Nile Rodgers e The Last Dinner Party são 2 dos 9 curadores do inédito David Bowie Centre, que será inaugurado no Victoria & Albert Museum
“Uma ligação pela música que, ao mesmo tempo, construiu e salvou nossas vidas.” Assim Nile Rodgers descreveu sua amizade com David Bowie, cuja exposição de mais de 90 mil objetos pessoais estreia em setembro, de forma permanente, no londrino Victoria & Albert Museum, em uma área chamada de David Bowie Centre. O amigo e (baita) colaborador Nile é um dos nove curadores do projeto, cada um cuidando de “apenas” dez mil itens expostos.
O icônico guitarrista acertou em cheio na forma tocante como descreveu sua relação com Bowie. A música definitivamente salvou a vida de Rodgers quando acertadamente aceitou trabalhar com o músico inglês em um dos maiores hits de sua carreira. Quem esteve no show do Chic no último C6 Fest compreendeu o tamanho do respeito demonstrado ao vivo com a obra de David, responsável pelos mais celebrados hits da noite. Convidá-lo para cuidar de uma parte da exposição de todo uma vida foi um gol de placa do museu.
Quem também esteve no C6 Fest 2025, e muito bem por sinal, foi a banda feminina inglesa The Last Dinner Party. A sensação do rock britânico também foi convidada para cuidar de um dos pedaços da coleção com sua jovialidade. A ideia é transmitir como as novas gerações se relacionam com a obra da joia inglesa. E a novidade é que não tem novidade nenhuma. Garotas e garotos, de raio pintado, se ligam em Bowie com a mesma paixão. Mas a comunicação é diferente. As meninas trataram de publicar uma série de vídeos fazendo uma espécie de unboxing dos itens que chegaram ao Victoria & Albert (veja abaixo).
O David Bowie Centre abre dia 13 de setembro, com entrada gratuita (você só paga o voo Brasil–Londres e o hotel), mas com retirada antecipada de convites, para evitar confusão. Prepare bem a viagem. O museu sugere o agendamento de um setor por dia, para ter tempo de curtir todos os itens expostos. Como são nove, espere por duas semanas de imersão na vida artística e pessoal de David Bowie.