My Bloody Valentine anunciou show único em sua terra natal, o primeiro desde 2018; será que não rola um pulo no Brasil?
Alô, produtores de festival de rock alternativo brasileiros! Hora de passar a mão no telefone e buscar uma gig histórica. A icônica My Bloody Valentine, de Dublin (Irlanda), acabou de anunciar um retorno aos palcos para 2025, sete anos após um tremendo sumiço. O grupo publicou de surpresa em seu Instagram a notícia de um único show, dia 22 de novembro do próximo ano.
A banda é uma das mais amadas representantes do indie rock mundial, formada em 1987 e dona de uma obra que é considerada primordial em qualquer coleção de discos — o álbum Loveless, de 1991. Prova disso é o rebuliço que causou na imprensa mundial ao anunciar um único show com um ano de antecedência, na cidade onde nasceram.
Em relação ao My Bloody Valentine, tudo rola em passos de tartaruga. O grupo de Bilinda Butcher, Kevin Schields, Colm Ó Cíosóig e Debbie Googe lançou apenas três álbuns em seus 40 anos de vida. O último foi m b v, há mais de dez anos (2013). Em 2021, causou alvoroço ao comunicar que estava trabalhando em dois novos álbuns para a Domino Records. Nenhum foi lançado até hoje. Combina com o jeitão reservado e cool de seus integrantes.
O anúncio do show de 2025 mais parece um bilhete que a professora manda aos pais na escola primária, avisando que a semana de provas está a caminho. Contém apenas a data, horário e, no texto, “assine nossa newsletter para ter acesso à pré-venda”. Sucinto.
A notícia causa arrepios aqui no Brasil graças à recente onda de revitalização do rock alternativo. A produtora Balaclava vem anunciando uma agenda frenética de shows internacionais. O festival Popload, dedicado a este universo, retornará com suas atividades em 2025 e já anunciou Norah Jones como sua primeira atração confirmada. O C6 Fest dedica boa parte de sua programação ao gênero musical, e até mesmo o Lollapalooza Brasil divulgou seu line-up com um retorno às origens, deixando de lado uma certa predileção pelo trap e o funk.
Logo, convencer o My Bloody Valentine a voltar ao Brasil certamente vai ebulir na cabeça dos curadores, chegados em fazer história. O grupo se apresentou uma única vez no país, em 2013, no próprio Lollapalooza.