No site The Red Hand Files, qualquer um pode enviar perguntas diretamente a Nick Cave, que as seleciona e responde de forma rica e pessoal.
Se você gosta da intersecção entre música e literatura, frequentou o inferninho underground de sua cidade ou simplesmente gosta de roupa preta, certamente já ouviu (ou idolatra), o cantor, compositor, frontman e arquétipo cool Nick Cave.
À frente dos Bad Seeds, rodou o mundo a partir de 1983 soltando discos clássicos de rock encharcados de baladas melancólicas e profundas, mantendo ao estilo a respeitabilidade sustentada por outros ícones da arte pensante como Bob Dylan e Lou Reed.
O documentário ganhador do Sundance 20.000 Dias na Terra acompanha o dia a dia do cantor nos meses que antecedem um de seus shows em Sidney e mostra o quanto personagem e “pessoa” se fundem em Nick Cave. Viver esta verdade, entregá-la em sua arte e receber de volta o que ela lhe proporciona são a receita para se fazer um herói do cool.
Fissurado em escrever (usando uma máquina datilográfica), Nick mantem há dois anos o site The Red Hand Files, onde seleciona e responde diretamente perguntas enviadas por admiradores do mundo inteiro. Até agora mais de 30.000 foram enviadas.
O site, bem como as respostas de Nick Cave, não fogem a seu estilo: é misterioso, minimalista e literário. Em uma recente pergunta, onde o leitor cita Nina Simone e o questiona sobre a frase “liberdade significa não temer”, Nick responde:
“Liberdade para mim é a capacidade de abrir mão do controle do resultado das coisas e, portanto, a esse respeito, concordo com Nina Simone; temos de ser libertados do medo. São tempos difíceis, mas, para mim, a meditação, a perda do meu filho, e até o fato de estar apenas envelhecendo, me permitiu chegar a um lugar onde não me sinto à mercê das consequências da maneira que Eu costumava – não importa tanto para mim hoje em dia o que acontece”.
O cantor trata de temas pessoais sem ressalvas em seus Red Hand Files. Ao perder a mãe recentemente, dedicou um de seus posts a agradecer às mensagens de carinho que recebeu de todo mundo. Algo incomum para um artista tão misterioso e reservado mas, como disse o próprio Nick, talvez seja só o fato de estar envelhecendo.
Nick Cave – The Red Hand Files