music non stop

Mostra de Cinema de Tiradentes: 25 anos, totalmente online e gratuita

24ª-MOSTRA-DE-CINEMA-DE-TIRADENTES---Reproducao-do-Filme-Skull-A-Mascara-de-Anhanga---Foto-Leo-Lara-Universo-Producao

24ª Mostra de Cinema de Tiradentes - Reprodução do Filme 'Skull: A Máscara de Anhangá/Foto: Leo Lara - Universo Produção

Em 25 anos a mostra de acompanhou e influenciou os rumos da produção audiovisual no país

Em 2022 o evento celebra bodas de prata. O tema discutido nessa edição da Mostra de Cinema de Tiradentes é Cinema em transição. Além disso sera feito o balanço das percepção e caminhos que realizadores e espectadores percorreram nessas mais de duas décadas.

De 1998 até hoje, as mudanças na Mostra de Cinema de Tiradentes

Em 1998, sua primeira edição ocupou o Largo das Mercês, na cidade histórica mineira, em uma lona de circo. Curiosamente a atração era algo estranho para muitos, filmes brasileiros, pois no fim daquela década, a produção do país estava  renascendo, a chamada Retomada. Uma realização arriscada para aquele momento.

1ª Mostra de Cinema de Tiradentes/Foto: Mariana Martins – Universo Produção

Nesta edição os homenageados foram a diretora Carla Camurati e o ator Paulo José, ao todo, 83 filmes, sendo 17 longas, exibidos. De lá pra cá muito mudou. A edição de 2022 exibirá 169 títulos, sendo 65 deles longas metragem. Além disso, desde 1998, acontece o Seminário do Cinema Brasileiro reunindo profissionais da área em mesas de debate de temas diversos.

Em 2007, o então recém-convocado novo curador do evento, o crítico e professor Cléber Eduardo, criou a Mostra Aurora, seção dedicada a filmes de cineastas com até três longas já realizados.  Desse modo, aqueles que propusessem abordagens originais e criativas, quase sempre com pouco ou nenhum orçamento, podem participar. O homenageado da edição de 2022, o diretor Adirley Queirós,  venceu a Aurora com A Cidade é uma Só?, em 2012. Similarmente,  no mesmo ano outras mostras mostraram a diversidade do cinema brasileiro, nas seções Panorama, Foco e Olhos Livres que reuniam longas e curtas-metragens.

Reflexão dos criadores sobre o festival

20ª Mostra de Tiradentes – Cine Tenda/Foto: Jackson Romanelli

Segundo Raquel Hallalk, diretora da Universo  Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes, “Olhando desde o início e, hoje, comemorando 25 anos de existência, podemos afirmar que a Mostra de Cinema de Tiradentes tornou-se um espaço rico e generoso de exibição, formação, apreensão e discussão do cinema brasileiro.”

Raquel também observa que o festival é fruto do trabalho coletivo e democrático, pois “sempre esteve à frente de seu tempo, atento às mudanças do audiovisual, seja do ponto de vista tecnológico, seja pelo ponto de vista de quem pensa, vê e faz cinema. Um ambiente de encontros, de gestação de parcerias profissionais, de inovação e tendências, de interação crítica no cinema do país”

Ações comemorativas em 2022

Nas bodas de prata, a Mostra de Cinema de Tiradentes discute o Cinema em transição, observando que alguma nova movimentação histórica está em curso. Entretanto,  o festival, que inicialmente seria realizada de forma híbrida, será totalmente virtual. Para acompanhar aos filmes, debates e demais ações comemorativas basta acessar o site oficial no link https://www.mostratiradentes.com.br, lembrando que todo o festival é gratuito.

Assim como as tradicionais mostras de filmes e debates, nesse ano acontecerá o lançamento do livro O Cinema Em Resposta Ao País, no sábado, dia 22/01, às 11h00. A publicação reúne 25 artigos inéditos sobre questões estruturais e tendências, processos de criação e ênfases estilísticas da atividade cinematográfica entre 2016 e 2021. Os autores são 36 teóricos, pesquisadores, curadores, acadêmicos, críticos e profissionais do audiovisual.

23ª Mostra Tiradentes Cine Praça/Foto: Leo Lara – Universo Produção

Com o intuito de compartilhar lembranças e mostrar o amor do público ao cinema nacional,  criaram a campanha #EUNAMOSTRATIRADENTES. O concurso, encerrado em 14 de janeiro, foi dividido em três categorias: Coleção, Histórias para contar e Fotos.

Mostra Aurora terá uma retrospectiva, com a exibição de produções que integraram essa mostra desde 2008, até 2017. Dessa maneira poderemos acompanhar os primeiros trabalhos de cineastas que posteriormente se firmaram no cenário cinematográfico.

De maneira similar, as Rodas de Conversa: Encontros com o Cinema propõem revistar a trajetória do festival focando em momentos de destaque. Um balanço do festival e também uma análise das conquistas e seus desdobramentos. Entre os convidados nomes de personalidades que participaram do festival é da construção do cinema brasileiro como os atores Babu Santana e Helena Ignez, por exemplo.

Conexão Brasil CineMundi

Work in progress, ‘Girassol Vermelho’, Direção: Eder Santos – Divulgação: Universo Produção

Uma das novidades da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes é o Conexão Brasil CineMundi. A edição itinerante do Brasil CineMundi introduz uma nova categoria para longas brasileiros – a Work In Progress (WIP). Este programa reúne ações de mercado voltadas para o cinema brasileiro e acontece de 24 a 29 de janeiro, como parte integrante do evento.

O Conexão tem como o objetivo ampliar as ações de difusão e internacionalização do cinema brasileiro, promover a visibilidade e sobretudo apresentar ao mercado internacional a diversidade da cinematografia brasileira e o seu potencial criativo.

Além de sessões e encontros WIP, integram o programa exibições dos filmes brasileiros em pré-estreia, debate e networking. Foram selecionados 14 filmes de longa-metragem em fase work in progress (WIP), divididos em duas categorias: WIP Exibição e WIP Meeting.

Na primeira categoria seis longas brasileiros serão apresentados para uma plateia de profissionais da indústria audiovisual internacional e nacional. A ação tem como objetivo ampliar sua visibilidade, intercâmbio e oportunidades de inserção no mercado audiovisual. Já na segunda, nove longas brasileiros, apresentados para uma plateia de profissionais da indústria audiovisual através de um encontro de até 15 minutos para cada filme.

Sair da versão mobile