Hoje começa, em São Paulo a CCXP, a maior convenção de cultura do mundo. Se você quer ir além da potência pop do evento, conheça as cinco convenções mais esquisitas e obscuras. E prepare sua próxima viagem
De 1 a 4 de dezembro, a cidade de São Paulo será tomada por fãs da cultura geek de todo o país na CCXP. Fãs de quadrinhos, séries, animes e filmes fantásticos se encontrarão – muitos fantasiados de seus personagens prediletos – para ver de perto alguns de seus astros prediletos.
Na CCXP deste ano (a Comic Con), você poderá tirar uma foto, por exemplo, com Vivienne Acheampong, a Lucien, da série The Sandman, com o anão da trilogia Senhor dos Anéis, John Rhys-Davies, ou até mesmo Keanu Reaves, o eterno Neo, de Matrix. Estes são apenas alguns dos astros que foram confirmados para o ae edição deste ano.
Se você acha a CCXP muito “pop”, seu problema está resolvido. Existem, espalhados pelo mundo, um enorme número de convenções alternativas, muitas delas escorregando ao limite do surreal. Convenções para fãs de palhaços famosos, para colecionadores de répteis, convenção de cosplay do presidente americano Abrahan Lincoln, ou de aficionados por bonecas de papel (aquelas, com roupinhas para vestir, que nossas avós adoravam), e muito mais.
Para saciar sua sede de excentricidades, o Music Non Stop preparou uma lista com as cinco convenções mais esquisitas do planeta. Escolha a sua, e programe a próxima viagem!!
Mermaid Con – A convenção das sereias
Em seu site oficial, a MerMagic Con se intitula a “maior convenção de sereias do mundo”, o que significa que existem outras além da baseada em Washington. Nela, sereias e sereios passam o final de semana em piscina, vestidos com rabos de peixe, emulando a curtição de uma vida mitológica.
Os interessados podem comprar um ingresso de “observador”, para ficar ali, se emocionando com a sereiada toda, ou um passe de “participante”, que lhe permite frequentar as piscinas.
A redação não conseguiu apurar se, no evento, há aulas e concursos de canto hipnótico ou de afogamento de marinheiros, duas das maiores funções deste ser mitológico, metade gente, metade peixe. Na programação, há aulas de nado com rabo de peixe, submersão (prender a respiração debaixo d’água por mais tempo), uma feira de fantasias e adereços e, não podia faltar, um concurso para eleger os belos sereios.
Vent Haven Convencion – Convenção Internacional de Ventríloquos
Imagine a curtição. Um final de semana em Vent Haven, nos Estados Unidos, cercada por milhares de pessoas com a mão enfiada dentro de um boneco ventríloquo, trocando esquizofrênicas ideias em rodas de conversa, jantando no restaurante do hotel usando apenas uma mão (a outra está ocupada, fazendo piadas depreciativas com seu “mestre”), e muito mais!
Não perca tempo, compres seu ingresso. Você pode participar de workshops para melhorar sua técnica, comprar bonecos e participar de festas que, vamos combinar, devem ser a coisa mais assustadora que alguém poderia testemunhar. Uma CCXP do constrangimento.
BronyCon – Convenção Internacional do Meu Querido Poney
A BronyCon acontece nos Estados Unidos e na Europa, anualmente. É dedicada a fãs do desenho animado Meu Querido Poney. Durante o evento, o que não falta é gente com chifre de unicórnio passeando pelos corredores, discutindo as novidades possíveis em um mundo onde um desenho animado foi encomendado para vender brinquedos.
E olha que elas existem. Meu Querido Poney tem longa metragens, séries de TV e “gerações” de cavalinhos diferentes, renovando-se até hoje. Para ficar por dentro, só mesmo frequentando uma convenção dedicada ao tema.
Ao contrário do que se possa imaginar, o público frequentador está (muito) longe de ser formado somente por adolescentes.
Faerie Con – Convenção Internacional de Fadas e Seres Mágicos
Na Faerie Con você participar de cursos sobre diversas mitologias, aprender como fazer sua própria fantasia, comprar muita coisa relacionada ao tema que envolve fadas, duendes e outros seres fantásticos.
Mas o grande barato da feira, claro, é fazer o circuito “ver e ser visto”. Dar rolê indumentado de ser inexistente, passar aquele xaveco lúdico, roubar meias das gavetas dos quartos do hotel ou encantar aquele elfo com seu pó de pirlimpimpim.
Para realçar a importância da beleza mágica, há concurso de fantasias e uma grande feira de produtos.
Mas, se o seu foco for aprimorar seus conhecimentos, imprescindíveis para seu crescimento parapsicológico, dá uma sacada no programa de cursos da última Faerie Con, que aconteceu este ano, em Baltimore:
Criando Cerimônias Válidas Na Floresta Selvagem
Magia Prática: Trabalhando com Espíritos para Transformar o Multiverso
Fabricação de Colares de Pedras Encantadas, com LEDs
Bom voo!
Anthrocon – Convenção Internacional de “Antropomórficos”
Sim, há uma convenção anual dedicado aos antropomórficos, seres humanos vestidos de animal. No caso da Anthrocon, somente os peludos.
A programação do rolê envolve “desfiles, uma block party, passeios de barco pelo rio, nightclub, concurso de danças (fantasiado de bicho, é claro) e “floor wars”.
Mas, para os leigos, o que é uma floor war? A organização explica:
É um evento de batalha de dança (de todos os estilos), organizada, pela primeira vez, pela Last-Fur_one na Anthrocon 2012, que sacudiu o mundo do fan-dom peludo. Dançarinos competem entre si, performando uma variedade de músicas escolhidas pelo DJ para a “batalha”, em turnos, um tentando ser melhor do que o outro”