Com estreia marcada para 06 de junho, Pavements mescla cenas reais com dramatização, trazendo “um filme dentro do filme”
“A mais importante e influente banda da qual você nunca ouviu falar.” Assim é anunciado o filme Pavements, que traz a história do Pavement, amado no mundo do rock alternativo e, sim, um dos mais influentes grupos de todos os tempos. Muito do que ouvimos hoje em dia tem o dedo do quinteto estaduindense que tocou no Brasil ano passado, no C6 Fest.
O trailer finalmente foi publicado, e dá pintas de uma obra com edição frenética e muita música (da boa), misturando cenas reais e dramatizações capitaneadas por ninguém menos do que Jason Schwartzman, interpretando Chris Lombardi, e o ex-Stranger Things Joe Keery no papel de Stephen Malkmus.
A opção por gravar cenas do início da carreira da banda com atores gerou um fato curioso. Um teaser lançado no começo deste mês de Range Life: A Pavement Story indicava o lançamento de uma cinebiografia. Acontece que Range Life se trata de um “filme dentro do filme”, ou seja uma ficção, no formato de mocumentário — uma espécie de paródia com as cinebiografias — que faz parte do doc Pavements, como o novo trailer deixa claro.
A película será lançada dia 06 de junho nos cinemas dos Estados Unidos, com direito a premieres em Nova Iorque (02 de maio) e Los Angeles (09 de maio). No Brasil, foi transmitida em outubro do ano passado, na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
A importância da tal “banda que você nunca ouviu falar” é imensa. Na real, o Pavement é mais amado por músicos do que pelo público em geral. Sua carreira traz altos e baixos (em vendas, não em qualidade), separações e reuniões, incluindo aí o catastrófico show no Lollapalooza em 1995, quando brigou com os Smashing Pumpkins, reclamou da produção e simplesmente sabotou a apresentação.
Pavements foi dirigido por Alex Ross Perry e quase poderia ser enquadrado no gênero de comédia. A banda ri de si mesma e da sua despretensão no visual, na música e na vida. Algo que também influenciou toda uma geração de artisas nos Estados Unidos, da década de 90 em diante.