Marcelo Zig - artistas com deficiência Marcelo Zig é um dos destaques do lançamento do Mapeamento Acessa Mais. Foto: Divulgação

Mapeamento para artistas com deficiência será lançado na Bahia

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Criado a partir de parceria da UFBA com o MinC, o lançamento do Mapeamento Acessa Mais conta com 5 dias de atividades

Em um mundo desigual, assustado com o relógio, causa certo alívio testemunhar que mentes brilhantes não estão deixando para depois temas tão importantes para nossa sociedade. A mais nova boa notícia é o inédito Mapeamento Acessa Mais, criado graças a uma parceria da Universidade Federal da Bahia e o Ministério da Cultura. Com o objetivo de cadastrar artistas e profissionais do cenário cultural brasileiro portadores de deficiência, além de profissionais (com ou sem deficiência) que trabalhem em ações relacionadas à acessibilidade, o projeto abrange as áreas do artesanato, artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, performance, teatro e cultura popular.

O lançamento oficial acontece nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 15h, no Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA, com  mesa de abertura e apresentações artísticas do bloco afro Malê Debalê e dos artistas DEFs (pessoas com deficiência) Carol Guedes, Elinilson Soares e Marcelo Zig. A programação se estende ao sábado e ao domingo, com mais apresentações, e na semana seguinte há ainda um giro por Teresina, no Piauí (dia 20), e outro por Manaus, no Amazonas (21).

A primeira fase do projeto, destinada a encontrar profissionais de todo o país, contará com um formulário online em que todos poderão se cadastrar. Após a conclusão do mapeamento, o Acessa Mais vai disponibilizar os dados publicamente e colaborar para elaboração de futuras políticas públicas direcionadas a artistas e agentes culturais com deficiência, bem como aos profissionais da área da acessibilidade cultural.

“Considero de extrema importância um projeto como o Mapeamento Acessa Mais, porque além de identificar artistas e agentes culturais com deficiência e profissionais da acessibilidade cultural, é também uma oportunidade de reconhecimento e fortalecimento da cultura DEF, no Brasil”, explica Eduardo Oliveira, coordenador do projeto, em comunicado à imprensa.

A partir da iniciativa, produtores de eventos, editores e curadores poderão encontrar com mais facilidade artistas e profissionais portadores de deficiência. Todo mundo ganha. Artistas ganharão mais espaço para se expressar, e técnicos poderão contribuir com sua vivência para que eventos sejam mais acessíveis e inclusivos.

Serviço

Lançamento do Mapeamento Acessa Mais (dia 13)

Data: 13 de setembro de 2024 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Teatro Experimental da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia: Av. Araújo Pinho, 292 – Canela, Salvador/BA
Atrações: Malê Debalê, Carol Guedes, Elinilson Soares e Marcelo Zig
Contatos: mapeamentoacessamais@gmail.com

Lançamento do Mapeamento Acessa Mais (dia 14)

Data: 14 de setembro de 2024 (sábado)
Horário: das 14 às 16h (Formação de acessibilidade poética – coordenação da Dê Um Sinal Assessoria em Inclusão e Acessibilidade); e às 17h (Mostra Cine Poética DEF, com curadoria de Estela Lapponi)
Local: Espaço Xisto Bahia: R. Gen. Labatut, 27 – Barris, Salvador/BA

Lançamento do Mapeamento Acessa Mais (dia 15)

Data: 15 de setembro de 2024 (domingo)
Horário: 15h (Slam Mãos Axé, batalha de poesia surda; coordenação de Elinilson Soares e Lucas Sol)
Local: Espaço Xisto Bahia: R. Gen. Labatut, 27 – Barris, Salvador/BA

Lançamento do Mapeamento Acessa Mais (Abertura da exposição e lançamento do livro: Corpos (In)Visíveis, do artista visual Fábio Passos)

Data: 20 de setembro de 2024 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Terra Siena Galeria: Av. Rio Poti, 1336 – Fátima, Teresina/PI

Lançamento do Mapeamento Acessa Mais (Encruzilhada DEF: diálogos de criação) 

Data: 21 de setembro de 2024 (sábado)
Horário: 09h (conversa com ator Sahel Oliveira e Ananda Guimarães do ADA [Artistas DEFs do Amazonas])); 10h (performances com artistas convidados, com mobilização para cadastro no mapeamento)
Local: Centro de Artes Integradas do Amazonas: Rua Belo Horizonte, 1408 – Adrianópolis, Manaus/AM

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.