Anúncio foi feito em coletiva de imprensa por Gustavo Werneck (Gerdau), Luis Justo (Rock World) e Rogério Flausino (Jota Quest)
200 toneladas de aço reciclável serão usadas na montagem do novo Palco Mundo, do Rock in Rio 2024. Esta foi uma das novidades anunciadas na coletiva de imprensa que o festival promoveu nesta quinta-feira (25), com a presença de Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, maior empresa de aço do país, Luis Justo, da Rock World (organizadora do festival) e o cantor Rogério Flausino, do Jota Quest. Fornecido pela empresa pela segunda edição consecutiva, o material para a montagem da estrutura pode ser reciclado infinitas vezes, segundo Werneck.
“O Palco Mundo, do Rock in Rio, sempre foi um ícone. Fazer com que esse palco passe a ter uma função social, com design bacana e trazendo essa ideia da reciclagem, é uma ideia maravilhosa, e traz este assunto para a discussão”, declarou Flausino.
Efetivamente, os festivais de música são um dos segmentos que mais estão debatendo a questão ambiental, principalmente após o período pandêmico. Os anúncios das novidades para reduzir o impacto dos eventos no planeta criaram uma saudável competição pelo “festival mais ecológico”, uma preocupação que se reflete criticamente no público e tem o potencial de levar a mensagem para muito além dos muros da Cidade do Rock, onde acontece o RiR.
“O Rock in Rio é uma plataforma espetacular para se contar histórias”, acrescenta Gustavo. “Isso dá vazão para contarmos histórias que são muito relevantes, para a gente ter orgulho do Brasil e entender com mais profundidade os problemas que o país tem. E entendendo esses problemas, a gente pode engajar mais empresários, mais empresas, mais pessoas para poder trabalhar em conjunto e resolver situações como essa.”
A ideia, portanto, é transformar um altar musical para onde milhões de pessoas estarão olhando ao mesmo tempo em um transmissor de mensagens com conteúdo mais responsável. “Contar histórias no ponto de vida da sustentabilidade e apresentar brasileiros que contribuem muito nesse tema”, completa o CEO da Gerdau.
A iniciativa, por enquanto, fica somente para o Palco Mundo. Nada impede, no entanto, que em futuras edições o projeto se expanda para um Rock in Rio em que todo o aço utilizado seja reciclável. Que a ideia se amplifique para outros recursos utilizados no evento, e também para outros grandes festivais.
O evento também anunciou uma parceria entre a empresa metalúrgica e a fabricante de óculos Chilli Beans, com o lançamento de uma nova coleção fabricada com aço reciclável e destinação de 30% da renda obtida com suas vendas para o projeto social Favela 3D.
Musical no Rock in Rio
A Rock World anunciou uma novidade para próxima edição do Rock in Rio. Um espetáculo musical, contando a história do festival, será apresentado durante quatro dias. O Sonhos, Lama e Rock and Roll apresentará ao público a trajetória de quatro décadas do evento. A peça foi criada pelo chefão Roberto Medina, com direção musical de Zé Ricardo e direção de Charles Möeller e Claudio Botelho. Após o lançamento, o espetáculo pretende viajar pelos teatros brasileiros.