music non stop

Nova série nacional da Neflix será baseada na história das vítimas da Chacina da Candelária

A Chacina da Candelária Netflix

Chacina da Candelária - imagem: divulgação Netflix

Série ficcional já está em gravação, com estreia prevista em 2023

Dia 23 de julho de 1993, pouco antes da meia-noite, dois carros com placas cobertas estacionaram próximo em frente à igreja da candelária. Milicianos armados saíram do carro e passaram a atirar indiscriminadamente em dezenas de pessoas que dormiam em um local próximo. Oito jovens foram assassinados, sendo seis menores de idade. A vítima mais nova foi Paulo Roberto de Oliveira, de apenas onze anos.

Além dos mortos, diversos outros moradores de rua ficaram feridos e foi graças a uma delas, Wagner dos Santos, que os envolvidos no crime, policiais militares, foram identificados. Wagner hoje mora no exterior graças ao programa de proteção a testemunhas. Antes disso, porém, foi vítima de um segundo atentado, no ano seguinte.

Dentre todos os indiciados, apenas três foram condenados:  Marcos Vinicius Emmanuel Borges (309 anos de prisão), Nelson Oliveira dos Santos (243anos de prisão) e Marco Aurélio Dias de Alcântara (204 anos de prisão). Todos estão em liberdade há mais de uma década, graças a indultos ou redução por bom comportamento.

O crime ficou mundialmente conhecido como “Chacina da Candelária” e é o fato histórico que serve como base para a série ficcional homônima, em processo de gravação pela Netflix. No elenco, estão confirmadas as participações de Antônio Pitanga, Péricles, Adriano Garib, Juliana Lohmann, Leandro Firmino, Maria Bopp, Stepan Nercessian e Xênia França, entre outros. A direção é de Marcia Faria e Luiz Lomenha.

Luis Lomenha e Marcia Faria – foto: divulgação Netflix

Luis afirmou, em painel da plataforma na Rio2: “A gente está tentando ressignificar um fato trágico. A gente quer fazer o espectador entender que as crianças que morreram na chacina da candelária eram crianças”. O roteiro foi criado com a ajuda de alguns sobreviventes. ““Eles nos ajudaram a entender um pouquinho daqueles meninos que viviam ali na igreja. Esses homens e mulheres narraram uma visão completamente distinta da visão que a sociedade tinha deles”.

A Chacina da Candelária terá quatro episódios e conta a história das vítimas até o momento das execuções. A estreia está prevista para 2023, sem data confirmada.

 

 

 

Sair da versão mobile