cena do filme “L'autre Continent” Cena do filme “L’autre Continent” – foto: divulgação

Mostra internacional de cinema apresenta 20 filmes inéditos, gratuitamente, de vários países, em dezembro

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Em parceria com consulados de 13 países, evento criado Governo do Estado de São Paulo terá transmissão gratuita pela plataforma #CulturaEmCasa

Acontece – entre os dias 1 e 15 de dezembro – a terceira edição da Mostra Internacional de Cinema Virtual, uma realização das secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e de Relações Internacionais em parceria com consulados de 13 países.

Entre longas-metragens, curtas e documentários, com curadoria dos representantes consulares, serão 20 filmes exibidos gratuitamente até o dia 15 de dezembro pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, gerida pela Amigos da Arte.

 

 

Cuba, Índia, Cabo Verde e a província de Quebec apresentam nesta edição o maior número de filmes, com três obras cada. Israel, Itália, Bélgica, França, Chile, Holanda, Espanha e Moldávia serão representados na mostra por uma produção cada.

A maioria dos filmes têm classificação indicativa livre. Apenas três são recomendados para maiores de 16 anos, como “O que arde” (Espanha) e os longas-metragens indianos “Baahubali: O início” e “Baahubali: A conclusão”.

Entre os sucessos de bilheteria, “Neerja — O Poder da Coragem” foi considerado a obra mais cara da Índia (US$ 40 milhões) e o longa indiano de maior sucesso nos Estados Unidos. O espanhol “O que arde” é o vencedor do Prêmio do Júri da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes e o filme galego mais visto na Espanha.

A seleção dos títulos levou em conta, principalmente, o ineditismo da obra no Brasil.

Confira os filmes que integram a Mostra

“A Gota d’Água” (Cuba)

“Baahubali: O início” e “Baahubali: a conclusão” (Índia)

“Cachimba” (Chile)

“C.R.A.Z.Y”, (Canadá)

“Il Giovane corsaro” (Itália)

“Kuujjuaq” (Quebéc)

“L´autre Continent” (França)

“MAMA” (Cabo Verde)

“Mansu, Mansu” (Cabo Verde)

“Neerja – O Poder da Coragem” (Índia)

“O número 10” (Holanda)

“O Pequeno País com um Grande Coração” (Moldávia)

“O que arde” (Espanha)

“Os 47’s, depoimentos que ficaram” (Cabo Verde)

“Professora – Maestra” (Cuba)

“Silvio Rodriguez — Mi Primera Tarea” (Cuba)

“SpaceBoy” (Bélgica)

“Sublet” (Israel)

“Ute Kanata” (Canadá)

Para acessar a plataforma #CulturaEmCasa clique aqui

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.