music non stop

Música Independente: Prêmio Gabriel Thomaz de Música Brasileira escolhe os melhores de 2020

Gabriel Thomaz

Premio Gabriel Thomaz de Música Brasileira

O já tradicional Prêmio Gabriel Thomaz de Música Brasileira , dedicado à música independente, acontece neste domingo (29) a partir das 22h, encerrando a programação da Semana Internacional de Música – SIM São Paulo. O prêmio, que vai para a sua 8ª edição este ano, conta com as categorias Hit do Ano, Álbum mais Conceitual, Capa Mais Bonita, Empreendimento Mais Lucrativo e Sou Suspeito. 

A transmissão será pelo site da SIM e pelo Youtube da banda Autoramas, banda de rock carioca da qual Gabriel Thomaz é líder. Como o formato deste ano é online, não serão apenas 3 bandas se apresentando o melhor da música independente, mas sim 12!  São elas Black Pantera (MG), Cigarras (PR), Time Bomb Girls (SP), Wry (SP), Combo X (PE), Jupta (SP), Garrafa Vazia (SP), Astronova (SP), Bong Brigade (SP), Funcionários Públicos (BA), Severino (PB) e Joanatan Richard (PE).

Segundo Gabriel Thomaz, o público pode esperar por muitas novidades. “Muita coisa nova, novos formatos e novidades acontecerão este ano, mas são todas surpresas, as pessoas vão ter que acompanhar para ver e garanto que vão gostar.”

O começo do prêmio que agita o cenário de música independente

Tudo começou no ano de 2013, quando Gabriel Thomaz percebeu que, no mundo musical, haviam muitas músicas boas soltas, desconhecidas e ocultas no mercado e, numa de suas viagens de carro, das quais gosta de fazer, levou uma das pilhas de CDs para ouvir durante o trajeto e resolveu fazer uma lista com as músicas que mais gostou. Publicou nas redes sociais, o público curtiu e, uma das curiosidades desse início, conta Gabriel Thomaz, é que, no mesmo ano, rolava a extinção do prêmio TIM de Música Brasileira

“Nessa época o prêmio perdeu o patrocínio e a pessoa responsável por ele batizou o evento com o próprio nome dele, isso foi muito engraçado e eu resolvi fazer uma piada com isso, colocando o nome do prêmio também com o meu nome. Muita gente fala que o prêmio é um mini VMB, uma sátira dos prêmios. Ele é e sempre foi totalmente levado no bom humor, feito despretensiosamente até hoje.”

A partir de 2016. o prêmio passou a acontecer, de fato, com cerimônias, graças a um patrocinador que comprou a ideia. Já são cinco anos que o evento acontece com shows e, neste tempo, muitos artistas do mundo da música independente que hoje fazem sucesso, foram reveladas.

“Já revelamos um monte de bandas boas, como Black Pantera, ganhadora do prêmio de 2016, que recentemente assinou com uma gravadora grande. Já tínhamos descoberto a banda há 4 anos atrás! Depois Blasfeme ganhou, Molho Negro, Jupta. Todas essas bandas estão arrebentando no mercado atual e isso é motivo de muito orgulho para todos nós.”

Confira as categorias e indicados deste ano

Hit do Ano

Álbum Mais Conceitual

Capa Mais Bonita

Empreendimento Mais Lucrativo

Sou Suspeito

Sair da versão mobile