, Decathlon é um clássico inesquecível dos games com modalidades olímpicas. Focado em provas de atletismo e com mecânica bem simples, era necessário mover o manete do joystick de um lado para o outro para ir mais rápido ou saltar mais longe.

Quebrar controles é o histório de atleta dessa geração.

Quebrar controles é o histórico de atleta dessa geração.

California Games

Não tem como falar de games de esportes sem mencionar California games, ou, como ficou conhecido no Brasil, Jogos de verão. Um clássico incontestável, o game foi na onda dos jogos olímpicos de 1984 sediado em Los Angeles e contava com muitas modalidades que não estavam presentes naquela edição, como surf e skate, mas que em 2021 estrearam como modalidades olímpicas. Com trilha sonora marcante e gráficos excelentes para a época, o game exalava estilo e energia Californiana no Master System.

 

Chello Harada

Arquiteto urbanista, pós-graduando em desenvolvimento de games e vocalista. Jogo todo tipo de game, quase nunca platino e sempre perco em partidas online.

× Curta Music Non Stop no Facebook