Tom Rowland e Ed Simons tocando com o The Chemical Brothers

The Chemical Brothers sai da toca e lança novo single para matar a saudade de toda uma nação eletrônica

Sergio Borin
Por Sergio Borin

The Chemical Brothers sai do eixo com seu novo single The Darkness That You Fear!

A dupla britânica de música eletrônica The Chemical Brothers batiza a nova música com The Darkness That You Fear e aponta para um novo horizonte a ser explorado. Lançada no dia 23 de abril, na madrugada da última sexta-feira do mês. Numa pegada oitentista com sintetizadores e vocais atmosféricos, a canção foi bem recebida pelos fãs e pela crítica especializada que os acompanha desde 1995. 

A música foi lançada junto com o videoclipe que evoca a energia psicodélica daquilo que nós chamávamos de “festa”, no mundo pré-pandemia. Assista e ouça: 

Tom Rowland e Ed Simons comentaram um pouco sobre o novo lançamento especialmente criado para a edição limitada de 12″ para o Record Store Day de 12 de junho.

Tom inicia: “É uma canção esperançosa. Quando descobrimos que a combinação das diferentes vozes trabalhadas para o fluxo da música nos fez sentir otimistas, como se fosse algo que queríamos compartilhar”. E o Ruffmercy ( DIIV, Thom Yorke e outros artistas) responsável pelo clipe complementa: “Quando ouvi a música pela primeira vez, me conectei imediatamente com o tema e a vibração positiva… desencadeou um forte sentimento de nostalgia que me levou a voltar a procurar inspiração visual do período em que descobri The Chemical Brothers pela primeira vez em meados dos anos 90. O vídeo combina imagens de arquivo de meados dos anos 90 com texturas de filme Super 8 pintadas à mão

The Darkness That You Fear foi a primeira música lançada após dois anos fora do mundo da música após o duo conquistar duas categorias na noite do Grammy 2020, com o disco No Geography (Melhor Álbum de Dance/Eletrônico) e com a trilha Got To Keep On (Melhor Gravação de Dance), ambos lançados em abril de 2019 pela gravadora de música eletrônica Virgin EMI Records sediada no Reino Unido. 

Tom Rowland e Ed Simons, também chamados de Chemical Ed e Chemical Tom, iniciaram a carreira utilizando o codinome  “The Dust Brothers”, referenciado a dupla de produtores que usam o mesmo nome, mas por conta da explosão repentina na Europa e por medo de retrações judiciais tiveram que mudar e adquirir de vez The Chemical Brothers, lá em 1995. De mãos dadas com The ProdigyFatboy SlimThe Crystal Method e outros artistas, eles foram os pioneiros do movimento britânico Big Beat. Estilo musical londrino que utilizava beats do extraídos do hip-hop de forma muito acelerada em conjunto com guitarras e riffs de cordas distorcidos ao extremo.  

× Curta Music Non Stop no Facebook