Morte de Dolores O’Riordan, uma das vozes mais emblemáticas dos anos 90, reacende febre sobre os Cranberries

Mauro Borges
Por Mauro Borges

Mais uma vez, estamos assistindo ao renascimento de um artista depois de sua morte. Dolores O’Riordan, vocalista e alma dos Cranberries, encontrada morta em Londres no último dia 15, repete o que já aconteceu com Bowie, Prince, George Michael e tantos outros ídolos que voltaram ao topo das paradas logo depois de falecerem. E, no caso de Dolores, o resultado é ainda maior, pois a banda estava em quase total esquecimento, mesmo tendo sido um dos maiores sucessos dos anos 90, com mais de 40 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.

Apesar de ter entrado por último na banda, Dolores O’Riordan se tornou a marca registrada dos Cranberries

A saga dos Cranberries começa em Limerick, na Irlanda, em 1989. Formada pelo guitarrista Noel Hogan, o baixista Mike Hogan e o baterista Fergal Lawler, Dolores entrou na banda depois de passar por uma audição, substituindo o vocalista original.

Apesar do título de banda de rock alternativo, eles misturavam em seu som indie pop, folk e pós-punk. A fama e o sucesso vieram primeiro nos Estados Unidos, depois no Reino Unido e em todo o mundo, logo com o primeiro álbum, Everybody Else is Doing it, So Why Can’t We de 1993, lançado pela Island Records. De alguma maneira a banda trazia influências de outros irlandeses famosos como o U2 e o rock céltico do Clannad, que tinha a lisérgica Enya nos vocais.

U2 – I Will Follow

Desse primeiro álbum saiu o maior hit da banda, Linger, uma balada doce que, graças à voz única de Dolores, se tornou um verdadeiro chiclete e reina até hoje nas FMs. Outra curiosidade sobre esta faixa é a regravação em português feita pela apresentadora Angélica, que ganhou o nome Se a Gente Se Entender, com direito a um clipe mostrando a loira comendo morangos, deprimida, numa ampla cozinha.

The Cranberries – Linger

Angélica – Se a Gente Se Entender 

O sucesso da música foi tanto que deu ao grupo o ar de banda veterana, tamanha a força e popularidade atingidas. Na sequência veio o single Dreams. Com uma pegada mais rock, a música atingiu também virou hit mundial.

The Cranberries – Dreams

Em 1994, Dolores se casou com o manager da banda, Don Burton, e naturalmente se tornou band leader, o que incomodava os outros integrantes, fundadores do grupo. Sob essa tensão, eles lançaram naquele mesmo ano o segundo álbum, No Need To Argue, que trazia a poderosa Zombie, um lamento sobre o conflito entre católicos e protestantes na Irlanda. Com guitarras pesadas e um clipe impressionante a música levou o grupo às alturas em todo o mundo.

The Cranberries – Zombie 

O terceiro álbum, To The Faithful Departed, sai em 1996, em meio a boatos sobre a saída de Dolores da banda. Fato é que ela havia conhecido o sucesso e não gostou nada do que viu. Planejava se afastar, mas uma agenda atribulada a manteve na banda. A crítica, que antes endeusava o grupo, detonou o álbum, mas os fãs da banda fizeram do primeiro single, Salvation, um grande sucesso. Com batida upbeat e letra que exalava cristianismo e espiritualidade, a música trazia no clipe o lendário perfomer David Cabaret.

The Cranberries – Salvation

Os álbuns seguintes não tiveram impacto de crítica e nem de público. A fórmula havia se desgastado e, sem renovação, a banda agonizava entre boatos de separação e a vontade de Dolores de ter uma vida tranquila ao lado de seus três filhos. Em 1999, lançam o álbum Bury The Hatchet, sem grandes repercussões. Mesmo assim, a faixa Animal Instintic conseguiu causar um burburinho.

The Cranberries – Animal Instinct

 

Fechando os anos 90 como um dos maiores grupos da década, o novo século trouxe novas preocupações e pouca repercussão aos Cranberries. Em 2001, lançam Wake Up and The Smell the Coffe, sem grandes hits, mantendo sua sonoridade inalterada. Analyse é deste álbum.

The Cranberries – Analyse

Em 2002 sai a primeira coletânea, Stars, e uma longa pausa na carreira – tempo durante o qual Dolores se dedicou à família – que só foi retomada em 2011 com o álbum Roses, último álbum de inéditas. Dolores ainda lançou dois discos solos: Are You Listening de 2007 e No Baggage de 2009, Em 2010, a banda retornou e chegou a fazer duas turnês pelo Brasil com shows lotados.

A banda em foto de 2017, quando lançaram disco com versões acústicas de seus grandes hits

Ainda em 2017, The Cranberries lançou Something Else, disco com seus maiores hits em versões acústicas. Nesse período, Dolores apresentou problemas de saúde levando a turnê do álbum a ser cancelada. Diagnosticada bipolar, a saúde da cantora passou a ser sua prioridade, mas infelizmente sua trajetória foi interrompida aos 46 anos, por motivos ainda não esclarecidos. Fica a sua música e a certeza de que, ao lado de Kurt Cobain, Billy Corgan e dos irmãos Gallagher, foi uma das principais vozes dos anos 90.

× Curta Music Non Stop no Facebook