Com A Stone Only Rolls Downhill, banda americana volta a chamar atenção por suas produções audiovisuais — marca registrada do grupo desde 2006
A banda de rock alternativo estadunidense OK Go lançou na última semana A Stone Only Rolls Downhill, aperitivo do álbum vindouro And the Adjacent Possible, marcado para sair dia 11 de abril (seu primeiro em mais de dez anos!). Para muita gente, a notícia gera a pergunta automática: “mas tem videoclipe?”. O grupo formado por Damian Kulash, Tim Nordwind, Dan Konopka e Andy Ross é famoso por clipes incríveis, geralmente em plano sequência que, com timing perfeito, começaram a ser divulgados na aurora da internet de banda larga e se transformaram em um senhor caso de sucesso em marketing musical.
E sim, caro fã. Tem videoclipe. E para variar, sensacional. O vídeo de A Stone Only Rolls Downhill foi feito com 64 smartfones que juntos formam imagens completas, fracionadas, canibais (uma câmera vai engolindo a outra causando efeitos incríveis). Seguindo sua tradição desde 1998, o grupo chama atenção de todo mundo, geralmente gastando pouco, o que faz dele o desejo de todo dono de gravadora.
Tudo começou na maciota, com Here It Goes Again, seu primeiro viral em 2006. O vídeo é e uma simplicidade singela. Os quatro em esteiras de academia fazendo uma coreografia de dança sem muita pretensão em ser perfeita. Tudo gravado sem cortes de câmera. O bagulho é tão simples que um grupo de amigos teve a a manha de apresentar o clipe “ao vivo”, em um show de talentos do colégio no Texas (EUA). Os colegas de escola foram ao delírio.
Seis anos depois, o OK Go se juntou à Chevrolet para fazer um dos videoclipes com carros mais incríveis da história da música, para Needing/Getting . O grupo pendurou varas em um carro da marca e saiu dirigindo por um circuito no deserto. Resultado de cair o queixo. O clipe foi apresentado pela primeira vez no Super Bowl, e no dia seguinte já chovia buscas pela peça no YouTube (hoje, tem quase 50 milhões de visualizações). Este, apesar da atmosfera mambembe, não ficou barato. Porém, nada que o patrocínio de uma megacorporação automotiva não resolva.
Pelo jeito, os membros da banda trabalham bem com pressão. Todo mundo espera algo ainda mais espetacular e a cada lançamento do OK Go e, com This Too Shall Pass, de 2010, não fizeram feio. Pelo contrário, é o melhor clipe da história do grupo — um plano sequência fantástico com aqueles fascinantes circuitos onde dominós, bolas de boliche e mais um bando de badulaques vão caindo e acionando novas traquitanas.
Quando a banda acabar, os caras do OK Go deveriam abrir um curso em alguma universidade: “Bombando na internet com baixo orçamento”.
Confira abaixo estes e outros videoclipes fora de série do OK Go!