Nowadays é um dos selos de música eletrônica mais legais da França atualmente, saiba por que vale a pena escutar

music non stop
Por music non stop

TEXTO POR LIGIANA COSTA E EDSON SECCO (NU)

Em 2006, uma crew de DJs do sul da França chamada La Fine Équipe cruza com um jovem produtor chamado Chomsky (apelido de Vincent Leibovtiz) e, juntos, decidem se jogar na produção de novos beats e compor sons mais autorais. Assim,La Fine Équipe se consolidava como um dos maiores nomes do beatmaking francês atual e nascia também o selo que dois dos meninos da crew idealizaram, o Nowadays.

Seguindo a clássica histórica de tantos outros independentes, Vincent e Ugo de Angelis (aka Oogo) queriam ter um selo em que pudessem lançar seus trabalhos em vez de ficar esperando alguém que viesse lhes procurar. Queriam autonomia e também produzir artistas que tivessem a ver com o som que eles acreditam.

O NU conheceu o selo durante a PEW (Paris Electronic Week) e esteve depois no estúdio deles para um papo com os dois, com exclusividade para o Music Non Stop.

Os patrões do selo Nowadays, que hoje tem um casting com 15 artistas que lançam a cada três meses

A nova formação da Fine Équipe lançou um primeiro disco em 2008 (dois anos antes da criação do selo), chamado La Boulangerie, um mix de músicas produzidas por eles e de outros artistas, um formato de certa forma inspirado no disco Donuts do J Dilla. Depois disso, os meninos da crew se mudaram pra Paris, estudaram áudio e começaram a consolidação do selo.

O nome Nowadays Records faz referência à atemporalidade da música, que pode ser ouvida sempre com ouvidos novos no momento presente. Eles mesmos definem o selo, que hoje já tem 15 artistas, como um instrumento de reinvenção dos mecanismos da produção independente, uma grande família de beatmakers apaixonados também pela imagem.

O primeiro artista externo que o selo lançou foi Fakear, uma surpresa para o próprio coletivo, pois o menino explodiu na França ao ponto de lotar sem problemas um show no mítico Zenith de Paris. Fakear tem em seu primeiro e delicioso disco, Animal, parcerias com nomes gigantes, como Andreya Triana do Bonobo e a diva da new age Deva Premal e foi chamado (pelo twitter!) pela bomba M.I.A para criar os beats para uma das músicas (Finally) de seu último disco, AIM. O sucesso de Fakear ajudou a firmar o nome do selo não só na cena francesa, mas também internacionalmente.

Fakear, o artista mais hypado do Nowadays, foi convidado para trabalhar com M.I.A.

O Nowadays lança a cada três meses uma compilação com músicas de artistas do selo e convidados (que podem ser ouvidas aqui), nada mal para quem começou sem pretensões comerciais, né? Chomsky e Ugo já estiveram no Brasil, circularam pelos espaços sonoros de São Paulo e se encantaram com a potência da Free Beats, festa de rua fundada pelo guerreiro dos beats e da liberdade, Mauro Farina, a quem os meninos se referem com admiração.

Um dos pontos que nos chamou a atenção ao nos aproximarmos do selo e dos artistas da família Nowadays foi a qualidade extraordinária dos clipes que lançam. De fato, Chomsky e Ugo afirmam que para eles o som é cinemático e confessam que um dos maiores gastos atuais do selo é com a realização de clipes que sejam obras de arte dignas desse nome. Pedimos então que a dupla de jovens empresários e músicos escolhessem quatro artistas do selo (não foi fácil pros meninos falarem só de quatro!) para apresentar ao público brasileiro e escolhessem um clipe de cada. Segue então uma pequena apresentação de alguns membros da família Nowadays, descrita por Chomsky e Ugo.

 

FAKEAR

Primeiro artista a ser assinado pelo Nowadays e atualmente o maior artista do selo. Ele vem do mesmo universo sonoro que a gente, o beatmaking. Nos conhecemos porque ele gostava do trabalho da Fine Équipe e um amigo nos apresentou sugerindo que ouvíssemos com atenção o que ele fazia. Valeu a pena! Fakear é aberto às músicas do mundo e tenta mixar essas influencias e o beatmaking. O clipe escolhido é o da música Animal.

Fakear – Animal

LA FINE ÉQUIPE

A Fine Équipe somos nós! Somos Blanka, Chomsky, Mr.Gib e Oogo, um grupo de DJs beatmakers, viemos da cultura do sampling, da onda do turntablism. Somos todos colecionadores de discos, grandes curiosos. De certa forma somos da mesma escola do Birdy Nam Nam e do C2C, grupos de DJs também franceses que produzem suas próprias músicas. O clipe que escolhemos para nos apresentarmos foi o de Make u Greedy.
La Fine Équipe – Make U Greedy (Official Video – La Boulangerie 3)

LE VASCO

Eles representam a nova cena pós r’n’b francesa, muito futuristas e com muita personalidade. São três caras e uma cantora. Eles criaram um dispositivo com chat rooms onde o público pode se escrever entre si, são supernerds e criativos.

Le Vasco – Neon Blue

JUMO

Jumo é um artista completo e multidisciplinar que tem uma visão completa do seu trabalho, da música ao visual, através do vídeo. Sua música é muitas vezes épica e grandiosa, por vezes orquestral e contrasta de forma maravilhosa com suas ilustrações minimalistas.

Jumo – Nomade

× Curta Music Non Stop no Facebook