Paulo Leminski Paulo Leminski – foto: reprodução Youtube

No aniversário de Paulo Leminski, filho reconhecido tardiamente lança música com letra do pai

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Paulo Leminksi Neto, filho do escritor que teve sua paternidade reconhecida aos 32 anos, lança no dia o aniversário do pai música com letra de Leminksi

No dia em que comemoraríamos 0s 78 anos do poeta maldito, músico e tradutor Paulo Leminski, seu filho Paulo Leminski Neto (originalmente Luciano e rebatizado após o reconhecimento da paternidade, que só chegou quando tinha 32 anos de vida), lança uma versão da música Dor Elegante. A faixa foi gravada originalmente por Itamar Assumpção com letra composta pelo poeta.

A ocultação da paternidade fez com que Neto lutasse contra os demônios da ausência e da revolta. Isso não impediu, no entanto, a reconciliação com o pai através de sua obra, ou pelo menos sua apropriação. Criou, então, sua própria Dor Elegante.

Neto se uniu aos amigos da banda Salvadores Dali e gravou um videoclipe especial para a versão, que será lançado as 20h horas deste dia 24 de agosto. Antes disso, porém (19h), uma live comandada pelo biógrafo Toninho Vaz, que descobriu a existência do filho durante as pesquisas para seu livro, “Paulo Leminski. O Bandido Que Sabia Latim“, apresenta o lançamento.

Paulo Leminski Neto e os Salvadores Dali

Paulo Leminski Neto, à frente, e os Salvadores Dali – foto: divulgação / JMoraes

A obra de Vaz ficou nove anos fora de circulação graças a um processo judicial movido pela família de Paulo Leminski, e teve sua venda liberada novamente, permanecendo nas livrarias até hoje. Foi Toninho quem descobriu, através de 81 entrevistas realizadas para o livro, a existência de Luciano.

Considerado um dos mais importantes poetas brasileiros, altamente influenciado pelo estilo poético japonês haicai – a ponto de ter escrito a biografia de um de seus ídolos, Matsuo Bashõ – Paulo Leminski circulou pelo underground e Curitiba e São Paulo durante os anos 80 e se consagrou com um dos mais importantes subversores literários de sua época.

A letra de Dor Elegante, densa como a situação afastada entre pai e filho, ganha um arranjo completamente diferente da original, de Itamar Assumpção, segundo promessa dos músicos da Salvadores Dali.

Um homem com uma dor
É muito mais elegante
Caminha assim de lado
Como se chegando atrasado
Andasse mais adiante

Carrega o peso da dor
Como se portasse medalhas
Uma coroa, um milhão de dólares
Ou coisa que os valha

Ópios, édens, analgésicos
Não me toquem nessa dor
Ela é tudo o que me sobra
Sofrer vai ser a minha última obra

O lançamento rola no canal de Youtube dos Salvadores Dali

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.