De Tame Impala a Empire of the Sun; de Wolfmother a RÜFÜS DU SOL
Esqueça cangurus, aranhas gigantes, crocodilos e desertos. A Austrália é boa mesmo com música. Faz muito tempo que o país com status de continente vem arejando o mundo com muitos artistas de sucesso mundial. Da disco music dos Bee Gees ao hard rock do AC/DC. Do cabeçudo Nick Cave ao pop ensolarado do Midnight Oil, nunca faltou banda por aquelas terras.
As características geográficas da Austrália são únicas, e explicam um pouco sobre seu potencial criativo. Apesar de ter uma área quase do tamanho do Brasil (são sete milhões de quilômetros quadrados), sua população é pouco mais da metade do que temos só no estado de São Paulo. A imensa maioria, grudada no litoral, já que o interior do país é tomado por um clima desértico. Para ir de Sydney a Perth, duas das maiores cidades, um australiano precisaria viajar 3.900 sofridos quilômetros. A distância entre elas, bem como a do próprio país em relação a grandes mercados como os de Europa e Estados Unidos, faz com que o cidadão australiano precise de bandas para alimentá-lo com música nos finais de semana.
A necessidade faz com que gente de tudo quanto é gosto musical bote para rodar seus projetos musicais. Tem de tudo por lá. E muitos artistas conseguiram projeção internacional, levando a música australiana para casas e festivais de todo o planeta. A economia bem ajustada do país também ajuda. Fica mais fácil comprar equipamento, instrumentos e pagar estúdios quando a geladeira está cheia.
Para atualizar seus conhecimentos musicais sobre o que anda acontecendo do outro lado do mundo, preparamos uma lista com dez artistas australianos do momento. Gente que anda fazendo boa música e que vale a pena acompanhar. Os “clássicos”, do século passado, como os citados no começo da matéria, ficaram de fora. Vem com a gente!